Conheça processos de fabricação e identificação de peças industriais

As plaquetas de ativo fixo são utilizadas para proteger seu patrimônio, dando um mínimo de identificação para o mesmo.

Elas têm a finalidade de informar a que setor pertence aquele equipamento, bem como, também, pode informar – via sistema – onde o mesmo encontra-se alocado.

Todas as etiquetas personalizadas possuem uma numeração, que pode ser feita com código de barras, números puncionados ou impressos em alto ou baixo relevo. Com essa identificação seus equipamentos estarão bem mais seguros e garantidos.

Além disso, também são muito utilizadas para empresas que locam equipamentos, visto que na saída dos equipamentos são anotadas todas as informações referentes ao mesmo e, através da numeração da etiqueta, é mais fácil localizá-lo e identificá-lo com uma placa de identificação.

Elas podem ser confeccionadas com diversos materiais, tais como: alumínio, aço inox, latão, PVC, poliestireno, policarbonato, e adesivos em geral.

Podem ser fixadas através de rebites, fita dupla-face ou cola industrial e os seus formatos podem ser retos, retangulares, ovais, oblongo, entre outros, conforme a necessidade de sua empresa.

As placas de identificação são um excelente negócio para a sua empresa, já que elas garantem a identificação das máquinas e podem conter informações relevantes sobre elas.

O disco de lixa é outro produto que faz parte da família de produtos abrasivos revestidos, os quais possuem um costado ou base onde o grão abrasivo é depositado e aderido através de cola ou resina.

O costado utilizado na sua fabricação pode ser de vários tipos, que são classificados de acordo com quesitos como peso, flexibilidade, dureza e resistência. Materiais como poliéster, papel, tecido de algodão e fibra vulcanizada são utilizados na confecção dos discos de lixa.

Através da combinação destes materiais é possível produzir discos abrasivos específicos para cada tipo de aplicação.
Para unir o material abrasivo ao seu costado, são aplicadas cola ou resina líquida, que aglutinam o produto como um todo.

Os revestimentos adesivos podem ser aplicados em diferentes combinações a fim de alcançar características de desempenho diferentes.

A cola aplicada sobre a base do abrasivo produz uma adesão suave e é indicada para operações leves, já a resina sobre cola proporciona melhor resistência ao calor e, no caso da resina sobre resina, se produzem suprimentos abrasivos mais rígidos, duráveis, resistentes ao calor e á prova d´água, quando necessário.

A partir da fabricação de um rolo de lixa se inicia o processo de conversão no formato de discos. No caso dos discos de lixa temos diversas variações, tipos de construção e aplicação, de acordo com as necessidades encontradas.

Entenda como funciona o procedimento

O processo de rebarbação de peças fundidas é um método de acabamento utilizado em ambientes industriais, especialmente nas áreas de produção. O metal pode ser usinado com base em diferentes procedimentos, como soldagem, moldagem e cisalhamento, com a finalidade de criar peças de formato específico e tamanho adequado.

Estes procedimentos, muitas vezes, criam bordas irregulares ou saliências, também chamadas de rebarbas. Essas aparas, que aparecem quando os protótipos de metal são usinados, necessitam ser removidas, através do método de rebarbação, o que confere um perfeito acabamento às peças e componentes.

Características:

  • Ocupa espaço reduzido;
  • Um único operador para mais de uma máquina;
  • Facilidade na elaboração do programa;
  • Troca fácil dos dispositivos de fixação;
  • Redução no custo operacional e na quantidade de material particulado gerado no processo, devido ao disco diamantado;
  • Aumento de produtividade e de qualidade com processamento em alta velocidade.

A técnica de rebarbação pode ser realizada por vários métodos

O primeiro deles requer o uso de substâncias abrasivas, aplicadas com um pano abrasivo, de modo que o metal seja esfregado, a fim de remover lascas finas e pequenas aparas na superfície da peça.

Em outros casos pode ser necessário lixar a peça, contudo, esse trabalho manual causa uma pequena quantidade de partículas arenosas.

Nesse caso, o emprego de máquinas lixadeiras é uma solução eficaz para se conseguir a remoção das aparas sem desperdiçar muitas partículas no ar, que podem ser aspiradas e ocasionar problemas respiratórios aos operários.

Outros métodos de rebarbação exigem o uso de equipamentos específicos de polimento para suavizar os entalhes e fragmentos. A rebarbação tem diversos benefícios como a redução de custos.