Alimentos GrassFed e a vida mais sustentável

Ao nos interessarmos e buscarmos por uma vida mais sustentável, os alimentos saudáveis que fornecem os nutrientes necessários para a concretização do caminho da saúde devem fazer parte da equação. 

Dentro do conceito de que “somos aquilo que comemos”, torna-se necessário se atentar não só a sua dieta, mas também à dieta do animal de origem da sua alimentação. 

O que é GrassFed? 

Caracterizado com um termo que vem do inglês, GrassFed, em tradução literal, significa “alimentado com grama”. Este conceito abrange a maneira que o animal se alimentou, isto é, apenas com aquilo que é considerado parte da sua dieta natural.

Contudo, isso não significa que sua alimentação foi baseada apenas em grama, mas que excluiu grãos, como milho e soja. 

Dessa forma, alimentos considerados GrassFed são aqueles que possuem origem animal, o qual manteve uma dieta que certamente excluía:

  • Rações;
  • Cereais moídos;
  • Antibióticos;
  • Hormônios.

Pois bem, para facilitar o entendimento, continue a leitura! 

O que há de errado com a alimentação do gado? 

Assim como nós, o gado possui a sua alimentação natural, que diferente do que muitos acreditam, não se baseia em uma dieta onívora como a dos seres humanos e, sim, herbívora. 

Nesse sentido, o ditado “você é o que você come” também se aplica para o gado, que do ponto de vista histórico e evolutivo não deveria consumir grãos moídos. 

Contudo, é comum que isso aconteça, o que acaba não combinando com o seu sistema digestivo, que possui as características do grupo de ruminantes. 

Estes animais possuem o hábito de mastigar um bolo de comida que já havia sido parcialmente digerido, o que faz com que a ingestão de capins e outras plantas ocorra perfeitamente e de grãos moídos não. 

O que muda do GrassFed para a alimentação convencional? 

A alimentação convencionalmente dirigida para o gado consiste tipicamente em rações TMR. Este tipo de ração é composto por diversos tipos de grãos, pastagens, cereais fermentados e outros produtos de origem vegetal. 

Este tipo de ração é optado em face do oferecimento de diversos nutrientes de forma barata e, especialmente, pelo fato de estar disponível o ano todo. 

Um outro tipo de ração são as consideradas concentradas, que fornecem calorias, proteínas e outros nutrientes ao animal de modo mais condensado. 

Normalmente, este tipo de ração possui os mesmos ingredientes da ração TMR, mas sua fórmula acaba por focar em um tipo específico de nutriente para os fins necessitados, como engordar mais rapidamente. 

Assim, a dieta oferecida aos animais em regime GrassFed se torna muito diferente dos animais com alimentação convencional, o que acaba por proporcionar diferenças no produto final.

Os alimentos de origem de pasto possuem características e composição diferentes dos alimentos de gado confinado, fazendo com que, quando comparados, os alimentos GrassFed apresentem nutrientes em maior relevância e exibam uma menor quantidade de colesterol. 

Quais as vantagens de escolher produtos GrassFed? 

A princípio, vale mencionar que o regime Grass Fed implica em um maior respeito pelo ciclo de vida do animal, o qual vive de modo mais digno, saudável e livre nas pastagens. 

As fazendas que aderem ao projeto estão alinhadas ao conceito da sustentabilidade, se preocupando com a melhora da saúde das pessoas e com o bem-estar dos animais, ao se distanciarem do uso de antibióticos e hormônios. 

Por conta disso, as carnes e laticínios Grass Fed apresentam um baixo nível de colesterol e gordura, maiores quantidades de vitaminas, como as vitaminas E e A, assim como a inclusão de uma maior quantidade de gorduras benéficas.

Os gados criados a pasto possuem a capacidade de obter vitaminas de maneira mais eficaz em comparação aos gados confinados. 

Sendo a presença da vitamina A significativa devido a sua ação antioxidante e os benefícios que proporciona para a saúde da visão, reprodução, divisão e diferenciação celular. 

Já a vitamina E também atua como um poderoso antioxidante de modo a combater radicais livres que são prejudiciais ao organismo. Desse modo, são apresentadas diversas vantagens à saúde em face do teor reduzido de colesterol e de hormônios. 

A presença do ômega 3, um ácido graxo, aplica um impacto positivo na saúde, de modo a reduzir a inflamação do organismo, que muitas vezes se encontra neste quadro pela associação de outras doenças, como diabetes, doenças neurológicas, entre outras. 

Assim, dentro das vantagens de consumo de produtos GrassFed, pode-se apontar: 

  • Alimentação sustentável; 
  • Alimentos com maiores níveis de antioxidantes e vitaminas; 
  • Maior respeito aos animais; 
  • Prevenção de doenças; 
  • Redução do colesterol.

Caso se interessou pelas informações trazidas, siga a leitura e veja onde encontrar os produtos em questão. 

Onde posso encontrar produtos GrassFed? 

Apresentando diversos benefícios, a procura por produtos GrassFed tem crescido cada vez mais e se tornado uma exigência dos consumidores. 

Muitas empresas atualmente possuem este cuidado com os seus clientes, de modo a disponibilizarem produtos que respeitam a sustentabilidade ao adquirirem sua matéria-prima que proporciona um efeito benéfico à saúde das pessoas. 

A Ghee, manteiga clarificada da Puravida, é um exemplo disso. Sendo um dos produtos mais notáveis da natureza, a manteiga GrassFed é originada de vacas que vivem soltas, se alimentando e vivendo de forma natural, de modo que o produto final seja bom para o funcionamento intestinal, sem lactose e sem glúten. 

Além disso, diversas são as opções de sabores de Whey Protein GrassFed que você encontra na Puravida, que garantem que a proteína integral e concentrada do soro do leite é proporcionada por vacas que são criadas soltas e alimentadas a pasto, sem ração transgênica, hormônios ou antibióticos. 

Este post foi escrito especialmente para o blogs Business Connection e é mais uma iniciativa da Puravida em seu propósito de apresentar os benefícios da prática de um estilo de vida saudável.