Como montar um coworking comercial: 6 dicas para ganhar dinheiro

Funcionários discutindo em um coworking comercial

Neste mundo em constante mudança das configurações do local de trabalho, você pode ter ouvido falar ou testemunhado seus amigos empreendedores escolhendo os espaços de coworking como seu escritório.

Deve ter muitas perguntas em mente para fazer:

“Como um espaço de coworking funciona, e ganha dinheiro?
“Com o que devo me preocupar

O que é espaço de coworking?

O espaço de coworking é um modelo de prestação de serviços que permite que pessoas, sejam elas freelancer, trabalhadores flexíveis, empresários etc… trabalhem de forma independente ou colaborativa em um espaço de escritório compartilhado.

Mesmo sendo um espaço de escritório compartilhado, um espaço de coworking proporciona um ambiente que simula o ambiente encontrado em um empreendimento estabelecido.

Além de ser um espaço de escritório compartilhado, os espaços também servem como um local para realizar workshops relevantes, conferências e muito mais.

Como o espaço de coworking ganha dinheiro?

Ao contrário de outros espaços de escritório, o modelo de negócios do espaço de coworking é um pouco diferente. Um espaço de coworking é uma startup em si mesma que vem atrapalhando o cenário de mercado existente.

Não só ganha dinheiro na forma de aluguéis, mas também ampliou suas filiais para outras fontes de receita, como parcerias e associações.

1. Alugando a infraestrutura do escritório de coworking

Assim como um local de trabalho normal, um espaço de coworking tem um número definido de estações de trabalho que aluga para indivíduos e equipes. Esse aluguel das estações de trabalho atua como a principal fonte de receita para a maioria dos espaços de coworking.

Além das estações de trabalho dedicadas, muitos espaços também oferecem cabines dedicadas para aluguel. Muitos deles também oferecem uma opção de aluguel flexível, onde oferecem soluções à la carte aos usuários.

2. Aluguel de Espaço de coworking

Muitos espaços de coworking com salões e salas de reuniões disponíveis também alugam esses espaços para eventos como conferências, seminários, workshops de formação, etc.

Eles cobram uma taxa nominal quando comparados a outras alternativas de uso intensivo de recursos e também oferecem instalações adequadas para sediar tais eventos.

3.Endereço fiscal de coworking

Alguns espaços de coworking até adicionam endereço fiscal ao seu modelo de negócios. Como o Beework que oferece em diversas cidades, mas o mais popular é o endereço fiscal em Jundiaí. Um escritório virtual é um endereço de trabalho premium que a empresa usa para listagens, e-mails e pacotes, enquanto a equipe trabalha em casa.

Um escritório virtual é uma benção para empreendedores que gostam de trabalhar em casa, mas precisam de um endereço de aparência premium dedicado para sua startup.

4.Marketing

Existe muita diversidade em termos de tipos de empresas, estrutura de trabalho e funcionários em espaços de coworking, algumas empresas B2B costumam usar esses espaços para atividades promocionais.
Mesmo workshops ou treinamentos realizados em espaço servem como meio de divulgação de um produto e se tornam fonte de receita.

5.Assinatura especial

Todo empreendimento de produto em algum ponto do tempo introduz recursos e facilidades que podem ser aproveitados pagando alguma quantia.

A associação Premium é uma taxa única geralmente cobrada anualmente e dá acesso a instalações de letreiros. Essa forma de geração de receita também garante fidelização.

6.Parcerias

Como há uma infinidade de tarefas que estão sendo feitas sob o mesmo teto, fica mais fácil para os investidores e membros se comunicarem.

As ligações estratégicas com investidores-anjo ou capitalistas de risco levam a um aumento na receita e também na popularidade entre as massas.