Saiba mais sobre os estúdios de música

Montar um estúdio de gravação de música não é uma tarefa tão fácil como muitos imaginam, pois é necessário ter conhecimento sobre os equipamentos que serão usados no local, como toda instrumentação musical, acústica, dentre outros detalhes importantes.

Entretanto, o desejo de todo músico ou banda é desenvolver o trabalho em um estúdio, tornando o local muito visado, e isso independe do gênero musical.

Ainda assim, o estudio de gravação não é utilizado somente para gravar músicas, uma vez que o local é usado para o desenvolvimento de vinhetas, trabalhos em vídeo, entre outros serviços.

Por isso, desenvolvemos um conteúdo especial com tudo o que você ainda não sabia sobre os estúdios de música. Continue com a leitura a partir dos demais tópicos e se surpreenda.

Mercado da música

Um dos motivos que fizeram o mercado da música alavancar – no ramo dos estúdios –  foi o aumento considerável da quantidade e da qualidade dos produtos, incluindo a própria música.

Por conta da evolução tecnológica dos equipamentos eletrônicos, a música pôde ser aprimorada. Para ter uma ideia, nos anos 1980, muitos músicos trabalhavam com invenções caseiras, que melhoraram (ou pioraram) a qualidade sonora.

Com a chegada da tecnologia digital, esses inventos foram extintos à maneira que alguns deles foram se adequando aos estúdios musicais, assim como é o caso dos sistemas acústicos, desenvolvidos pela empresa de montagem industrial.

Sendo assim, a tecnologia proporcionou e ainda proporciona o desenvolvimento de inúmeros setores, incluindo o mercado da música, que conta com grande estrutura.

Estrutura do estúdio de gravação

O tamanho do estabelecimento vai depender do capital e da demanda dos ensaios. Isso porque quanto maior estúdio, mais gravação ele deve suportar. Sendo assim, o local pode ser um cômodo, dois ou, até mesmo, um andar inteiro destinado ao estúdio.

Ainda assim, o local deve contar com:

  • Aquário (local de gravação);

  • Recepção;

  • Copa;

  • Banheiro;

  • Sala de reunião.

O local pode ter uma sala de jogos, cozinha, bar ou que for necessário para conferir personalidade e credibilidade ao ambiente. No entanto, os maiores cuidados ficam por conta da forração acústica do estúdio musical para ensaio.

Geralmente, em áreas mais urbanas, é muito comum presenciar ruídos, barulhos externos e sons que podem atrapalhar as gravações, uma vez que isso pode sujar o nome da gravadora.

Por isso, é muito comum ver que esses espaços ficam em locais mais escondidos, como no fundo de prédios, bairros mais afastados e locais onde os ruídos externos fiquem impenetráveis ao estúdio.

O material usado durante as montagens de estúdio é a lã de vidro, que inviabiliza a entrada sonora, assim como vidros de proteção, dentre outros serviços que possam potencializar a qualidade sonora de cada produção.

Investimento

Assim como foi mencionado, o investimento vai depender da estrutura do local e isso envolve a quantidade de equipamentos comprados, marcas, local de locação, dentre outros aspectos.

No entanto, para o empreendedor do ramo musical, é imprescindível investir em qualidade, não somente no baixo preço.

Ou seja, quanto mais qualidade o local oferecer, mais clientes ele terá e, deste modo, o empreendedor vai recuperar todo o investimento em um curto período de tempo.

Além do mais, com a evolução tecnológica os valores dos equipamentos tendem a diminuir, então é necessário fazer um planejamento específico do estúdio que o empreendedor pretende montar para obter um preço mais próximo do real.

Equipamentos necessários

Chegamos a uma das partes mais importantes: a escolha dos equipamentos.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que o mercado oferece uma gama de produtos destinados a esse setor, uma vez que os aparelhos mais utilizados são máquinas, ferramentas e software especiais para se gravação de músicas, vinhetas e demais serviços sonoros.

Portanto, uma gravadora necessita dos seguintes itens:

  • Microfones;

  • Sequenciador por computador;

  • Microcomputadores;

  • Processadores de efeitos sonoros;

  • Mesa de som;

  • Sistema de amplificação;

  • Bateria e demais instrumentos musicais.

Principais serviços de um estúdio

Ainda assim, já foi dito neste artigo, mas vale reforçar, pois as gravadoras são capazes de oferecer inúmeros serviços relacionados ao som. Neste cenários, as seguintes demandas destacam-se:

  • Vinhetas;

  • Sonorização para Multimídia;

  • Criação e produção de trilhas sonoras;

  • Rádio, TV e vídeos para internet.

Portanto, como podemos ver ao longo do texto, os estúdios de música são bastante versáteis, exigidos e contam com tudo o que há de melhor no mercado, incluindo a aparelhagem tecnológica.