Quais as carreiras militares mais procuradas?

Membros do serviço militar do Brasil mantêm a defesa nacional do país, mas quais são as carreiras militares mais procuradas? 

Embora alguns militares trabalhem em ocupações específicas para os militares, como pilotos de caça ou soldados de infantaria, muitos trabalham em ocupações que também existem no local de trabalho civil, como enfermeiras, médicos e advogados. 

E uma carreira militar costuma chamar a atenção devido a alguns benefícios que proporciona, como a estabilidade e bons salários.

Quando entram na academia, os alunos já costumam receber ajuda de custo e muitos deles também recebem direito à moradia. 

Além disso, também é oferecido alimentação, vestuário e assistência médica. Quando se trata de salários, eles aumentam conforme o profissional cresce na carreira que escolheu. 

Vale dizer que, ao se aposentar, esses profissionais continuam recebendo o salário integral. 

Essas são carreiras extremamente importantes para o país e, inclusive, durante o período de pandemia de Coronavírus, esses profissionais foram um dos primeiros a realizar teste rápido de Covid, juntamente com bombeiros. 

Se você está pensando em seguir alguma carreira militar, continue a leitura para saber quais são as mais procuradas no Brasil. 

Confira! 

Carreiras militares mais buscadas no país

Os militares distinguem-se entre as carreiras de alistado e oficial. O pessoal alistado representa grande parte das Forças Armadas e realiza operações militares. 

Os outros são oficiais – líderes militares que gerenciam as operações e o pessoal alistado. Também existem os oficiais subtenentes, que são especialistas técnicos e táticos em uma área específica. Os aviadores do Exército, por exemplo, constituem um grupo de subtenentes.

O pessoal recrutado normalmente faz o seguinte:

  • Participar ou apoiar operações militares, como operações de combate ou treinamento, ou ajuda humanitária ou em desastres;
  • Operar, manter e reparar equipamentos;
  • Realizar atividades técnicas e de suporte;
  • Supervisionar o pessoal júnior alistado.

Os oficiais normalmente fazem o seguinte:

  • Planejar, organizar e liderar tropas e atividades em operações militares;
  • Gerenciar pessoal alistado;
  • Operar e comandar aeronaves, navios ou veículos blindados;
  • Prestar serviços médicos, jurídicos, de engenharia e outros ao pessoal militar.

Para atuar em qualquer carreira militar é fundamental ter muita disciplina e comprometimento. Porém, as carreiras são estáveis e promoções acontecem devido a merecimento ou tempo de serviço. 

Dito isso, aqui estão as carreiras militares mais procuradas no país. 

Aeronáutica

Se você quiser seguir carreira militar na Aeronáutica, precisará fazer um dos cursos da Academia de Força Aérea (AFA). Essa é a instituição de ensino superior da Força Aérea Brasileira (FAB) e você poderá cursar um dos três cursos que são oferecidos. 

Ao se formar para atuar nessa área, os alunos recebem diploma de bacharel em Administração, mas com habilitação para administração pública. Os cursos são aplicados em regime de internato e duram quatro anos. 

Exército

Se o seu desejo é seguir carreira militar no Exército, deverá fazer um curso superior na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). O curso tem o objetivo de formar oficiais da área de combate. 

Assim como os cursos voltados para a atuação na Aeronáutica, o curso da Aman também é aplicado em regime fechado e dura quatro anos. 

Os finais de semana, feriados e férias de período escolar são livres para os alunos, que devem aprender desde legislação até aulas práticas de tiro, além de primeiros socorros necessários em combate. 

Quando formado, o aluno passa a ter o título de bacharel em Ciências Militares e também pode escolher por seguir uma carreira militar. 

Marinha 

Se, na verdade, você deseja seguir carreira militar na Marinha, deverá estudar na escola Naval. Essa é a instituição responsável por formar os profissionais que:

  • Operam navios (corpo da armada);
  • Cuidam de questões financeiras e do abastecimento (intendência);
  • Atuam em combates em terra, a partir do mar (fuzilaria naval). 

Quando formados, os oficiais também podem seguir carreira como aviadores navais e, dessa maneira, pilotar os aviões e helicópteros da Marinha. Ao concluir o curso, o aspirando é declaro como guarda-marinha e pode fazer outros cursos que são complementares. 

Polícia Militar

Para atuar como Polícia Militar, geralmente a formação dura quatro anos. Porém, neste caso, se trata de regimes que misturam o internato e o semi-internato. 

Muitas pessoas escolhem seguir carreira como Policia Militar e, apesar de as academias do Rio de Janeiro e de São Paulo serem as mais conhecidas do país, também existem outras nos outros estados.  

Ao se formar, você será declarado como aspirante a oficial e poderá continuar a estudar e exercendo as atividades exigidas para receber promoções e ocupar outros cargos. 

Conclusão

Estas são apenas algumas das carreiras militares mais procuradas no país, mas existem diversas outras opções.