Segurança do trabalho: contratando uma assessoria especializada

A segurança no trabalho é fundamental para a garantia da saúde e bem-estar dos colaboradores de uma empresa ou indústria, além de ser numa exigência das leis trabalhistas.

Os funcionários têm direito a um ambiente de trabalho em que os riscos de acidentes ou desenvolvimento de doenças ocupacionais é atenuado.

Segundo o MTE (Ministério do Trabalho), os empreendimentos precisam ter um setor focado na segurança do trabalho, com profissionais especializados.

Entretanto, a contratação de empresas especializadas em assessoria em segurança do trabalho é uma opção quando a criação do setor é inviável.

A importância da segurança do trabalho

Todos os dias centenas de profissionais sofrem acidentes de trabalho ou desenvolvem doenças ocupacionais por conta dos riscos que as atividades envolvem.

Isso ocorre, principalmente, devido ao descuido de gestores e também dos próprios trabalhadores, que muitas vezes agem com imprudência, trabalham com a postura errada e diminuem a relevância dos equipamentos de segurança.

Diante desse cenário, é responsabilidade dos empreendedores priorizar a saúde dos funcionários, criando as condições para oferecer um ambiente de trabalho adequado, segundo as normas de segurança vigentes.

Dessa forma, é possível prevenir problemas que geralmente resultam em processos trabalhistas e gastos para as empresas de todos os portes e segmentos.

Funcionários que operam maquinários, como pórtico móvel ou empilhadeiras, podem ter mais perigos no ambiente de trabalho, mas é preciso ter em mente que até um calmo escritório pode apresentar riscos para a saúde.

Além disso, o investimento no setor faz com que os colaboradores se sintam motivados e valorizados, o que tem um grande impacto na produtividade da empresa e reflete em um agradável clima laboral.

Portanto, não se trata de um gasto extra, mas sim do investimento no bem-estar dos funcionários, para estar de acordo com a lei e aumentar a eficiência laboral.

Como funciona a assessoria em segurança do trabalho?

A consultoria em segurança do trabalho é um serviço desenvolvido para auxiliar as empresas que não possuem um setor de segurança.

Muitas não são obrigadas pelo MTE a possuir um SESMT (Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho), e por isso recorrem à assessoria.

Dentro de uma empresa, elas têm a mesma função e responsabilidades que um setor de segurança do trabalho interno, que envolve:

  • Treinamento e Designado de CIPA;
  • Treinamento de uso de EPIs como oculos de proteção;
  • Elaboração de LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho);
  • Elaboração de Laudo de Insalubridade;
  • Elaboração de ordens de serviço;
  • Treinamento de segurança para operação e manutenção de equipamentos;
  • Treinamento de segurança em atividades que envolvem eletricidade;
  • Treinamento voltado para a ergonomia no trabalho;
  • Treinamento de segurança no manuseio de explosivos.

Com relação aos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), os assessores em segurança do trabalho também devem assegurar que fardas em Fortaleza, protetores auriculares, capacetes e entre outros itens, sejam certificados pelo MTE.

Ademais, os EPIs precisam ser utilizados durante toda a jornada de trabalho e estar sempre em bom estado de conservação, sendo uma responsabilidade da empresa o fornecimento ou substituição.

Dicas para contratar uma assessoria em segurança do trabalho

Gestores interessados em contratar uma assessoria em segurança do trabalho podem começar pesquisando bastante, já que as opções de empresas na região, com certeza, estarão disponíveis na internet.

Também é importante buscar referências ou indicações de outros empreendedores para encontrar bons serviços. Uma dica é conversar com gestores que já contrataram a consultoria, para procurar saber se tiveram problemas ou se ficaram satisfeitos com a assessoria.

Outra ideia é checar se os membros da empresa e da equipe de atendimento são qualificados para as funções. As empresas especializadas também podem oferecer diferentes tipos de serviços, por isso é essencial pesquisar bastante e escolher a opção que mais se enquadre nas necessidades e condições financeiras da empresa.

Como na contratação de qualquer serviço, é fundamental ler com atenção o contrato, evitando problemas por desinformação ou outros tipos de desentendimentos.
Esse é o momento para tirar todas as dúvidas que possam surgir, antes da contratação.

A contratação de uma assessoria em segurança do trabalho contribui para a adequação dos ambientes e atividades laborais.

Minimizando os riscos das funções e ajudando a evitar acidentes e doenças ocupacionais, os gestores podem contar com funcionários saudáveis e mais satisfeitos, contribuindo para a produtividade e o sucesso do empreendimento.