Como funciona um streaming de jogos?

Se você é um fã de games e de e-sports não pode deixar de conhecer os produtos que oferecem streaming de jogos. Da mesma maneira que outros serviços desse tipo que se voltam aos filmes e músicas, ele oferece acessos online a qualquer momento, de acordo com a demanda do cliente.

Essa é uma área que apresenta pleno desenvolvimento. Afinal, note que os jogos online, tanto pelos celulares e computadores, ganham cada vez mais adeptos. Além disso, ante o constante desenvolvimento de novos games, essa é uma maneira de ficar a par das novidades.

São diversos, hoje, os serviços que oferecem o streaming de jogos. Para que você as conheça e saiba qual escolher de acordo com suas preferências, separamos abaixo uma série de informações sobre tais plataformas. Por isso, não deixe de conferir.

O que é um serviço de streaming?

Os serviços de streaming são diversos. Eles se referem à disponibilização de catálogos de conteúdos online aos seus clientes. Dessa maneira, basta acessar a plataforma a qualquer momento e, assim, escolher o que se deseja ouvir, ver ou jogar.

Isso, pois dentre os serviços mais famosos desse tipo estão os de músicas e conteúdos em áudio. Igualmente, os de vídeos, séries e filmes. Além deles, também existem serviços sob demanda para livros e, para fechar a nossa lista de jogos.

Independentemente de qual for o tipo de streaming, há uma característica que sempre estará presente. Para o seu funcionamento e acesso aos conteúdos é necessário ter conexão com a internet. Afinal, sua disponibilização se dá online.

Por outro lado, alguns desses serviços oferecem a possibilidade de download prévio do conteúdo para que haja acesso offline. 

O que é streaming de jogos?

Agora que você já sabe como funcionam os streaming diversos, cabe entender como é o funcionamento dos que são específicos para jogos. Nesse caso, a plataforma deixa inúmeros games à disposição dos consumidores.

Assim, o assinante do serviço pode entrar nele, geralmente com login, e depois escolher qual é a opção que deseja jogar. Cabe lembrar, contudo, que algumas plataformas cobram à parte por alguns jogos.

Essa é uma ótima forma de ter acesso a diversos tipos de entretenimento. Para quem é apaixonado pelos esportes online, ou eSports, pode se aproveitar de todas as novidades. Igualmente, pode escolher jogar individualmente ou em jogos coletivos com pessoas do mundo todo.

Outra questão importante do streaming de jogos é que o valor dos games é muito mais modesto. Ou seja, independentemente se a plataforma inclui os jogos junto ao valor da mensalidade ou os cobra à parte, seu valor é mais baixo do que o de mercado.

Isso significa, então, que se torna mais barato jogar por uma dessas plataformas do que contratando serviços à parte ou comprando a licença de jogos.

Por fim, destaca-se que os streaming de jogos não exigem, necessariamente, que você tenha um computador ou notebook gamer. Eles permitem o acesso por celular ou desktop normal e, por isso, são mais inclusivos.

Quais as melhores plataformas de streaming de jogos?

Após conhecer o que são e como funcionam as plataformas de streaming, resta conhecer quais são as de maior destaque no mercado. Veja as que separamos para você e não deixe de experimentá-las.

Google Stadia

Essa é a plataforma de streaming de jogos que pertence ao Google. Ela surgiu em 2019 e desde então faz muito sucesso com o público gamer. Seu acesso pode ocorrer por diversos sistemas, como Windows, Linux, Mac, ChromeOS e Chromecast Ultra.

Ainda, está disponível para alguns celulares Android, o que facilita muito o seu acesso. Outra característica de destaque desse serviço é que ele permite acesso gratuito à plataforma, porém com pagamento para uso dos jogos.

Por outro lado, oferece uma nova opção. Nesta, o usuário assina uma mensalidade com o streaming de jogos. Ela é de US$ 9,99 ao mês. Aqui, então, o cliente possui acesso sem valor adicional a um catálogo de games com renovação constante.

Nvidia GeForce Now

O segundo dos serviços de streaming de jogos que se destaca é o Nvidia, cujo lançamento ocorreu ainda em 2020. Ele permite acesso por outros serviços de jogos para computador, como é o caso da Steam e Origin.

Nessa hipótese o cliente paga pelo acesso à plataforma. Ou seja, ela garante tão somente o streaming, que é o acesso aos jogos de forma online. Contudo, o cliente deve pagar por cada um dos games que escolher.

Mesmo nesse caso, vale lembrar que o valor costuma ser menor para consumos desse modo do que com a compra individual das licenças.

xCloud

O último serviço de streaming de música que trazemos é o xCloud ou Microsoft Game Pass Ultimate Streaming. Ele custa 15 dólares ao mês. Nesse valor estão inclusos o acesso à plataforma, bem como o uso (sem valor adicional) de mais de 100 jogos. O acesso pode ocorrer, aliás, pelo Xbox ou pelo computador.