Segurança do trabalho e EPIS

Para que os ramos de construção e afins sigam gerando produtos e aquecendo o mercado, é necessário que haja todo o tipo de pessoas e funções dentro da empresa. Toda ramificação profissional, seja de comunicação, engenharia ou assessoria em segurança do trabalho, tem oportunidades nesses locais.

E, quem trabalha no segmento  industrial e de construção civil, sabe que diversos funcionários, aqueles que lidam com alturas ou elementos que promovem riscos e danos à saúde, devem sempre estar protegidos de forma mais completa possível.

Entenda a importância desse serviço para trabalhos de alto risco

Seja pedreiro, prestador de serviço geral em altura ou químico, ou seja, todos os profissionais expostos ao risco de sua profissão, necessitam de melhoria de condições trabalhistas.

Os donos de indústrias, para que ofereça completa segurança e proteção aos seus colaboradores, contratam serviços relacionados à proteção em locais perigosos de trabalho e treinamentos para utilizar os equipamentos técnicos necessários.

E, para que tudo ocorra legalmente e sem nenhum risco, eles contam com empresas de Consultoria em Segurança do Trabalho especializadas no assunto e prontas para ajudar a proporcionar variadas melhorias para todos os lados, sempre visando a integridade física e mental de todos os envolvidos.

Se você ainda não sabe o que é, quais são os direitos do trabalhador perante a empresa ou quais os benefícios dessa implantação de sistema, acompanhe este artigo, que explicará como é o funcionamento dessa assessoria em segurança no trabalho e como é aplicada.

Entendendo sobre serviços e EPI’s

Esse tipo de serviço é contratado para solucionar diversos problemas e auxiliar as empresas no processo de implementação do cumprimentos das normas de seguranças do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além da obtenção de resultados  benéficos sobre riscos oriundos no local de expediente.

Há tempos o Brasil passa por uma reformulação de processos de melhorias em relação ao tratamento e cumprimento de normas, para que não haja acidentes graves e até fatais nas empresas ou nas construções, pois a fiscalização começou a aumentar.

E, como a proteção aumentou, consequentemente acidentes começaram a diminuir, pois começaram a ser dados treinamentos e palestras com o especialista, tecnico em segurança do trabalho, para que o trabalhador pudesse saber como lidar com os equipamentos e quais precauções deveria tomar.

Mas além de todas as instruções, foi implementado um processo obrigatória de diversos equipamentos que devem ser utilizados sem falta, por todos os empregados conforme suas necessidades.

Essa efetivação é chama da EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), o qual fornece desde luva de aço até roupas específicas para a função que será exercida no setor.

Para fazer uso desses equipamentos, faz-se necessário atentar-se as regras existentes. Devem ser utilizados quando não tiver mais outro meio de eliminar riscos de vida e saúde a quem for prestar o serviço, seja nas alturas ou com máquinas e produtos químicos.

Os EPI’ s podem compor diversos produtos, tais como:

  • Calçados;
  • Capacete;
  • Capuz;
  • Luva de aço inox;
  • Óculos de Segurança;
  • Máscaras Respiratórias;
  • Cinto de Segurança;
  • Roupas apropriadas;
  • Protetores: facial, auricular e abafador de ruído.

São diversos tipos de equipamentos que podem ser encontrados para garantir a correta proteção, logo, garantir que acidentes sejam evitados

O EPI surge como mais uma forma de proteger o trabalhador, mas não só ele é necessário, mas sim um composto de insumos, serviços e estruturas para o trabalhador e sua integridade física.

É importante ressaltar também que, cada acessório que o equipamento de proteção individual fornece é proporcionado para seu perfil de trabalho, ou seja, não são todos obrigatórios, somente os que atendem a sua demanda e segurança no trabalho.

Esses serviços são obrigatórios e devem ser dados pela empresa contratante da consultoria e sempre examinados e ponderados, para que tanto os treinamentos quanto os insumo estejam  de acordo com as normas e as leis de nossa legislação, assim evitando multas e graves acontecimentos no âmbito profissional.

Agora que você já sabe sobre o trabalho de consultoria em segurança do trabalho, sua importância e o que ela proporciona, esteja sempre atendo as suas necessidades, seja você o dono da empresa ou o  trabalhador que irá utilizar todos esses produtos indicados.

Para obter mais informações a respeito destes e outros recursos de proteção, basta contatar profissionais especializados, garantindo assim orientação completa.