Quer abrir uma academia? Veja 5 passos importantes para o seu planejamento

Um assunto em alta, principalmente para as novas gerações, é a busca por soluções para ter uma vida mais saudável e regrada, obedecendo a dietas, treino funcional e exercícios que auxiliam a vida daqueles que buscam maior qualidade de vida a médio e longo prazo.

Diversos aplicativos para celulares, academias, propagandas e treinos milagrosos nos cercam diariamente com soluções para esse objetivo.

Seguindo essa maré, muitos empreendedores buscam atingir esse público e satisfazê-lo da forma mais eficaz possível, desde uma academia de Crossfit até um curso profissionalizante de dança, pois ao atender a estes, também se busca ganhar dinheiro com essa nova tendência mundial.

Muito além das academias

Os treinos funcionais, que ultimamente vêm sendo bastante comentados, são uma tendência que veio para ficar, junto com a ideia de um corpo saudável também temos a queda da academia tradicional e seus aparelhos robustos – além de sua catraca eletrônica biométrica, muitas vezes de difícil utilização.

A nova tendência são exercícios ao ar livre, com menos desgaste mental, onde seja possível tranquilizar o corpo e a mente, ao mesmo tempo, através de treinos simples que garantam resultados benéficos ao corpo, e muito além destes musculosos e trincados, a busca é pela qualidade de vida e não pelo exibicionismo.

O treino funcional vem nessa contramão e se baseia em movimentos naturais do dia a dia como pular, correr e empurrar.

O praticante ganha força, equilíbrio e maior resistência física, e, por seus resultados surpreendentes, virou uma alternativa para quem estava cansado dos exercícios mais tradicionais da academia.

Além do crossfit, que talvez seja a técnica mais utilizada para os amantes dos treinos funcionais, também existe a dança que, nos últimos tempos, tornou-se uma alternativa para homens e mulheres se exercitarem de forma eficaz, fora das academias tradicionais, e com resultados semelhantes e maior satisfação pessoal, além de prevenir problemas de postura, fortalecimento muscular entre outros.

A popularização das aulas de dança

A academia de dança pode trabalhar com diversos gêneros focados para diferentes tipos de resultados e públicos, com a globalização, os gêneros saíram do padrão e vão muito além do ballet e jazz, profissionais na área criaram aulas extremamente dinâmicas com o objetivo de tonificar músculos, aumentar resistência e desempenho do praticante.

Aulas de Hip Hop estão em alta, assim como as dança afro, que também prometem resultados maravilhosos e alto gasto energético, e não podemos esquecer do “boom” da aula de zumba.

Criada por um colombiano em Miami no começo dos anos 90, mistura passos de dança latina com exercícios aeróbicos estimulando diversos músculos que não são trabalhados em outros esportes e nem em treinos convencionais.

O interessante da zumba é que ela foge do pressuposto comum de uma aula de dança, na qual você se preocupa somente em aprender os passos e está longe de uma academia, onde o foco é a repetição de exercícios, por muitas vezes, chatos e monótonos.

A aula é extremamente dinâmica e considerada uma fitness dança, onde você consegue emagrecer com exercícios variados e muita animação.

Para aqueles que não estão dispostos a suar e correr todos os dias, mas se preocupam com uma boa qualidade de vida, ou aqueles que já possuem problemas físicos, como dores nas costas, hérnia de disco, escoliose etc., também existem boas opções para manter sua forma física com um treino mais leve, eficaz e garantindo a qualidade de vida. Um treino perfeito para isso é o pilates.

Como fortalecer os músculos?

O pilates foi criado por volta de 1920 como uma técnica de prevenção e diminuição de danos na coluna vertebral, seu método é composto por exercícios físicos e alongamentos que fazem uso do peso do corpo em sua execução.

Essa aula tem a capacidade de trabalhar com diversos grupos de músculo, todos ao mesmo tempo, fazendo o uso de movimentos contínuos e suaves, com foco no fortalecimento e estabilização de todos os músculos centrais do corpo do corpo.

Além disso, o pilates é também uma técnica de reeducação do movimento, visando trabalhar todo o corpo, melhorando a qualidade de vida com técnicas que podem ser usadas no dia a dia.

Nas grandes cidades é possível encontrar uma grande variedade de academias especializadas em treinos funcionais e danças que podem satisfazer sua vontade ou necessidade de ter uma vida mais saudável.

Em casos de problemas relacionados à postura, dores e alongamento existem curso de pilates sp que podem ajudar, e muito, na qualidade de vida.