Saiba mais sobre o que uma gráfica pode fazer

Primeiramente, você sabe o que é uma gráfica? É uma empresa prestadora de serviços que possui variadas funções, como impressão de produtos, dar acabamentos em materiais, fazer encadernação, colagem e efeitos em materiais gráficos.

Esse ramo da indústria e dos negócios costuma ser utilizada para a impressão de produtos de marketing, como panfletos, banners e cartazes, mas atende também pessoas físicas também que necessitam desses serviços. Inclusive, há empreendimentos que atuam com as publicidades para o meio online, também ofertando serviços de marketing digital.

Assim, cada vez mais as gráficas utilizam a tecnologia em seu favor, e fazem com que seja possível entregar todos os tipos de trabalho com qualidade e sempre com métodos diferenciados, seja a partir da impressão de um jornal até a impressão a laser ou 3D de algo.

Para que você saiba um pouco mais sobre esse universo e entenda os principais feitos que são pedidos diariamente, acompanhe este texto, pois ele dará dicas e contará os principais pontos da rotina desse ambiente. Leia e confira.

Digitalização e arquivo

A digitalização de documentos é algo que é muito comum e conhecido atualmente, pois lidamos com computadores e o mundo da internet, então digitalizar tudo é extremamente importante para que a informação não se perca de nenhuma forma.

Ela é um processo de conservação de documentos físicos, que podem se deteriorar com o tempo. Digitalizando eles, o acesso aos mesmos e as informações poderão ser guardadas e disseminadas sempre.

Esse processo é indicado para:

  • Acesso e distribuição de documentos;
  • Redução de tempo na análise dos mesmos;
  • Preservação do arquivo;
  • Integração de dados.

As etapas para esse tipo de trabalho, que irá para arquivamento são higienização e retirada de grampos, escaneamentos por lote, com atributos e especificações determinados pelo projeto aplicados e migração do físico para o digital, possibilitando acesso facilitados sempre que possível.

Ou seja, esse tipo de trabalho ajuda muito, principalmente, empresas, porém pessoas físicas podem fazer esse tipo de trabalho em pequenas quantidades, como escanear um documento, por exemplo, sem nenhum problema.

Encadernação

A encadernação é o ato que aplicar capas a um documento. A mais famosa é a encadernação capa dura, que garante a proteção de forma adequada e durável para os conteúdos que estarão dispostos.

Além disso, ela é obrigatória em muitos momentos e documentações, como em monografia, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tese de mestrado e doutorado e livros contábeis. Esses materiais possuem elementos muito importantes, o que causa essa necessidade de proteção.

A confecção da capa dura costuma ser feita através de um papelão resistente e percalux, que são materiais que proporcionam um acabamento de alto nível de qualidade. As cores podem variar também, como verde, branco vermelho ou a que desejar.

Plastificar

Ato conhecido também como plastificação, é feito para que seja possível revestir documentos sensíveis, como papel ou cartão impresso, aplicando uma película de plástico sob pressão e temperaturas altas.

Assim, projetos que estão em papéis e cartões têm suas vidas aumentadas, além da resistência a atritos, líquidos, gorduras, umidades e outros problemas que existem entre a relação papel e externos.

A plastificação é feita pela máquina laminadora, que aquece o chamado polaseal e o lacra, pois possui cola na parte interna, e quando recebe o aquecimento é ativada de forma rápida e certeiras.

O processo de plastificar pode ser muito amplo, por exemplo, ser aplicado em cartões de visita, cardápios, fotos, convites, título de eleitor e muitas outras possibilidades.

Lembrando que documentos como RG e CNH não podem ser plastificados, porém podem ser colocados em uma capa plástica retirável, para proteção.

Alimentos e seus rótulos

Os rótulos de alimentos são elementos essenciais para que seja possível manter uma aproximação com o consumidor. É no rótulo que todos os tipos de informações do mesmo serão escritas, tanto modo de uso, de preparo, quanto todos os ingredientes e local de fabricação, além da validade.

Além de ser algo obrigatório, proporciona maior conhecimento para as pessoas e mais facilidade na hora da procura de comidas que agradem, assim como ingredientes e outros tipos de informações.

Os rotulos de alimentos saudaveis, assim como os menos saudáveis, são aplicados com diversos tipos de brilhos, como fosco ou metalizado e são totalmente resistentes a umidade, fazendo com que se tornem resistentes no local onde serão transportados.

Isso é voltado para os que são refrigerados. Mas, quando outros que não são perecíveis necessitam dos rótulos, eles são aplicados em material de papel, que pode ser um adesivo couche.

Esses são basicamente os tipos de trabalhos feitos diariamente por essas gráficas, e que são úteis para todos os tipos de necessidades, pessoas e empresas.