Há diversas formas de ressignificar roupas, desde personalizá-las com tachas, botões e outros tipos de aplicações, até doá-las. Um bom exemplo de ressignificação são os brechós, pois são estabelecimentos que compram acessórios e peças usadas e vendem por um preço mais em conta.
Caso você seja favorável à prática de reaproveitamento, não hesite em executá-la. Uma ideia é cortar as pernas de uma calça jeans antiga, criando um shorts. Você pode completar o look combinando sua nova peça com um dos tipos de body do seu armário e um tênis.
Assim, além de estar bem vestida para participar de um almoço em família ou passear ao ar livre no fim de semana, você ainda terá economizado dinheiro e contribuído com o meio ambiente.
Como ressignificar roupas e criar looks?
Normalmente, quando uma peça descostura ou rasga, as pessoas simplesmente a descartam, pois não têm paciência para fazer pequenos reparos. Inclusive, muitos tratam as roupas como se elas fossem descartáveis e é necessário rever esse tipo de comportamento. Aprender a valorizar as peças, usá-las por um período maior e comprar menos é fundamental para contribuir com a moda sustentável. Confira algumas dicas de looks que você pode criar ao ressignificar suas roupas:
Borde sua jaqueta
Compre pedrarias coloridas, pérolas, miçangas ou qualquer outra aplicação que seja do seu agrado em algum armarinho perto da sua casa. Após isso, basta bordar e você terá uma jaqueta moderna e original para combinar com uma saia jeans, uma calça ou um shorts, por exemplo.
Faça um patchwork no jeans
Use diferentes tipos de tecidos em formas geométricas e cores diversas para criar uma composição única no seu jeans. Você também pode fazer uma mistura de texturas, deixando o resultado super estiloso e original. Caso o jeans escolhido seja um shorts, você pode combiná-lo com um body de oncinha, por exemplo, que é uma aposta infalível para qualquer estação do ano.
Costure franjas nas peças
As franjas são bem fáceis de fazer e conseguem deixar a sua jaqueta, por exemplo, bem mais estilosa e moderna. Com a jaqueta franjada é possível compor looks incríveis, como uma calça jeans flare, uma regatinha branca simples e uma botinha com tachas. Ou, ainda, um vestido estampado com cores escuras para compor um visual mais noturno.
Faça desenhos nas roupas
Na hora de customizar as peças que estão esquecidas no fundo do seu guarda-roupa, saiba que você pode soltar a imaginação. Por isso, pegue uma caneta para tecido e crie diferentes desenhos. Se você não tiver muita habilidade para desenhar, é possível imprimir um desenho que te agrade na internet e usá-lo como guia ou cobri-lo por cima da peça, no caso de roupas transparentes ou claras.
Desenhe ou pinte o seu tênis
Outro ponto interessante sobre a customização é que ela não se limita somente às roupas. Para o seu tênis velho ganhar vida, você pode pegar uma caneta colorida ou tinta e criar desenhos nele. Essa dica funciona muito bem para os de tecido.
Faça um tie dye
O tie dye é uma das tendências do inverno e também do próximo verão. Tentar reproduzir looks clássicos dos anos 70, colocando a criatividade em prática para deixar o visual mais estiloso e moderno é uma ótima pedida. Veja algumas composições:
Camiseta
A camiseta é uma das formas mais comuns de usar a tendência do tie dye. Por ser uma peça despojada, ela pode ser combinada com shorts e saias para um estilo mais informal ou, se preferir um look mais sofisticado e elegante, a alfaiataria é uma excelente opção.
Saia
Se o seu estilo é mais delicado e romântico, mas você também gosta de apostar em peças diferentes, a saia tie dye é perfeita. Por ser uma peça mais chamativa, a melhor combinação para a parte de cima é uma peça em tom neutro e discreto para não ofuscar a sua obra-prima.
Texto: Gear Seo