Como tirar a umidade das paredes?

Os locais úmidos são perfeitos para a proliferação de fungos e a aparição do mofo. Essa questão não envolve apenas um problema estético nas paredes das casas e apartamentos, pois pode pôr em risco a saúde dos moradores.

Quando ignorada, uma parede úmida pode causar problemas na estrutura da casa, mas, o maior risco, com certeza está nas doenças respiratórias. Crianças e adultos podem desenvolver crises constantes de rinite, bronquite e asma devido ao mofo.

O primeiro passo para evitar o problema é manter a casa ventilada. Porém, é importante ter outros cuidados e remover a umidade logo que identificá-la em qualquer cômodo do seu lar. Veja agora dicas para fazer isso.

Identifique a causa da umidade

Remover a umidade não vai resolver o problema, apenas é uma solução temporária e logo o mofo vai voltar a aparecer por ali. Portanto, você precisa identificar a causa. Pode envolver desde vazamentos e infiltrações, até a falta de circulação de ar pela casa.

Outro caso comum envolve as calhas. Por isso, é importante que estejam instaladas corretamente e sejam limpas com frequência, para evitar o acúmulo de água próxima às paredes, mesmo que externas.

6 dicas práticas para remover umidade da parede

Encontrou uma parede mofada e com muita umidade em sua casa? Após identificar a causa, veja o que fazer para remover o mofo.

Cloro e água sanitária

O primeiro passo é limpar a parede com cloro e água sanitária. Você pode colocar produtos com cloro em uma esponja e esfregar sobre a área afetada. 

Em seguida, borrife um pouco de água sanitária e deixe agir. Não se assuste se um pouco da tinta sair, a ideia é refazer a pintura depois.

Água sanitária e sabão neutro

Quando a parede não está tão mofada e tem poucos sinais de umidade, a mistura de água sanitária com sabão neutro pode ajudar. Para isso, aplique diretamente na parede, pode usar um borrifador. Em seguida, esfregue com a ajuda de uma esponja. 

Lixa de parede

A lixa de parede vai retirar os restos da tinta e qualquer resquício de umidade que tenha ficado. Pode esfregar sem medo e, caso a parede esteja descascando, use também uma espátula para te ajudar.

Impermeabilizante

Quando a umidade vem do solo ou de algo que não pode ser mudado, como a parede posicionada perto de uma calha, é preciso aplicar impermeabilizante. 

No segundo caso, é importante que o produto seja utilizado dos dois lados da parede, antes mesmo da aplicação da tinta.

Massa corrida

Após a secagem do impermeabilizante é preciso passar massa corrida na área afetada pela umidade. Para manter a parede com cor homogênea, o ideal é passar o produto por toda sua extensão, por exemplo:

  • Cantos;
  • Rodapés;
  • Locais altos;
  • Meio;
  • Entre outros pontos.

Nesta etapa, se você sentir dificuldade em usar a massa corrida, vale contratar um profissional.

Tinta antimofo

Por último, depois que a massa corrida estiver seca, aplique tinta antimofo. São produtos próprios para ambientes mais úmidos e vão evitar que a parede sofra com a umidade. 

A boa notícia é que existem várias cores disponíveis, então, você pode escolher a que mais te agradar.

Como evitar a umidade em casa

Agora que você já aprendeu como tirar a umidade da parede, veja algumas dicas para evitá-la em seu lar:

Mantenha a casa ventilada

A maneira mais prática de evitar a umidade é manter uma boa ventilação na casa. Abra portas e janelas e deixe os ambientes arejados.

Deixe o sol entrar

O sol e a iluminação natural também previnem a umidade e o mofo. Deixe que os raios solares entrem na casa. Então, mais do que abrir portas e janelas, lembre-se de manter as cortinas também abertas.

Impermeabilize paredes

Paredes com mais risco de lidarem com a umidade devem ser impermeabilizadas. Assim, você evitará o problema. Preferencialmente, aplique o produto em ambos os lados.

Cheque móveis, encanamento e calhas

Móveis podem mofar enquanto o encanamento e as calhas apresentam problemas com o tempo. É absolutamente normal e isso pede uma troca ou manutenção. A cada seis meses, dê uma vistoria geral na casa e confira se está tudo bem.

Desencoste móveis das paredes

Móveis encostados nas paredes prejudicam a ventilação e iluminação. Desencoste-os das paredes, ao menos para fazer a limpeza, e deixe o espaço arejado.

Texto: Gustavo Marques