Tipos de caixa de areia para gatos

Escolher uma que tenha o tamanho certo é muito importante para que o seu pet se sinta confortável. O tipo certo depende também da preferência de cada animal. Os gatos são animais independentes e higiênicos, mas precisam dos acessórios certos para se sentirem confortáveis em casa. Um dos mais essenciais é a caixa de areia, onde a maior parte dos felinos domésticos se acostuma a fazer xixi e cocô.

O que nem todo mundo sabe é que existem vários tipos de caixa de areia e é preciso escolher bem a do seu bichano, considerando fatores como a idade e o tamanho do gato. Para uma adaptação perfeita, também é importante que o item fique em um local de fácil acesso.

Existem outras variáveis a serem consideradas, mas, na maioria dos casos, se o seu bicho está fazendo as necessidades em locais inadequados, é preciso checar a caixa de areia, pois é provável que tenha algo de errado com ela.

A regra é básica: mais de uma caixa por gato

Antes de falarmos dos modelos de caixas de areia, é importante saber que o número certo para a sua casa é proporcional ao número de felinos que você tem. O ideal é que tenha uma por animal, mais uma extra.

Isso é importante porque a maioria dos animais não gostam de usar a caixinha quando ela está suja. Alguns até dividem a caixa, mas ela precisará ser limpa várias vezes ao dia. Por isso, o melhor mesmo é ter espaço a mais, não a menos.

Deve caber o animal confortavelmente

Para que o animal sempre use a caixinha, ele precisa se sentir confortável para se movimentar lá dentro, por exemplo, para:

  • Dar voltas;
  • Cavar;
  • Fazer as necessidades;
  • Sentir conforto. 

O ideal é que o modelo escolhido tenha pelo menos 50% a mais do tamanho do animal e, por isso, pode ser que você tenha que trocar a caixa na medida em que o seu gatinho for crescendo.

Os tipos mais populares do mercado

Existem várias marcas e modelos de caixas de areia e o melhor jeito de saber qual é a melhor para o seu felino é testando, pois a adaptação depende também da preferência de cada animal — quem tem gato sabe que cada um tem uma personalidade.

Para fazer uma boa escolha, também é importante entender as diferenças entre os modelos disponíveis. Os principais são:

Aberta rasa

As caixas abertas são as mais populares porque costumam ter preços acessíveis e a maioria dos gatos se adaptam bem a elas. As mais rasas são indicadas, principalmente, para filhotes e idosos, pois são fáceis de entrar. 

O problema é que a areia pode derramar mais facilmente. Portanto, se o seu gato é adulto, pode ser que você prefira uma com bordas mais altas.

Aberta com laterais elevadas

Esse tipo é indicado para gatos adultos e, por conta das laterais elevadas, tem a vantagem de evitar que a areia se espalhe para fora do recipiente. Uma dica, de toda forma, é não colocar areia demais: 5 centímetros de altura costumam ser suficientes.

Com mais de uma camada

Esses modelos são mais elaborados e facilitam a limpeza, pois têm uma bandeja removível, geralmente em um formato que lembra uma peneira, para facilitar a limpeza. Em geral, basta levantar a bandeja para separar a areia limpa da suja.

Algumas dessas caixinhas têm mais de duas camadas, com duas bandejas que não são vazadas, evitando mais ainda que a areia seja jogada para fora do recipiente. Esses modelos são indicados para gatos mais jovens, pois costumam ser mais altos.

Banheiro fechado

Esse tipo tem teto e lembra uma caixinha de transporte. Nem todos os gatos se adaptam a esse modelo, mas alguns preferem essa “privacidade”. 

Uma vantagem é que esse tipo de banheiro costuma ser o melhor para evitar que a areia derrame e ainda disfarça bem o odor no ambiente.