Seu gato tem medo de chuva e trovão? Saiba como ajudá-lo

Quando o tempo fecha você já começa a pensar no que fazer para acalmar o seu gatinho, que fica nervoso com chuva e trovão? Pois saiba que esse é um drama comum vivido pelos tutores e que existem algumas estratégias que você pode utilizar para amenizar o problema. Até mesmo a ração para gatos pode ajudar.

Por que eles se assustam?

O que acontece é que os gatos, assim como os cães, têm uma audição muito mais apurada que a nossa. Para termos uma ideia, os felinos podem ouvir sons a uma distância pelo menos cinco vezes maior do que os humanos. É por isso que eles já ficam de orelhinhas em pé com qualquer ruído.

Se o barulho da chuva forte caindo no telhado e dos trovões já assusta muitas pessoas todo mundo conhece alguém que tem medo de chuva , não é surpresa que ele cause pânico em animais com uma audição tão sensível.

O jeito como eles reagem a esse medo varia. Alguns se escondem pela casa e deixam os donos preocupados procurando. Outros ficam agitados, correndo e derrubando as coisas. Outros podem ficar simplesmente paralisados. 

Todas essas reações querem dizer que seu gatinho está com medo e tentando lidar com isso. Na natureza eles sabem que qualquer barulho estranho é sinal de alerta e, instintivamente, sentem que precisam se defender.

O que fazer?

A boa notícia é que o tutor pode ajudar a minimizar o problema fazendo com que o animal se sinta seguro. Em alguns casos, isso vai precisar ser feito toda vez que chover. Em outros, o felino pode até perder de vez o medo de chuva.

O segredo para ajudar o animal é se manter calmo. Por isso, se você tem medo de chuva também, a primeira coisa que precisa fazer é se acalmar, até porque o seu pet pode estar sentindo o seu medo e essa pode, inclusive, ser a causa da insegurança dele.

Aja normalmente

Se você conseguir agir com normalidade, como se nada estivesse acontecendo, é bem provável que o seu gato perceba que a situação não é ameaçadora. Afinal, eles se apegam aos tutores e sabem que eles estão lá para proporcionar segurança é por isso que eles gostam de dormir pertinho, por exemplo.

Forneça um abrigo

Outra estratégia que ajuda muito é oferecer ao animal um lugar onde se sinta seguro para se refugiar, como uma casinha ou caminha. Caso ele não tenha, uma caixa ou cobertor podem ajudá-lo. Esse local onde o gato se sente seguro também é importante em outras ocasiões, como quando ele fica triste ou estressado.

Deixe ele se esconder

Alguns animais correm para debaixo da cama ou de algum outro móvel, também porque se sentem protegidos nesses locais. O instinto manda que eles se escondam quando sentem medo. Se o seu gato for desses, deixe-o fazer isso. Ele vai sair quando se sentir seguro.

Abafe o barulho

Minimizar o barulho também costuma ajudar. Se possível, instale janelas anti-ruídos e as mantenha fechadas pelo menos durante o tempo dos trovões. Colocar música ou ligar a TV para disfarçar o barulho também pode ajudar. Ainda, brinquedinhos que emitem sons podem ser aliados nessa hora.

Alimente o pet

Lembra que, no início do texto, mencionamos que até a ração pode ajudar? Você pode dar um petisco ou colocar um pouco da comida favorita do bichano quando ele estiver com medo. Isso ajuda o animal a se distrair e também a lembrar que tem alguém ali cuidando dele.

Dê carinho e atenção

Dar colo, falar palavras de carinho e ficar perto do animal também costuma ajudá-lo a se sentir seguro. Mesmo que ele esteja fazendo bagunça, esse não é o momento de dar broncas, porque isso pode assustá-lo ainda mais, ok?

Texto: Gear Seo

Posted Under