As promoções virtuais podem ser uma chance de fazer uma economia valiosa e finalmente ter aquele item que deseja em casa. No entanto, se o consumidor for imprudente ou não se planejar adequadamente, ele pode acabar causando o efeito contrário, ficando no prejuízo.
Com isso, para aproveitar as ofertas de black friday com a certeza de que está fazendo economia, é importante adotar algumas medidas que impeçam o gasto desnecessário. No texto abaixo, conheça algumas dicas valiosas de como fazer isso.
Faça uma lista do que precisa comprar
Se o intuito é aproveitar as promoções, mas sem perder a mão dos seus gastos financeiros, o primeiro passo é fazer uma lista do que você precisa comprar.
Esse hábito é útil para qualquer momento que você for fazer uma compra de vários itens, seja no supermercado de cada mês, na Black Friday ou com as compras de Natal.
A partir da elaboração da lista, você terá clareza do que realmente tem necessidade de comprar, evitando cair em tentações e comprar produtos desnecessários.
Em muitos casos, essas comprinhas a mais são as que pesam no orçamento, e transformam uma chance de economia em prejuízo.
Compare os preços em diferentes lojas
Com a lista em mãos, é hora de encontrar o melhor local para comprar tudo o que você precisa. Ainda hoje, há muitas pessoas que pegam aqueles folhetos dos supermercados e comparam os preços dos itens, optando pelo estabelecimento que oferece os preços mais vantajosos.
Na Internet, essa verificação é ainda mais fácil. Existem sites específicos que fazem essa comparação de preço, fornecendo uma lista de diversas lojas e o valor do item desejado em cada uma delas.
Para auxiliar seus usuários o Google implementou uma nova ferramenta que pode te ajudar e muito nesses momentos, basta:
- Abrir o navegador;
- Acessar o Google;
- Pesquisar o nome do item;
- Rolar os anúncios para achar o melhor preço.
Dessa maneira é bem provável que encontre sites confiáveis, além de achar o melhor preço. Em muitos casos, você nem precisa comprar tudo o que tem na lista em um único site: vá selecionando tudo o que precisa naqueles com os melhores preços.
Basta ficar atento às condições de pagamento e o valor do frete para assegurar que ele não é maior do que a economia feita.
Separe itens substitutos
Em datas comerciais de maior procura por parte dos consumidores, como é o caso da Black Friday, é interessante que você tenha em mãos uma lista de itens substitutos da sua lista original.
Isso é importante porque, uma vez que a procura é maior, há a possibilidade do produto que você deseja esgotar ou até mesmo dele não apresentar um desconto tão atraente quanto se esperava.
Assim, ao elaborar uma lista com alternativas, você acaba tendo um plano B caso não consiga o que deseja.
Isso também garantirá mais agilidade no momento da compra, já que você não precisa pesquisar por um novo item que atenda suas necessidades, escolhendo direto aquele que faz uma boa substituição.
Aproveite os cupons de desconto
Além das promoções que as lojas online costumam oferecer, outra forma de fazer economia e aproveitar os descontos ao máximo é utilizar os cupons promocionais.
Existem vários sites que oferecem uma visualização de todos os cupons disponíveis em lojas parceiras, inclusive facilitando encontrá-los. Ao encontrar alguns desses sites, você deve procurar na barra de pesquisa quais são os cupons disponíveis em determinada loja.
Eles podem ser de produtos específicos até um departamento inteiro, abrangendo diversas marcas. Ao encontrar o cupom que deseja, escolha a opção “Pegar Desconto” ou “Ver Promoção” para pegar o código do cupom ou acessar a página da oferta.
Depois, o código obtido deve ser copiado e o consumidor deve acessar a loja virtual que deseja – no próprio site parceiro, essa opção já estará disponível.
Em seguida, basta selecionar o item que deseja e, ao visualizá-lo no carrinho virtual, colocar o código no campo correspondente.
Apesar de vantajoso, o consumidor deve estar atento para as regras de uso do cupom. Nos sites agregadores de cupons, essas normas costumam aparecer na descrição de cada um deles.
Antes de usá-lo, o cliente deve verificar aspectos como em quais departamentos ele é válido e qual é o seu prazo de validade.
Compre com segurança
Por fim, é fundamental ter segurança ao comprar pela Internet, evitando cair em golpes ou ter seus dados pessoais vazados.
Portanto, sempre cheque se o site no qual pretende comprar adotou as medidas de segurança necessárias. Isso pode ser feito verificando se, no canto superior do navegador, o endereço eletrônico da loja se inicia com “https//:” e se há o ícone do cadeado ao seu lado.
Também vale a pena pesquisar no Procon ou na Junta Comercial do seu estado se há alguma pendência daquela loja na Justiça.
É válido que o cliente também pesquise na Internet a opinião sobre o estabelecimento, informando-se com outros clientes se a compra naquela loja é segura, se ela cumpre os prazos de entrega e se a experiência de compra, no geral, foi agradável e sem problemas.