O reconhecimento facial está cada vez mais presente nas empresas, principalmente no controle de acesso e registro de ponto. Muitas dessas empresas, inclusive, disponibilizam seus recursos para smartphones e tablets, além da integração com equipamentos de reconhecimento facial já disponíveis no mercado.
Tudo isso, fez do reconhecimento facial uma importante ferramenta para negócios de diversos segmentos e portes. Especialmente em tempos de trabalho à distância ou da rapidez da logística dentro das empresas.
A seguir, separamos algumas plataformas de reconhecimento facial para a sua empresa.
O que é reconhecimento facial?
O reconhecimento facial é uma tecnologia biométrica que identifica uma pessoa pelos traços do seu rosto. Como grande vantagem os usuários não precisarão mais acessar sistemas por meio de logins e senhas.
Outra vantagem é que esse recurso proporciona maior segurança em operações que necessitam de autenticação, já que o reconhecimento facial dificilmente pode ser burlado ou adulterado.
Para gerenciar o ponto de presença, por exemplo, essa é uma ferramenta indispensável, pois economiza tempo, dinheiro e melhora a gestão da sua equipe.
Como o reconhecimento facial funciona?
A partir de uma fotografia tirada do usuário, o programa analisa pontos do rosto, como, por exemplo, a medição da distância entre nariz e boca, olhos e nariz, e por aí vai.
Mas, para que esse recurso realmente funcione é preciso se atentar a alguns detalhes:
- Seguir um padrão de enquadramento;
- Tirar a fotografia sem óculos e acessórios;
- Escolher locais iluminados, para uma melhor qualidade da imagem capturada;
Vale ressaltar que, por meio da geração de uma pontuação de identificação, sistemas com o reconhecimento facial são capazes de constatar, por exemplo, quando uma pessoa se passa por outra utilizando documentos já cadastrados no sistema ou tenta autorização de acesso por meio de uma imagem de celular ou física para tentar acessar o sistema com as credenciais de outra pessoa.
Vantagens do reconhecimento facial para empresas
Segurança das informações
Nos dias de hoje, em que nossas informações estão espalhadas pelo mundo digital, se fala cada vez mais da segurança de dados pessoais de empresas e pessoas físicas.
Por esse motivo, tecnologias de segurança da informação têm passado por aprimoramentos constantes e o reconhecimento facial é uma das soluções mais utilizadas para isso.
Controle de acesso de locais restritos
Outra grande preocupação das empresas, e que faz parte do dia a dia há bastante tempo, é a segurança das dependências e documentos.
Como já dissemos anteriormente, o reconhecimento facial é capaz de identificar de forma quase à prova de erros a identidade das pessoas. Sendo assim, é primordial para assegurar que documentos e facilidades da empresa sejam acessados apenas por pessoas autorizadas.
Podemos utilizar como exemplo o Grupo Insoft4, empresa especializada em desenvolver sistemas de controle de ponto eletrônico e acesso, tem em seu catálogo algumas soluções voltadas especificamente para segurança de locais restritos.
Indicado para o controle de acesso condominial, corporativo, bancos, embarques, áreas controladas (farmácias, laboratórios, centro cirúrgico, estoques, salas de reunião, etc.) e feiras e eventos o Akita Soft é um exemplo de controle de acesso.
Ele é um aplicativo voltado para tablets com sistema operacional Android. O seu processo de reconhecimento facial é feito através da detecção de imagem da pessoa, sem a necessidade de toque no dispositivo. Após a identificação, o aplicativo libera o acesso no equipamento para entrada ou saída, caso o horário e local estejam em conformidade com o perfil de acesso configurado no sistema Akita Soft.
Esta solução pode ser utilizada para qualquer tipo de pessoa, como funcionários, prestadores de serviços, terceiros e visitantes.
Mais opções para registar o ponto
Uma das utilidades que mais ressaltamos ao longo do texto foi o registro de pontos feito por reconhecimento facial.
Atualmente, existem alguns exemplos de programas e aplicativos voltados para esse fim. Como exemplo, podemos citar o Ponto Soft.
Esse aplicativo captura o seu rosto, sem a necessidade de toque e registra a data e hora da marcação, envia o registro de ponto com a localização para o sistema de gestão de frequência, o qual, já apura na hora o total de horas do dia, horas extras e ocorrências.
A aplicação também permite a marcação pela leitura de QR Code, podendo estar impresso no crachá do colaborador ou numa imagem armazenada em seu celular.
Esta opção, pode ser utilizada em situações onde o equipamento, smartphone ou tablet, se encontra sem rede, como em situações que necessitam da marcação do ponto para prestadores de serviços em pátios de obra, locais afastados ou garagens de subsolo.
O aplicativo realiza os devidos registros, inclusive com a captura do rosto da pessoa após a leitura do QR Code. Assim que o equipamento restabelece a conexão de rede, todas as marcações registradas por QR Code são atualizadas. Esta funcionalidade está disponível para as versões Ponto Soft Mobile e Ponto Soft Cloud (SaaS).
Relacionamento com os clientes
Além de atividades internas, o reconhecimento facial também traz benefícios para o relacionamento com o cliente.
Isso porque, essa ferramenta dá informações sobre o comportamento dos consumidores, entre elas o tempo de permanência no site ou, até mesmo, na loja física.
Dentre seus objetivos estão identificar os itens de maior interesse dos clientes, aperfeiçoar estratégias e distribuição dos produtos.
Reconhecimento facial deve fazer parte do futuro da sua empresa
Diante de tudo o que falamos aqui ficou claro que o reconhecimento facial traz benefícios que vão além das operações das organizações.
Atualmente, visitantes e fornecedores necessitam apresentar documento de identificação, tirar foto, e em alguns casos, aguardar seu cadastramento pessoal e contato com responsável para poder entrar em uma empresa.
Com a solução de identidade digital, a qual valida a foto do documento da pessoa com reconhecimento facial e prova de vida, é possível simplificar e tornar mais seguro o atendimento nas recepções e portarias.
Através desta novidade, o visitante já terá o seu cadastro validado e não precisará mais aguardar pelo processo manual, agilizando assim, seu tempo de espera na recepção e evitando aglomerações.
Além disso, é comum criar fila para este atendimento, visto que, o horário de chegada é o mesmo para muitos visitantes. Algumas empresas chegam a contratar mais recepcionistas para diminuir a aglomeração de pessoas na recepção.
A solução, propicia também identificar a ordem de chegada para liberar quem chegou primeiro e liberar o acesso sem a necessidade de passar pela recepção utilizando o QR Code através do autoatendimento. Além da redução na espera, reduzirá o atraso nas reuniões entre clientes e visitantes/fornecedores, gerando grande economia para todos.
Tudo isso ajuda a construir a reputação das empresas, que podem entregar serviços melhores para os clientes e construir um relacionamento saudável e confiável não só com a clientela, mas também com fornecedores e parceiros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Insoft4, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.