Aumento da demanda por internet

Você notou que as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet? Isso é um reflexo da acessibilidade à tecnologia, que vem aumentando conforme os anos passam e pela presença de novos dispositivos em nossas vidas. Mas, o que isso significa e por que acontece?  

Vamos investigar e discutir um pouco sobre esse assunto, que para alguns chega até a ser polêmico!

Por que a demanda de internet tem aumentado?

Dos anos 2000 para cá, muita coisa mudou. Antes a Internet era difícil de acessar e limitada a residências com maior poder aquisitivo, além de empresas, claro. A conexão era discada e as famílias priorizavam o acesso em horários de menor tráfego. Ficar horas na internet era algo caro e fora de cogitação para quem não tinha dinheiro sobrando ou realmente precisava disso.

A tecnologia evoluiu e o acesso à Internet (como o rádio enlace profissional) se tornou cada vez mais democrático. Com a chegada da banda larga e os dispositivos móveis, praticamente qualquer pessoa pode acessar os sites que deseja, se informar e se divertir. Se no final dos anos 90 a Internet já parecia um ambiente gigantesco, agora é um universo infindável.

Não dá para discutir: a Internet cativa as pessoas. Poder acessar qualquer informação em um piscar de olhos é algo muito atraente, seja para as gerações atuais, que prezam por cada vez mais agilidade, ou para os mais velhos, que tinham de passar horas procurando em bibliotecas e lendo livros para absorver algo que hoje pode ser consumido em minutos.

As opções para entretenimento também são muitas. É possível jogar, assistir filmes e séries e até conversar com amigos, não importa onde eles estejam. Diversão instantânea e muitas vezes gratuita faz com que a demanda pela Internet aumente, e conforme mais pessoas podem acessá-la, mais tecnologia e investimentos devem ser empregados por parte dos provedores. 

Como as empresas têm se beneficiado do aumento da demanda por internet?

O aumento na demanda pela internet traz vários benefícios a todo tipo de empresa. Os provedores, é claro, são os maiores beneficiários, já que vendem cada vez mais serviços e produtos, conforme a demanda aumenta. Contudo, a democratização no acesso da internet cria um ambiente virtual para empresas atuarem e trabalharem sua publicidade, que é consideravelmente mais barata do que a tradicional.

Conforme a demanda pela internet aumenta, as empresas que trabalham digitalmente podem aproveitar mais oportunidades de negócio. As pessoas estão comprando mais pela internet. Em 2020, o e-commerce cresceu mais de 78%, segundo pesquisa. Isso demonstra mais confiança por parte do consumidor, e até mesmo roupas e equipamentos eletrônicos já fazem parte da rotina de quem compra pela internet. O aumento de apps de delivery também fortalece o mercado digital, já que cada vez mais restaurantes e comércios em geral oferecem opções de entrega a preços bastante razoáveis.

Quem não trabalha com venda de produtos e serviços na internet ainda pode aproveitar os benefícios do marketing e publicidade digital. É importante ressaltar que esse tipo de divulgação é muito mais barato que a publicidade tradicional, seja no rádio, na TV ou em revistas e jornais. É possível alcançar as pessoas certas e investir valores bastante específicos, o que torna toda a estratégia mais eficiente e bem direcionada.

Já os provedores de internet têm de se adaptar à nova era de consumo digital. Se há 20 anos forneciam discadores que tornavam o acesso possível, hoje se tornam cada vez menos populares pelo termo “provedor”. Em contrapartida, oferecem uma gama de soluções para facilitar a vida do consumidor, especialmente empresários, como antivírus gratuito, servidor de e-mail dedicado, armazenamento em nuvem, entre outras. Isso garante a permanência dos provedores no mercado para além do fornecimento da conexão à Internet e dá espaço a nomes não tão populares, mas que oferecem serviços de alta qualidade.

Então, é fácil concluir que o mercado é muito favorecido pelo aumento da demanda por internet. As pessoas querem consumir mais, interagir mais, trabalhar melhor e se divertir sempre. Por isso, os provedores de internet precisam continuar trabalhando duro para aprimorar sua infraestrutura e fornecer conexões de alta qualidade, com boas velocidades e baixa latência.

Como a pandemia influenciou o aumento da demanda por internet?

Diante de tudo isso, é possível imaginar que a pandemia teve um grande impacto no consumo de internet, não é mesmo? Isso aconteceu em todo o mundo, levantando algum grau de preocupação entre os gigantes da tecnologia, especialmente em termos de streaming. Felizmente, a infraestrutura das empresas conseguiu dar conta da demanda e não foram relatados maiores problemas relacionados à interrupção ou lentidão nos serviços.

Segundo uma matéria do Olhar Digital, publicada em 2021, o consumo de internet dobrou durante a pandemia.

Como as pessoas ficaram mais tempo em casa entre 2020 e 2021, o consumo de internet aumentou. Seja para trabalhar ou se divertir, a internet se tornou ainda mais indispensável, tendo diversos dispositivos conectados simultaneamente, como celulares, tablets, computadores, notebooks, consoles de videogame e até eletrodomésticos e outros itens inteligentes, incluindo wearable devices.

Com famílias inteiras conectadas ao mesmo tempo, cresceu a demanda por maiores velocidades, baixa latência e conexões mais robustas. Isso traz uma oportunidade muito interessante para prestadores de serviços de internet, que apesar de não terem o mesmo renome das gigantes no setor de telecomunicações, apresentam também um menor número de reclamações e descontentamento, além serem capazes de fornecer serviços de qualidade, mesmo que com foco regional.

É o momento de os provedores de internet investirem para melhorar sua infraestrutura e mostrarem que estão prontos para acompanhar a crescente demanda por internet. É um período decisivo para a entrada de novos players em um mercado tão preso a empresas antigas e fusões, possibilitando o crescimento e a criação de novos negócios.

Não sabe por onde começar? Conheça a Wi2Be. Somos especialistas em soluções wireless para provedores de Internet! Vamos conversar e conhecer seu projeto. Assim, podemos determinar as melhores ações para aprimorar sua infraestrutura e possibilitar uma oferta de serviços cada vez mais moderna e robusta.