Em 2016, o Brasil contava com praticamente 35.000 cursos superiores oferecidos nas redes pública e privada, distribuídos entre mais de 2.500 instituições de ensino.
Neste contexto, um detalhe chama a atenção: na rede particular, houve queda na quantidade de matrículas (0,2%), enquanto na rede pública, notou-se um aumento de 1,9%.
Os dados são do INEP e inspiram uma pergunta: será que a crise está afetando o ingresso nas instituições particulares?
É possível, mas pode ser que terceirizar a responsabilidade da baixa na captação de alunos não tenha a ver somente com o cenário econômico atual.
Por exemplo: considerando a quantidade massiva de instituições de ensino superior, é preciso pensar em estratégias de marketing educativo para manter a competitividade e não perder espaço no mercado.
Afinal de contas, sua instituição de ensino foi totalmente pensada e executada para ser um sucesso, não?
Suas estratégias de captação de alunos funcionam?
Se você conta com infraestrutura de ponta, corpo docente extremamente qualificado, boa localização, oferece os cursos mais procurados do mercado e segue um projeto pedagógico e metodologias de vanguarda, por que não vê os números aumentarem?
Na Mkt4edu, sabemos como a consultoria educacional é importante e porque investir em estratégias de captação de alunos para instituições de ensino faz toda a diferença.
Se há tantas instituições, o que faz com que um aluno escolha a sua, em detrimento de outras?
É preciso convencê-lo, a Mkt4edu, é especialista nisso. Como já havíamos descrito, se quiser lotar suas salas de aula, você precisa contar com os melhores.
Veja o que podemos fazer pela sua IES!
Estratégias de marketing educativo na retenção de alunos
Marketing de Conteúdo
Pense bem: o que as pessoas buscam na internet? Soluções e respostas para seus problemas.
Assim, mais do que dedicar tempo e recursos para fazer publicidade de seus serviços, vale muito mais a pena mostrar que sua IES é líder no mercado pela excelência no conhecimento.
É dessa forma que criamos conexões reais com conteúdos que entreguem valor ao usuário.
Melhor ainda, as publicações têm alcance exponencial: uma vez que um artigo, e-book, whitepaper ou qualquer outro tipo de conteúdo esteja na web, o mesmo tem seu alcance ampliado com o tempo, e com um investimento inicial único.
Retenção de alunos
O que fazer quando a taxa de evasão na formação presencial ronda os 27% e, na EAD, passa dos 32%? Portanto, todos os esforços dedicados a converter mais uma matrícula acabam sendo perdidos pelo abandono das salas de aula.
Por isso, é preciso pensar fora da caixa e entender o que está acontecendo com seus alunos. O problema é financeiro, intelectual, ou tem mais a ver com a consciência de que o curso não era o adequado?
Com o data driven marketing para instituições de ensino, analisamos o comportamento dos seus alunos e futuros alunos e propomos as melhores iniciativas para reverter este cenário.
Muitas vezes, com ações simples que buscam valorizar o estudante, podemos fazer com que sua IES diminua a taxa de abandono.
Reabertura de matrícula
Além do problema de ter alunos abandonando as salas de aula, sua IES ainda tem que lidar com uma quantidade massiva de estudantes que trancam a faculdade?
Novamente, todos os esforços em captar novos alunos vão por água abaixo. De fato, segundo o INEP, somente 62,2% dos alunos da rede privada concluíram a graduação, ou seja, quase 40% do seu público-alvo está deixando de se formar.
Como reverter esta situação? Como nas análise e inteligência, avaliamos sua IES para compreender as razões que levam os alunos a trancar a matrícula.
Com isso, podemos ajudá-lo e melhorar sua competitividade, reputação e ter mais retorno sobre o investimento.
Estratégias de marketing educacional para captação de alunos
Inbound Marketing
Não basta estar presente na internet, você precisa agregar valor à sua marca por meio de estratégias de marketing educativo.
No inbound marketing, mantemos seus estudantes conectados à sua IES não só na matrícula: Você precisa oferecer conteúdos relevantes, que captem a atenção dos usuários.
Como fazemos isso? Otimizando seus conteúdos com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que sua página figure nas primeiras posições do Google e você possa ser encontrado.
Além disso, criamos temas relevantes para o seu público e automatizamos as publicações diretamente no seu blog e redes sociais.
Inbound Sales
Imagine um cenário onde os leads vêm até você, e não é necessário passar horas e horas fazendo com que seu time de vendas fique no telefone tentando a sorte com prospects que ainda não se encontram na fase de decisão da compra.
Isso é o que o Inbound Sales pode fazer pela sua instituição.
Por meio de técnicas de automação, o inbound sales na educação é capaz de conduzir todo o processo de vendas guiadas para que o lead diretamente entre em contato quando ele se sinta pronto para adquirir sua solução.
Neste caso, todo potencial do funil de vendas é aproveitado e sua instituição aumenta não só a captação como reduz os custos envolvidos.
SEM + SEO
Se por um lado as técnicas de SEO são capazes de colocar sua página no centro das atenções dos buscadores e do público-alvo de uma forma orgânica, o SEM (Search Engine Marketing) dá aquele impulso na sua captação de alunos ao exibir anúncios estratégicos, relacionados diretamente com as pesquisas dos usuários.
Estudos indicam que cerca de 90% dos usuários já sabem o que querem, só estão procurando a melhor opção. É a iniciativa ideal para desenvolver estratégias de marketing para divulgar o vestibular da sua IES, por exemplo.
Neste sentido, aparecer na hora certa, no lugar certo, e para as pessoas certas melhora seu retorno sobre o investimento.
Além disso, aumenta suas matrículas em menos tempo com campanhas de Adwords especialmente pensadas para seu segmento e localização geográfica.
Automação na consultoria educacional
Pense na rotina necessária para fazer com que toda a comunicação voltada para a captação e retenção de alunos funcione:
- Mandar e-mails;
- Publicar posts e atualizações de estado nas redes sociais;
- Qualificar leads;
- Montar planilhas com métricas.
Para fazer tudo isso, é preciso contar com as ferramentas adequadas. A Mkt4edu conhece o valor da automação e trabalha com o líder do mercado de softwares de vendas e inbound marketing: O HubSpot.
Por meio da automação de todas as ações descritas acima, você pode controlar tudo em um só lugar, com dashboards de controle intuitivos e de fácil visualização.
Simples, efetivo, prático: a melhor forma de trabalhar e atingir resultados!
Pronto para sua nova etapa de sucesso?
É assim que a Mkt4edu orienta suas atividades: Com inteligência, informações e tecnologias de ponta.
Não vamos esquecer do principal motor de nossas iniciativas: Um time qualificado, com experiência internacional e certificados que comprovam nossa expertise na captação e retenção de alunos para Instituições de Ensino Superior.
Quer saber mais? Acompanhe o nosso blog para conferir táticas infalíveis para fazer campanhas de vestibular e ENEM matadoras.