Como fazer o Cancelamento de um Cartão de Crédito?

Vamos aprender na matéria de hoje como fazer um cancelamento de um Cartão de Crédito da forma correta. Acompanhe o artigo abaixo e domine o assunto!

O cartão de crédito é uma ferramenta de compras super comum. Nesse sentido, boa parte dos brasileiros possui ao menos um cartão.

No entanto, muitas vezes é necessário solicitar o cancelamento desse produto, seja por economia ou por necessidade extrema. Confira algumas dicas bacanas sobre o assunto e veja detalhes sobre o tema abaixo. Confira e tenha uma excelente leitura!

Afinal, como fazer o cancelamento de um Cartão de Crédito?

Para solicitar o cancelamento de um Cartão de Crédito o processo é relativamente simples. Nesse sentido, você deve entrar em contato com a operadora do seu cartão e pedir o cancelamento.

Dessa forma, é possível fazer isso de forma online em, alguns casos, você ligar para central de atendimento do seu cartão.

Vale a pena ressaltar que apenas o titular do cartão pode solicitar o seu cancelamento.

Ademais, veja abaixo como proceder caso você tenha contas em aberto no cartão e até mesmo cartões adicionais no seu nome. Continue conosco!

E as compras parceladas que tenho no cartão?

Se você possui compras parceladas no seu cartão, o ideal é que você quite essas dívidas ou converse com operadora do cartão para garantir como será o envio das faturas remanescentes.

Desse modo, mesmo após o cancelamento do produto lembre-se que tudo o que você comprou precisa ser pago independentemente de você ter ou não o cartão em mãos.

Assim sendo, as dívidas precisaram ser quitadas para que o seu nome não fique negativado, combinado?

Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

Dicas importantes para o cancelamento ocorrer sem dor de cabeça

Ao passo que você sabe como cancelar o seu cartão de crédito, veja abaixo algumas dicas muito simples, mas super importantes, que vão te ajudar a realizar esse processo sem dor de cabeça e sem nenhum contratempo desagradável. Acompanhe!

Alinhe esse cancelamento com os cartões adicionais e avise a todos

Se você possui cartões adicionais que estão com os seus filhos, cônjuge ou até mesmo com um familiar próximo, o ideal é que você avise a essas pessoas que realizou o cancelamento do cartão e, consequentemente, o cancelamento também dos cartões adicionais.

Esse tipo de comunicação é fundamental para evitar discussões e até mesmo constrangimentos na hora da pessoa fazer uma compra e não conseguir realizar o pagamento com o cartão.

Guarde os comprovantes

Sob o mesmo ponto de vista, é muito importante que você guarde todos os comprovantes e protocolos que atestam o cancelamento de um cartão de crédito.

Assim, isso é importante uma vez que evita que em um futuro próximo a operadora do cartão afirma que você não solicitou o cancelamento do mesmo.

Se você está passando por dificuldades, recuse novos cartões!

Se você está em uma bola de neve ou está saindo das dívidas, é essencial que não aceite outro cartão de crédito.

Nesse sentido, sempre que realizamos o cancelamento de qualquer cartão é comum que a empresa ofereça outros cartões com anuidade mais baixa ou até mesmo com algum programa de recompensas.

No entanto, principalmente diante do atual cenário econômico brasileiro, quem está endividado precisa se controlar e evitar ao máximo gastos desnecessários. E, claro, novos cartões de crédito.

Destrua o cartão físico!

Por fim, indicamos também que você destrua o cartão físico após realizar o cancelamento do mesmo.

Isso porque você não vai correr o risco de solicitar a reabertura do cartão e isso também vai evitar que você não tenha gastos com o cartão de crédito.

Vale a pena salientar o que sempre falamos em nosso portal: o cartão de crédito não é um vilão.

Desse modo, se trata de uma excelente ferramenta de compras, principalmente para quem curte fazer aquisições inteligentes.

Além disso, este cartão pode te ajudar muito em momentos de apuros ou para te socorrer diante de um imprevisto.

No entanto, entender sobre saúde financeira e economia é importante e fundamental para evitar o endividamento e que você entre em uma bola de neve.

Hoje te mostramos como fazer cancelamento de um Cartão de Crédito. Leia mais sobre cartões aqui no nosso site.