A estrutura de um empreendimento comercial possui diversos fatores que são determinantes para que as vendas sejam um sucesso. A busca por elementos essenciais é uma prática constante, assim como o emprego de pesquisas e estudos para poder oferecer exatamente o que o cliente quer e tudo que ele precisa.
Um mercado, uma mercearia, uma quitanda ou um supermercado têm o mesmo objetivo, que é oferecer produtos de qualidade e preço justo para os consumidores, reunindo o máximo de mercadorias, entre essenciais e supérfluas, com marcas, tamanhos e quantidades variadas.
Mesmo com uma lista de compras, muitos consumidores compram outros produtos por motivos variados, como:
- Valor acessível;
- Oportunidade e alcance;
- Propaganda em meios de comunicação;
- Disponibilidade imediata.
Para atender da melhor forma possível, os funcionários e gerentes devem estar atentos a estes fatores, pois eles permitem quantificar o estoque e reconhecer o que tem mais procura contra aqueles produtos que ficam encalhados nas gôndolas e prateleiras.
Proteção garantida a partir do estacionamento
Desde a entrada do cliente em um estabelecimento comercial como um supermercado, a segurança é um fator que sempre é levado em consideração. Portanto, antes de encher as prateleiras de produtos com marcas variadas, é preciso pensar na estrutura como um todo.
A mobilidade interna e externa devem ser pensadas de maneiras separadas, mas ambas focadas em segurança.
O projeto elétrico predial é determinante para que a iluminação dos corredores seja eficiente, assim como o funcionamento correto de máquinas e equipamentos, como geladeiras e frigoríficos.
Esse cuidado serve para manter as bebidas geladas e os produtos resfriados, para serem vendidos de acordo com as especificações técnicas dos órgãos fiscalizadores, como ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Carnes suínas, bovinas, frangos e peixes devem ter um espaço apropriado, com profissionais capacitados para atender a clientela de acordo com as necessidades.
Da mesma forma, um espaço para os produtos in natura, como verduras, frutas e hortaliças, deve ser reservado em um ambiente arejado.
A segurança patrimonial também é um dos requisitos para poder minimizar as perdas com roubos e furtos.
Um sistema integrado de camera de monitoramento interno e externo é eficiente e permite o acompanhamento constante da movimentação de pessoas, diminuindo os riscos e afastando pessoas mal-intencionadas.
Período de atendimento acompanha sociedade
As grandes metrópoles já permitem a presença de estabelecimentos comerciais que funcionam dia e noite, indo além de farmácias e postos de abastecimento.
Os bairros populosos, mesmo afastados do centro comercial, contam com mercado 24 horas todos os dias da semana, com funcionamento de todos os serviços, permitindo o atendimento ao mais variado público.
As cidades grandes não param e os comerciantes se aproveitam, tirando vantagem da melhor forma possível. Aliás, isso é um benefício para os próprios moradores que não precisam se deslocar por grandes distâncias, principalmente, no período noturno.
Comprar fraldas descartáveis ou produtos de primeira necessidade é tão fácil quando pedir para o atendente passar um corte bovino no moedor de carne industrial para fazer hambúrguer em plena madrugada.
Sustentabilidade se pratica em conjunto
A divulgação das marcas presentes em um estabelecimento comercial pode funcionar como ferramenta de atração de clientes.
Por isso, é preciso estar atento às oportunidades que as grandes corporações apresentam, permitindo parcerias em projetos sociais que reforçam a visão e a missão das empresas.
A sustentabilidade, por exemplo, pode ser praticada com a distribuição de sacolas ecobag personalizadas com o nome do empreendimento comercial e de uma ou mais marcas que se alinham a um mesmo objetivo, que é proteger o meio ambiente.
Esse tipo de produto pode fazer parte de uma campanha promocional, em que a partir de determinado valor de compra, ele sai de graça para o consumidor.
É uma forma de estimular o uso de elementos sustentáveis, além de minimizar o uso de sacolas plásticas que ficam à disposição no balcão caixa com custo para o cliente e para a natureza, se não for descartado de forma regular.
O treinamento da equipe e a disponibilidade a todo tempo podem ser diferenciais que vão atrair os clientes e se destacar diante da concorrência.
Mesmo com os espaços limitados, a distribuição de produtos de maneira estratégica nas gôndolas e prateleiras garante a venda de mercadorias.
A exposição dos produtos deve ser realizada de forma atrativa, oferecendo aos clientes produtos complementares aos essenciais.
Utilizando técnicas de vendas avançadas, otimizando os espaços da melhor forma possível e com preços e promoções, os carrinhos vão viver cheios e o lucro vai aumentar cada vez mais.