Como escolher o nome para a sua empresa

Uma das melhores coisas de começar seu próprio negócio é poder escolher um nome para si mesmo. Mas não é tão simples quanto você imagina. É algo que você precisa acertar, não apenas por razões legais, mas para criar a impressão certa.

Este artigo mostrará como escolher o nome certo e o que você terá que fazer para garantir que está seguindo as regras oficiais, seja se tornando um comerciante individual ou uma empresa limitada.

Ao escolher um nome de empresa, tenha em mente que ele funcionará como a primeira impressão do seu negócio. Você quer que seu nome transmita o sentimento e a mensagem certos.

1. Siga as diretrizes de nomenclatura do seu estado

Se você planeja formar uma entidade comercial, como uma corporação ou empresa de responsabilidade limitada, as leis de seu estado o impedirão de usar um nome que outra entidade comercial em seu estado já esteja usando.

Em alguns estados, você também não pode usar um nome que seja enganosamente semelhante ao nome de outra entidade comercial.

2. Não escolha um nome muito parecido com o nome de um concorrente

Enquanto você procura um nome exclusivo, fique de olho nos concorrentes que estão usando nomes semelhantes ao que você deseja. Evite nomes comerciais que possam confundir sua empresa e outro tipo de empresa semelhante em sua área geográfica. 

Na pior das hipóteses, a outra empresa pode acusá-lo de violação de marca registrada e você pode se ver lutando contra uma ação judicial. Mas mesmo que isso não aconteça, você quer que sua empresa tenha sua própria marca e identidade, e ser confundido com um concorrente raramente é uma coisa boa.

Você pode iniciar sua investigação fazendo uma pesquisa geral na Internet para empresas com nomes semelhantes. Você também pode pesquisar no banco de dados do US Patent and Trademark Office nomes que foram registrados como marcas comerciais. Ao pesquisar, verifique as grafias e abreviações alternativas.

3. Escolha um nome que as pessoas possam soletrar e pronunciar

Basta considerar quantas vezes você terá que fornecer seus detalhes por telefone! Agora pense no nome da sua empresa em potencial. É fácil de pronunciar? As pessoas vão entender o que você está dizendo? E é fácil de escrever? Tente escolher algo fácil de falar e escrever.

As pessoas que têm nomes longos, difíceis de pronunciar ou de soletrar tendem a se cansar. E embora isso possa ser irritante para um indivíduo, pode ser mortal para uma empresa.

Atenha-se a palavras simples e memoráveis ​​e não fique bonitinho com sua ortografia ou use siglas difíceis de lembrar.

4. Torne seu nome amigável à Web

Provavelmente, você terá um site e uma página no Facebook para sua empresa. Sua empresa também pode estar ativa em outras plataformas de mídia social. 

Faça sua pesquisa e descubra se você pode obter um nome de domínio que corresponda ao nome da sua empresa, bem como contas de mídia social em seu nome.

Para nomes de domínio, o melhor é simples e memorável. Uma ortografia incomum ou um nome longo pode parecer ótimo para você, mas pode dificultar que clientes em potencial o encontrem on-line ou digitem seu nome com precisão em um e-mail.

5. Seja memorável, mas não muito original

Idealmente, você poderá obter proteção de marca registrada para o nome da sua empresa. Mas para pequenas empresas, isso pode ser complicado.

Nomes genéricos ou geográficos de empresas como “Melhores Encanadores” ou “Chicago Pizza” podem ser ótimos para atrair clientes, mas eles não podem obter proteção de marca registrada. 

Por outro lado, os nomes que criam as marcas mais fortes são compostos por nomes como “Xerox”, que podem deixar os clientes potenciais de uma pequena empresa coçando a cabeça.

Tente encontrar um equilíbrio escolhendo um nome que seja único e criativo, mas que ainda descreva a qualidade do seu negócio.

6. Escolha um nome consistente com sua marca

O que diferencia sua empresa de seus concorrentes? É uma localização conveniente? Grande seleção? Ótimo atendimento ao cliente? Conhecimento e perícia? Quem é o seu cliente ou cliente ideal?

Antes de escolher um nome comercial, descubra pelo que você quer ser conhecido. E então escolha um nome que reflita essa qualidade. 

Concluir

E é assim que você escolhe um nome comercial. Você precisará fazer isso antes de qualquer outra coisa, porque se você estiver abrindo uma conta comercial, eles desejarão ver um papel timbrado com o nome e o logotipo da sua empresa impressos nele. Além disso, se você estiver informando a Receita Federal do seu novo negócio, eles também precisarão saber.