Processos de exportação e importação

exportação

Os processos de exportação e importação vem á tona para as empresas que desejam expandir seus negócios ou trazer para o seu mercado interno inovações.

Esses processos são altamente complexos e burocráticos e envolvem serviços variados como frete aéreo importação, frete naval e terrestre.

Existem muitos pontos que devem ser levados em consideração para que estes processos sejam começados, que vão desde a decisão de planejamento da empresa de investir nestas operações, até o processo burocrático em si e todos os seus documentos.

Neste artigo abordaremos alguns pontos do processos de importação e exportação como a necessidade de tradução juramentada Curitiba, tipos de exportação e documentos que podem ser solicitados durante toda a operação.

Os processos de importação e exportação

A importação e a exportação são operações que mediam produtos entre países. A importação consiste na compra de produtos de outro país para comercialização no mercado interno e a exportação é a emissão de produtos de determinado país para outro.

Existem muitas operações que tangem esses dois processos que envolvem a consultoria de importação, agentes de monitoramento de carga e outros aspectos como se a pessoa é de natureza física ou jurídica.

As complexidades das operações podem ser colocadas como:

  • Incidência de impostos;
  • Tipo de frete;
  • Seguro da mercadoria;
  • Especificações do produto;

Todas as operações no mercado exterior são feitas por meio do SISCOMEX que é o Sistema de Comércio Exterior gerenciado pelo Governo Brasileiro. É por meio deste sistema que todos os procedimentos legais e burocráticos são emitidos.

Hoje, a importação é realizado pela empresa aduaneira no processo de Declaração de Importação no SISCOMEX, porém, será substituída aos poucos pela DUIM que é a Declaração Única de Importação.

A DUIMP é um documento eletrônico que reunirá todas as informações sobre a operação de importação substituindo dois tipos de documentos como a Declaração de Importação e Declaração Simplificada de Importação.

Alguns outros documentos como a Licença de Importação será substituída pela LPCO – Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos.

A empresa de importação e exportação para funcionar e poder estar habilitada precisa do registro no sistema conhecido como RADAR – Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes. Com o RADAR você poderá se habilitar para operar dentro do SISCOMEX.

Nos processos de exportação ao realizar a primeira operação no sistema é feito automaticamente a inscrição no chamado REI – Registro de Exportadores e Importadores da Secretaria de Comércio Exterior.

Os processos de exportação

Existem dois processos de exportação que podem ser realizados o chamado processo de exportação direta e o processo de exportação indireta.

O processo de exportação direta é quando o fabricante do produto fica a cargo de realizar todo o processo de exportação para a empresa que está importando.

É permitido que neste processo haja a consultoria e ajuda de um agente comercial, não configurando em outro tipo de importação.

A vantagem desse tipo é de que existem incentivos fiscais muito bons como o de isenção de IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) e o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

Já a exportação indireta é aquela realizada por empresa de exportacao para instituições que queiram exportar. Deste modo, o fabricante não é responsável pelo processo de exportação.

É um processo bastante importante para as empresas que não possuem experiência neste ramo e que querem expandir os negócios para o mundo.

A tradução juramentada nas operação de comércio exterior

Para que toda a operação seja feita com rigor e respeitando as legislações tanto do país exportador como do país importador é de fundamental importância que documentos referentes a mercadoria e aos faturamentos sejam entregues na língua do país em negociação.

Só existe um tipo de tradução que pode dar conta de realizar esse processo para as empresas que é a tradução juramentada.

Esse tipo de tradução, chamada de pública, tem o objetivo de traduzir documentos para manter sua validade legal ao idioma de destino, podendo ser aceita nos países em que ele não foi emitido.

Esse tipo de tradução varia de certificados técnicos, contratos comercial até diplomas e históricos escolares.

Nos processos de importação e exportação alguns documentos são:

  • Fatura pró-forma;
  • Nota Fiscal;
  • Fatura Comercial;
  • Certificado de Origem;
  • Romaneio;

Portanto, a tradução é fundamental para o sucesso da empreitada. Deste modo, as operações de importação e exportação possuem muitos aspectos e todas devem ser levadas em consideração para que sejam bem sucedidas e seguras.