Saiba como crescer e alavancar seu pequeno negócio

Atualmente, a principal característica do mercado é a competitividade entre as empresas, incentivando a melhoria dos produtos e serviços para que os clientes sejam fidelizados e a marca seja promovida e estabelecida entre os consumidores.

Além disso, as tecnologias e incentivos fiscais faz com que a concorrência entre as empresas menores e maiores diminua.

Outro diferencial no mercado são os modelos de empresas startups que se caracterizam pelo crescimento exponencial em pouco tempo.

Essenciais a sociedade e atuando em diferentes segmentos, as empresas precisam de um bom gerenciamento para que possam crescer e progredir no mercado.

Com isso, há alguns processos que precisam ser implantados desde o surgimento do negócio para que os resultados sejam alcançados com mais facilidade.

Sistema de gestão

As empresas e indústrias, independentemente do setor de atuação, são compostas por departamentos ou setores que operam em conjunto e conseguem gerar os resultados propostos.

Semelhante ao organismo vivo, elas possuem, em sua maioria, os seguintes setores:

  • Financeiro;
  • Recursos humanos;
  • Comunicação e marketing;
  • Comercial;
  • Estoque;
  • Venda.

Nas indústrias ainda há o setor de produção. Com isso, o gerenciamento e acompanhamento de todos os processos é uma atividade que demanda tempo e, quando executada manualmente, está mais sujeito a erros.

A fim de otimizar os processos, a inclusão do sistema de integração ERP para pequenas empresas é o mais indicado.

Traduzido para o português, a sigla ERP significa planejamento de recursos empresariais. Na prática, essa é uma ferramenta utilizada para otimizar a gestão da informação e dos processos das empresas.

Indicado para todos os portes, a vantagem de começar a utilizar o sistema com a empresa pequena é que os processos passam a ser aprimorados no inicio, bem como o processo de aprendizagem dos colaboradores com o sistema é aprimorado , incluindo uma cultura mais tecnológica e moderna nas organizações.

As principais vantagens do ERP pequenas empresas são:

  • Controle de todos os processos;
  • Redução de erros;
  • Redução de pessoas;
  • Aumento da produtividade;

O sistema que pode ser personalizado, padroniza os processos e centraliza os dados em um único local, permitindo realizar notas fiscais, dar baixa da mercadoria e atualizar o estoque tudo em um único local, tendo mais controle de todas as etapas e quais precisam ser otimizadas e aprimoradas.

Com uma visão mais ampla dos negócios, é possível identificar as falhas e consertá-las reduzindo os erros ao aprimorar os processos.

A automação permite que alguns processos sejam realizados automaticamente, diminuindo a quantidade de mão de obra para desenvolver as atividades. Outra consequência é o aumento da produtividade com os processos automatizados e otimizados.

Parceria contábil

Fundamental a qualquer empresa de pequeno a grande porte, o contador é um dos profissionais essenciais para abertura e funcionamento de uma empresa.

Assim, os serviços de contabilidade para uma organização vão desde os processos de abertura, até o seu fechamento, quando necessário.

Indo além da emissão de guias de impostos e obrigações acessórias, a contabilidade – quando aplicada estrategicamente -fornece uma visão ampla e assertiva dos negócios, contribuindo para otimização dos recursos, diminuição de gastos e aprimoramento dos processos junto aos sistemas de gestão.

Com um diagnostico organizacional completo, a contabilidade é uma parceira essencial ao desenvolvimento do negócio, oferecendo assistência em assuntos contábeis, mas também em decisões estratégicas e transformadoras ao negócio, incentivando o seu constante crescimento e desenvolvimento.

Podendo ser um departamento, a contabilidade é exercida comumente de maneira terceirizada, pois desenvolvem ações em diferentes departamento, sendo melhor economicamente para a contratação de um escritório, ou ainda serviços específicos desse setor fundamental a qualquer organização.

Um dos serviços que podem ser contratados a parte, a assessoria contábil contribui para avaliações e tomadas de decisões, além de orientar em problemas fiscais, contábeis e pessoais (recursos humanos), específicos e pontuais.

Com uma visão profissional e estratégica, os contadores conseguem passar aos clientes quais são as melhores alternativas legais para resolução de seus problemas.

Realizando uma busca fora da empresa, ou como é conhecido o outsourcing contábil, buscando informações ou habilidades que vão além do conhecimento do seu time interno, as ações podem ser realizadas com conhecimento, planejamento e assertividade.

Assim, investindo em uma gestão tática e planejada, o desenvolvimento de um pequeno negócio pode ser realizado com tranquilidade e sucesso, alcançando as metas e transformando os processos para que eles sejam otimizados e produtivos, incentivando o seu constante crescimento e desenvolvimento.