A armazenagem de bens ou matérias-primas é uma parte muito importante dentro dos processos de qualquer empresa. Um armazenamento mal-feito pode gerar muitos prejuízos, seja por desperdício, perda, quebra ou falta de produto ou matéria-prima. Por isso, é necessário estar atento ao local de armazenagem.
Existem alguns tipos de armazenagem e uma das mais usadas é o tipo que utiliza pallets.
E para ajudar os leitores a entenderem como funciona esse tipo de armazenamento, preparemos este artigo.
O que são sistemas de armazenagem?
O conceito de sistemas de armazenagem é um conjunto de todos os equipamentos necessários para classificar e organizar os bens ou materiais existentes em armazém, depósito ou estoque. Nesse caso, os bens e materiais podem se referir a matérias-primas, bens inacabados ou bens acabados.
No mercado, há alguns tipos de máquinas que podem ser utilizadas no processo de armazenagem. A escolha destes equipamentos levará em consideração o manuseio, a utilização e o material de fabricação de cada item.
Na hora da escolha também é importante considerar itens como: o peso, tamanho, a quantidade, além do espaço separado para utilização do estoque.
Os principais Tipos de armazenagem
Atualmente, há dois importantes tipos de sistemas utilizados para a armazenagem. Como já foi dito, a escolha deve levar em conta o espaço do depósito ou estoque e o tipo de material guardado.
Sistema WMS
É muito usado nas indústrias, principalmente as que são mais modernas. Esse sistema exerce um controle bem maior na movimentação de entrada e saída dos itens que estão armazenados. Esse sistema utiliza etiquetas e códigos de barras para cadastrar todos os itens.
Esse gerenciamento é feito por um sistema de computação específico, controlando todas as movimentações. Esse sistema também permite o controle do espaço existente para alocar ou comprar novos materiais.
Porta Pallets
Os pallets são estrados que tem a função de realizar movimentação de cargas. Por esse motivo, algumas empresas optam pelo sistema de armazenamento porta pallets. Os pallets podem ser de madeira, plástico ou metal.
E sobre esse sistema tão utilizado que falaremos um pouco mais.
Sem dúvidas, os pallets facilitam muito a movimentação das cargas, pois elas podem ser empilhadas e transportadas por meio de máquinas empilhadeiras. Isso proporciona muitos benefícios para empresa. Veja alguns deles:
- Agilidade na hora de movimentar os materiais;
- Redução do número de funcionários;
- Espaço pode ser mais bem aproveitado;
- Reduz o número de acidentes;
- Entre outros.
O Sistema Porta Pallets é uma forma excelente de organização, pois possibilita que sejam alocados até pallets inteiros em únicas estantes. Assim como é possível separar produtos, seja verticalmente ou horizontalmente.
Ele é muito indicado para empresas que realizam muitas movimentações de material dentro do armazém e possui muitos diferentes materiais.
Outro quesito que torna esse sistema bem fácil é a montagem das estruturas, pois ela pode ser desmontada e montada de forma simples e muitas vezes. Isso impacta no layout do espaço e agiliza o transporte e a movimentação das empilhadeiras.
Há alguns tipos de armazenamento em pallets. Vamos conhecer cada um deles:
Porta Pallets Push Back
Nesse tipo de armazenamento ocorre a instalação de quatro estantes/pallets em níveis diferentes de profundidade. Esse sistema é ideal para produtos com menor rotatividade e acondicionados em lotes pequenos.
Porta Pallets Cantilever
O Sistema Cantilever é caracterizado pela existência de uma estrutura onde há vigas que se assemelham a vários braços em vários níveis, formando algo similar a uma estante.
Muito utilizado para materiais que tenha um comprimento bem maior, geralmente tubos ou barras. Como não há colunas frontais, a retirada desse material ocorre mais facilmente.
Porta Pallets Dinâmico
É o sistema excelente para realizar a estocagem de produtos que são perecíveis, isto porque ele proporciona uma retirada mais fácil, e a qualquer tempo, desse material.
Sua operação se dá através de uns roletes que podem funcionar também inclinados e são rolados de forma mais dinâmica e simples.
Porta Pallets Estantes
Essa é a forma mais simples de armazenamento em pallets. É o sistema ideal para armazenar uma carga bem mais leve com itens bem pequenos. Existem dois tipos de estantes:
Flow-rack
O sistema ideal para a guarda de material que é guardado em caixas. A estrutura da estante é de metal e há várias prateleiras que se posicionam de modo inclinado, pois isso permite um deslizamento das caixas;
Carrossel
Já no tipo Carrossel, são as estantes que deslizam até o ponto onde será feito o carregamento do material. Isso de maneira horizontal. Esse tipo é muito usado nas fábricas e indústrias, pois facilita o acesso a esse material.
O material da carga também deve ser muito leve e não é preciso utilizar maquinário para transporte.
Se você necessita de um sistema de armazenagem para o seu depósito aproveite essas informações e não esqueça de levar em consideração todos os pontos importantes na hora da escolha.