Trabalho: confira os itens considerados EPIS

Todo ambiente de trabalho onde a atividade empregada pode oferecer riscos à vida e à saúde do trabalhador deve fornecer condições adequadas de proteção, garantindo sua segurança e também promovendo a produção mais eficiente e precisa.

É nesse contexto que os chamados Equipamentos de Proteção Individual, como luvas, capacetes e botas, entram em ação para garantir que a integridade física do trabalhador seja corretamente preservada.

O que muitas pessoas não sabem é que mesmo alguns acessórios que, a princípio, podem parecer desnecessários são na verdade indispensáveis para esse tipo de garantia.

Afinal, nunca se sabe quando um simples detalhe vai fazer a diferença na vida de trabalhadores de variados setores, como o da construção civil.

No artigo a seguir, saiba mais sobre esses itens obrigatórios e entenda mais sobre sua aplicação cotidiana. Além disso, fique por dentro de alguns tipos disponíveis e como eles contribuem para a otimização do trabalho e para a segurança de quem os utiliza.

O que são esses equipamentos de proteção?

Basicamente, os Equipamentos de Proteção Individual, também conhecidos como EPIs, garantem a proteção de várias partes do corpo contra uma série de lesões e riscos.

Até mesmo a vida do trabalhador como um todo é assegurada a partir do uso correto de itens de proteção de qualidade, pois alguns podem evitar quedas e acidentes graves.

Uma recomendação muito importante é utilizar sempre produtos de boa procedência, pois a ineficiência de última hora ou mesmo imprevistos relacionados com a negligência durante sua confecção podem custar vidas.

Além de ser mais benéfico para o colaborador que desempenha uma atividade arriscada, utilizar acessórios resistentes e duráveis é a garantia de mais produtividade e precisão.

Obrigação da empresa

No geral, são muitos os equipamentos de proteção e eles podem ser considerados coletivos quando abrangem todo um grupo de colaboradores. No caso de trabalhadores que necessitam de proteção individualmente, portanto, busca-se oferecer condições adequadas para que seu desempenho seja assertivo e também para a garantia de sua integridade física no local.

A disponibilização desses equipamentos e de demais métodos de segurança do trabalho é uma obrigação de todo empreendimento, de modo que é importante haver uma cobrança sistemática nesse sentido. A irregularidade com relação a aplicação do epi pode gerar consequências legais graves para a empresa. Isso se, antes, não ocasionar em lesões e acidentes, que podem até ser fatais em muitos casos.

Muitas empresas ainda possuem dúvidas sobre as regras de segurança nos ambientes de trabalho, especialmente quando o local oferece um maior risco em potencial.

Assim, é possível contratar os serviços de uma Assessoria em segurança do trabalho e contar com os melhores profissionais da área para auxiliar em questões como o uso dos equipamentos de proteção.

Tipos de equipamentos de proteção

São diversos equipamentos de proteção, pois eles podem ser empregados em diferentes situações e para proteger uma série de áreas do corpo.

Dessa forma, tanto as cintas que seguram o trabalhador em situações de altura (como a limpeza de fachadas, uma das funções de risco mais conhecidas), quanto os óculos de proteção a substâncias químicas são exemplos desses produtos.

Alguns dos equipamentos que podem ser destacados são:

  • Luvas;
  • Capacetes;
  • Óculos;
  • Protetores auriculares;
  • Botas;
  • Cintos.

A luva é um exemplo de utensílio que está sempre presente em diversos tipos de atividade, especialmente as industriais. Composta em diferentes materiais, é importante procurar por aquela que melhor se adequa à demanda.

Luva de aço inox é uma recomendação extremamente eficaz para operações que envolvem substâncias abrasivas e corrosivas, pois seu revestimento é resistente a esses processos.

Já as botas de segurança, geralmente feitas de borracha, servem para proteger os pés em situações que envolvem o uso de produtos químicos, por exemplo, enquanto os protetores auriculares são responsáveis pela proteção dos ouvidos em ambientes onde o nível de decibéis apresentado pelos sons emitidos é muito elevado.

O valor dos itens varia de acordo com a composição, o tamanho, etc. O Luva de aço preço, por exemplo, pode ser maior ou menor conforme a qualidade do acabamento, mas vale a pena procurar por opções no mercado que ofereçam uma relação custo-benefício mais vantajosa.

O mais importante é garantir que os colaboradores estejam devidamente seguros e protegidos contra riscos e lesões que são causadas de modo instantâneo ou mesmo com a repetição do trabalho.

Isso vai garantir, além do cumprimento das obrigações empregatícias, a criação de um ambiente de trabalho mais produtivo e confortável.