Terceiro setor: veja como estruturar uma ONG

Uma das formas de ajudar a sociedade e contribuir diretamente para a construção de um mundo mais solidário é por meio da elaboração de projetos voltados para o âmbito do desenvolvimento social, como uma ONG, motivo pelo qual é importante contar com uma organização legal e jurídica capaz de fornecer todos os recursos para tal.

Não é por acaso que o número de ONGs, as organizações não governamentais, tem aumentado nos últimos anos.

Mas além das questões administrativas, é importante também levar em conta as demandas estruturais e cotidianas na hora de gerir uma ONG.

Afinal, se o seu projeto tem como finalidade ajudar as pessoas, é importante obter os itens que serão oferecidos com uma estrutura ideal para a realização das atividades características desse segmento, como um Cobertor barato para doação.

A estrutura é fundamental: montando a cozinha

Embora o foco de uma ONG seja desenvolver ações e projetos sociais que possam interferir de forma positiva e transformadora na vida de um grupo ou de uma sociedade, não basta apenas focar na execução das ideias sem que se conte com uma estrutura mínima para que seja possível fornecer aconchego e segurança às pessoas envolvidas na organização.

Por isso, desenvolver um ambiente propício para o acolhimento e para a interação é mais do que fundamental: é indispensável. Afinal, é importante ter uma casa ou um local onde seja possível realizar reuniões, encontros, etc.

Nesse caso, a elaboração de uma cozinha é um dos primeiro aspectos a serem levados em conta, especialmente porque não se organiza um espaço de trabalho sem um gas de cozinha e um fogão, por exemplo, bem como os demais aparatos necessários para fazer café, preparar alimentos em geral, conservá-los, armazenar itens e assim por diante.

A recomendação, portanto, é mobiliar uma cozinha que seja adequada para o convívio e para as demandas relacionadas ao cotidiano de sua ONG.

Não é necessário contar com uma cozinha grande desde que ela seja organizada e funcional, pois o mais importante é o conforto e não o espaço.

O botijão de gás é um dos primeiros itens a serem adquiridos nesse momento, pois sem ele não será possível preparar nenhum tipo de alimento que deva ser cozinhado. Existem diferentes tipos de botijão, pois eles variam de acordo com o tamanho e o desempenho.

No caso de uma ONG, o Botijão de gás 13kg é um dos mais indicados, atendendo às necessidades da sua cozinha sem demandar a ocupação de um espaço especial.

Promovendo o conforto: espaços de interação e repouso

Além do ambiente próprio para que as pessoas possam se alimentar, tanto as que trabalham na ONG quanto aquelas que participam das ações que são feitas no mesmo espaço, o conforto e o aconchego também são necessários para que todos se sintam devidamente bem recebidos e possam descansar.

Afinal, as ONGs promovem diversas ações e muitas delas podem ter horas de duração, de modo que é indispensável fornecer uma sala apropriada para receber a todos.

Alguns dos itens que podem ser adquiridos são:

  • cupula de abajur;
  • sofás e poltronas;
  • armários de metal;
  • tapetes antiderrapantes.

O principal objetivo é montar um ambiente que seja confortável e convidativo, mas vale lembrar que a segurança também é uma demanda fundamental.

Nesse caso, de acordo com o tipo de atividade desenvolvida e a faixa etárias das pessoas que irão ocupar o local, é importante estar atento a algumas demandas especiais, garantindo ainda mais eficiência e funcionalidade no espaço.

A iluminação é um dos aspectos mais determinantes, pois o local precisa ser claro e oferecer todos os recursos para que as pessoas se sintam confortáveis e possam realizar suas tarefas.

Por isso, contar com uma luminária cúpula é ideal, pois ela oferece um desempenho elevado e ainda deixa o ambiente muito mais elegante, o que vai contribuir para a promoção de mais aconchego.

Itens para doação

Uma das características principais de uma ONG é ajudar ao próximo e contribuir para que grupos sociais desfavorecidos economicamente possam obter mais qualidade de vida e dignidade nas demandas do cotidiano, de modo que a doação de cobertas e agasalhos pode ser considerado o carro-chefe de muitas organizações.

Nesse caso, vale a pena conhecer os benefícios da manta microfibra, que é eficiente no aquecimento e apresenta um custo menos elevado, sem deixar de lado o conforto oferecido e a proteção que garante contra o frio. Isso porque sua composição é mais simples, porém muito eficaz.

O mais importante é sempre buscar pela melhor relação custo-benefício em todos os itens que serão adquiridos, seja para a estruturação do espaço ou para a realização das ações planejadas pela sua ONG.

Afinal, quanto mais economia, maior será o valor que sobrará para que a organização permaneça atuante.