Quando um edifício, seja ele comercial ou residencial, é entregue, as responsabilidades com a estrutura do prédio não acabam junto com a obra.
Isso porque é necessário que um gestor ou um responsável pela edificação esteja sempre atento à manutenção das estruturas e estética do local, assim como na regularidade do estabelecimento ao longo dos anos.
Saiba a seguir como obter o CLCB, quando é necessário ter o laudo AVCB e as vantagens da contratação de empresas terceirizadas para a manutenção predial!
Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB)
O CLCB é a sigla utilizada para designar o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros. Esse certificado é obrigatório em todo o estado de São Paulo para a emissão de alguns documentos como o alvará e licença de funcionamento.
No CLCB é certificado que, após passar por uma vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado, a edificação atende às normas de segurança previstas em legislação estadual específica sobre segurança contra incêndios.
Já com relação a renovação do clcb e do avcb, ela deve ser feita quando o documento anterior estiver prestes a vencer.
Em geral, ambos os documentos emitidos pelo Corpo de Bombeiros tem uma validade que oscila entre dois e cinco anos.
Caso esteja em dúvidas sobre como renovar clcb, ou para realizar a solicitação tanto do avcb como do clcb é necessário que junte os documentos especificados no próprio site oficial do corpo de bombeiros que estão descritos na aba referente à segurança contra incêndio.
Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros
O laudo avcb sp é a sigla utilizada para designar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Esse auto de vistoria é um documento feito pela equipe do Corpo de Bombeiros atestando que foi realizada uma vistoria na edificação e que os requisitos de segurança e prevenção contra incêndios foram atendidos.
Dentro do edifício será avaliada a estrutura do local em si, aspectos técnicos do local e, ainda, a organização referente à sinalização do ambiente quanto às saídas de emergência.
Embora a funcionalidade do documento possa parecer similar ao CLCB, o auto de vistoria é mais detalhado e, consequentemente, mais demorado para ser obtido.
Basicamente, figuram entre as situações que exigem a obrigatoriedade da obtenção do laudo AVCB e CLCB questões como:
- Expansão da área já construída;
- Alteração da ocupação ou uso do local;
- Após construções e reformas significativas;
- A fim de regularizar imóveis em áreas de risco;
- Durante construções provisórias para eventos.
Estética e higiene dos edifícios comerciais e residenciais
Além da garantia de que as estruturas das edificações estejam em dia com as exigências legais, os responsáveis pela manutenção de edifícios residenciais e comerciais devem primar constantemente pela higiene e conservação do local.
Para isso, contar com a terceirização de serviços para realizar tanto a pintura como a limpeza predial é fundamental.
Para os contratantes de empresas terceirizadas contar com uma equipe responsável, qualificada e de confiança, sem a necessidade de se preocupar com a seleção, contratação e treinamento do pessoal responsável pela execução dos mais variados serviços são apenas as vantagens iniciais.
Isso porque, aliado a esses benefícios está a economia financeira do contratante que não irá ter a necessidade de arcar com as despesas de equipamentos necessários para a execução de limpezas, pinturas, manutenção predial e outros serviços que já possuem seu custo acordado com a inclusão do material necessário.
Avaliando as necessidades reais da edificação
Conhecidos os benefícios de contar com a terceirização de limpeza e outros serviços, ao considerar a manutenção do ambiente é preciso avaliar quais as necessidades reais da sua edificação.
Afinal, raramente iremos observar limpadores de janela pendurados no 13º andar semanalmente. Esse tipo de limpeza externa, por conta da complexidade e durabilidade, deve ser feito com um certo espaçamento de tempo.
Para a limpeza do chão, banheiros, salas e áreas comuns de circulação, no entanto, são locais que demandam uma limpeza diária.
Por isso, a combinação da limpeza terceirizada para ambientes externos e a contratação de um funcionário pela própria empresa ou ainda terceirizada para a limpeza de ambientes internos é uma opção muito empregada nas edificações. Ou seja, nem sempre será necessário optar por uma ou por outra, sendo interessante realizar o balanceamento e a divisão de funções entre ambas.
A mesma lógica e bom senso aplica-se durante a escolha de uma Empresa de pintura predial – extremamente necessária para serviços externos e em áreas comuns, porém, raramente procurada para a pintura exclusiva de um único apartamento.