6 locais em SP que todo amante da cultura coreana deve conhecer

São Paulo é uma das cidades brasileiras que mais recebeu imigrantes ao longo dos anos, e isso a transformou em um microssomo de diversas culturas pelo mundo. A cidade, inclusive, é um prato cheio para quem é amante da cultura coreana.

Por isso, entre os lugares para viajar em SP, estão muitos locais que fazem referências e são representações dessas diferentes culturas. 

Desde o bairro da Liberdade, que reúne descendentes e imigrantes de diversos povos asiáticos, até o Bom Retiro, que é chamado de Little Seul, em uma referência à capital da Coreia do Sul, existem diversos locais imperdíveis e quase obrigatórios para visitação.

Conheça agora alguns dos locais imperdíveis para quem é amante da cultura coreana e quer se conectar ainda mais com ela!

Portal da Coreia

O bairro da Liberdade possui diversos locais que precisam ser visitados por quem é amante da culinária asiática, e um que se destaca é o Portal da Coreia, restaurante de churrasco coreano onde a comida é preparada pelo próprio cliente.

O restaurante é tão tradicional que já recebeu até mesmo estrelas e artistas sul coreanos — como é o caso do grupo de k-pop coreano BTS. Uma dica: chegue cedo, pois as mesas do local costumam ser ocupadas rapidamente, principalmente durante os fins de semana.

Endereço: Rua da Glória, 729 – Liberdade

Centro Cultural Hallyu

Localizado no Bom Retiro (a Seul brasileira, conhecida pela grande concentração de imigrantes coreanos), o Centro Cultural Hallyu foi inaugurado em 2016, com o objetivo de trazer um pouco mais da cultura coreana para seus visitantes.

Por lá, são promovidas exposições que retratam a riqueza dessa cultura, além de cursos de língua coreana e de k-pop, ritmo musical originário da Coreia do Sul que tem conquistado jovens pelo mundo todo.

Endereço: Rua Guarani, 149 – Bom Retiro

Snowfall

Quem gosta de sobremesas vai amar conhecer o Snowfall, local na Liberdade especializado no BingSu, sorvetes típicos coreanos que parecem flocos de neve. Com sua massa leve e textura fininha, o sorvete é vendido em diversos sabores, por exemplo:

  • Matcha;
  • Chocolate;
  • Manga;
  • Melão;
  • Maracujá.

Além desses pontos, ele é disponibilizado em diversos tamanhos, perfeitos para matar a vontade de comer doces de qualquer um.

Endereço: Rua dos Estudantes, 73 – Liberdade

Centro Cultural Coreano em São Paulo

Quem está passando pela Avenida Paulista, a avenida mais famosa de São Paulo, pode aproveitar e passar pelo Centro Cultural Coreano em São Paulo para visitar o local e conhecer um pouco mais sobre a cultura coreana.

Por lá, são realizados eventos e festas relacionados ao povo coreano, além de workshops sobre música e artesanato e da venda de livros e outros materiais relacionados à Coreia do Sul.

Endereço: Avenida Paulista, 460 – Bela Vista

Otugui

Mais um local para quem gosta de experimentar culinárias de diferentes locais, o Otugui é uma loja tradicional de produtos coreanos localizada no Bom Retiro.

Inaugurada em 1989, a loja vende não apenas produtos dessa cultura, mas também oferece comidas como Hek Buldak Bokkun Myun, um ramen extremamente apimentado, kimchis e sojus.

Endereço: Rua Três Rios, 261 – Bom Retiro

Next Bar Karaokê

Os karaokês são parte da cultura sul coreana, e não há nada melhor do que ir em um para experimentar um pouco mais das maneiras de entretenimento populares na Coreia do Sul.

Localizado no Bom Retiro, o Next Bar Karaokê oferece salas privativas onde grupos podem se reunir e se divertir cantando suas músicas favoritas durante horas em máquinas importadas diretamente da Coreia.

O local conta também com um bar e comidas típicas coreanas.

Endereço: Rua Salvador Leme, 278 – Bom Retiro

Texto: Gustavo Marques