Vai abrir uma academia? Saiba o que não pode faltar

academia

A prática de exercícios físicos é fundamental para quem deseja ter qualidade de vida e bem-estar. Inclusive realizar exercícios físicos tem recomendação médica por prevenir várias doenças como problemas no coração e respiratórios assim como obesidade hipertensão diabetes e o sedentarismo.

Por isso, ter um negócio voltado a academia ou até mesmo a venda de produtos para pessoas que praticam esportes pode ser um bom segmento para investir.

Pensando nisso, esse artigo separou algumas dicas que podem te ajudar se você que é empreendedor e deseja abrir uma academia ou até mesmo uma loja de produtos esportivos. Confira!

Abrindo uma academia: que serviços não podem faltar?

Como explicamos no início desse artigo, a prática de atividades físicas é fundamental para quem deseja prevenir diversas doenças e ter uma vida mais saudável e equilibrada.

Por isso, locais como academias podem ser fundamentais para pessoas que têm esse objetivo e que desejam também ficar com um corpo bastante bonito e torneado.

Por isso, investir em uma academia pode ser uma ação bastante interessante, mas para abrir uma, é preciso estar atento a alguns detalhes como:

  • A escolha do ponto;
  • O público-alvo;
  • O tamanho da academia;
  • Quais atividades serão oferecidas;
  • Quantos e quais profissionais serão contratados.

Além disso, existem regulamentações próprias a respeito da abertura de academias e o valor do investimento e do capital de giro.

Com alguns desses aspectos definidos, é importante estar atento aos serviços que sua empresa oferecerá. É importante buscar um diferencial diante da concorrência e isso só é possível agregando serviços.

Alguns dos principais serviços oferecidos em uma academia são:

  • Musculação;
  • Atividades como correr e pular;
  • Dança;
  • Natação;
  • Judô.

Inclusive, é possível abrir uma academia somente de artes marciais, se o seu foco for trabalhar com a prática dessas atividades.

Nesse caso, sua academia seria especializada nesse segmento, contando com professores especializados.

Outra dica importante diz respeito ao uso de aparelhos de academia. É fundamental obter produtos que tenham qualidade para o seu público.

Lembre-se do diferencial que sua academia precisa obter e por isso, um local com aparelhos novos, bem higienizados e qualificados, agregam a sua academia.

Os principais aparelhos em uma academia, além dos de musculação, são cross over, bicicleta, esteira ergométrica ou eletrônica, dentre outros.

Quem pode auxiliar na compra dos melhores aparelhos para o seu negócio são os educadores físicos que trabalharão com você.

Agregue outras atividades

Para agregar ainda mais atividades, alguns empreendedores disponibiliza piscina para natação e hidroginástica. Porém, é possível incorporar também o pilates solo, que é uma técnica que tem crescido e que é procurada por muitas pessoas.

O pilates consiste na realização de atividades que buscam equilíbrio entre corpo e mente.

Os benefícios dessa atividade são vários como:

  • Promover o relaxamento;
  • Aumenta a tonificação muscular;
  • Ajuda no controle da respiração;
  • Aumenta a flexibilidade corporal assim como sua resistência;
  • Promove o alívio de dores;
  • Contribui para uma melhora na coordenação motora.

Sendo assim, diante de tantos benefícios, essa é uma atividade bastante procurada. O mais interessante é que ela pode ser realizada por vários públicos, desde gestantes até idosos.

Nesse processo de agregar novas atividades, agregar novos espaços pode ser fundamental.

A dica para sua academia obter um diferencial é incorporar também uma academia com espaço kids, para que as pessoas possam deixar seus filhos em segurança enquanto praticam as atividades físicas.

Essa é a forma também de obter um diferencial diante da concorrência e pensar no bem-estar do seu cliente.

A venda de produtos

Seu negócio também pode trabalhar com a venda de produtos para as academias, desde os próprios aparelhos, assim como um kimono feminino luta e até mesmo, a venda de produtos à base de proteína.

Quem faz academia e deseja ter um corpo equilibrado, precisa optar por uma boa alimentação, de preferência, com pouca gordura e bastante proteína.

Por isso, existem lojas específicas que comercializam produtos exatamente voltando-se a este público. Outra dica também é apostar no segmento de uma central de monitoramento CFTV para as academias.

Essa central de monitoramento, consiste na instalação de câmeras. Isso é fundamental para garantir a segurança do local além de monitorar mais facilmente o espaço.

Com isso, é importante realizar a instalação de câmeras e promover mais conforto e bem-estar tanto para quem pratica esportes, mas também ao empreendedor, que consegue gerenciar o seu negócio de forma mais fácil.