Top programas que todo gamer precisa ter em seu PC

O mercado dos jogos eletrônicos tem atingido níveis assustadores, e atualmente tem se tornado cada vez mais comum a aquisição de computadores, notebooks ou até smartphones gamers.

Porém, após a compra de um desses aparelhos, ainda se faz necessária a instalação de alguns aplicativos bastante utilizados por esta comunidade, que em muitos casos garantirão que sua máquina continue apresentando um ótimo funcionamento, ficando livre de aplicações indesejadas.

Com isso em mente, separamos alguns softwares que não podem faltar em um computador gamer, e que sem dúvidas ajudam na experiência dos usuários durante sua gameplay.

            1- Steam

A Steam é a mais antiga e possivelmente a mais famosa loja de games digitais da atualidade, contendo um amplo acervo de títulos e uma comunidade extremamente ativa. Além disso, a plataforma conta com jogos exclusivos da Valve, como o CS:GO e DotA 2, tendo ainda títulos de desenvolvedoras icônicas, a exemplo da Bandai Namco, EA e Warner Games.

Para muitos, a Steam ainda é um referencial para saber se um game fez sucesso ou não, levando em consideração principalmente a quantidade de jogadores ativos na comunidade. Contudo, mesmo com a diversidade de títulos, a plataforma está longe de ser a única a disponibilizar uma ampla variedade de jogos aos usuários, que hoje buscam cada vez mais games competitivos.

E no Brasil, muitos jogadores têm tirado proveito dos bônus sem depósito no cassino online, onde é possível encontrar diversos clássicos da jogatina adaptados para o ambiente digital e se divertir com eles sem gastar nada, o que é uma ótima alternativa para os jogadores que desejam conhecer mais sobre o mundo da jogatina.

            2 – Epic Games

Uma das principais concorrentes da Steam, a loja chegou ao mercado com uma estratégia agressiva, disponibilizando alguns jogos por mês gratuitamente aos usuários registrados na plataforma. Dentre os títulos já oferecidos estão GTA 5, Prey e Hitman.

Ademais, buscando competir com a supremacia da Steam, a Epic Games disponibiliza uma porcentagem maior aos desenvolvedores sobre o valor da comercialização dos jogos, e com isso tem conseguido atrair vários exclusivos.

            3 – Discord

A comunidade gamer é uma das mais ativas e interativas do globo, então uma central de comunicação versátil é indispensável para esse público. Com isso, o Discord se tornou uma ferramenta indispensável para muitos jogadores, que podem criar várias salas de conversas, onde também podem compartilhar informações sobre suas façanhas nos jogos. Ademais, ele ainda é usado para marcar disputas online e estabelecer comunidades em torno de um jogo ou gênero, com a vantagem de poderem ser geridas por qualquer pessoa.

O Discord ainda permite saber quais títulos seus amigos estão jogando ou até mesmo transmitir sua jogatina em tempo real para seus conhecidos. Sendo sua grande vantagem a gratuidade, ele foi criado para ser um concorrente do TeamSpeak, mas já se tornou o preferido dos jogadores por conta dos ajustes de áudio apurados e a possibilidade de criar diversos servidores com subdivisões por tema.

            4 – CCLeaner

Um gamer tende a instalar e desinstalar diversos jogos em seu PC, com isso o Windows pode acabar acumulando diversos resquícios, como informações inúteis de registro ou bibliotecas desativadas. Para dar um jeito nesse problema, o CCLeaner tem sido utilizado por bastante tempo, já que ele limpa as “sujeiras” e ainda apaga o cache dos navegadores de internet e sistema.

Em suas últimas versões, o programa ganhou diversos recursos novos, dentre eles, uma ferramenta que realiza uma varredura no computador, buscando arquivos inúteis que podem estar prejudicando o desempenho da sua máquina. Já outra ferramenta acha drivers desatualizados e sugere alguns downloads que podem corrigir o problema.

            5 – MSI Afterburner

Esse é um software gratuito que permite ao usuário monitorar a velocidade, desempenho, velocidade e frequência da sua placa de vídeo. Ademais, ele ainda torna possível a realização de diversos ajustes, que podem melhorar, por exemplo, a contagem de quadros por segundo (FPS) de um game em tempo real.