Aliar a segurança à redução de custos, é possível quando o assunto é o uso de tecnologias e novas formas de monitoramento.
Sejam prédios comerciais ou residenciais, inserir um controle de entrada é fundamental para a manutenção da segurança de todos os que circulam neste ambiente.
Pensando nisso, hoje estão disponíveis no mercado diferentes tipos de controles de acesso, tornando possível uma automatização mais eficaz, com menores custos e ainda mais segura das portarias.
Recurso humano e monitoramento
Dentre as atribuições de um porteiro para indústria estão a segurança patrimonial, acesso e saída de pessoas, controle de acesso de cargas, dentre outros.
Ao reduzir os custos com pessoal, uma das opções é a contratação de serviços terceirizados, o que garante o alinhamento entre qualidade e despesas, situação ideal para uma empresa.
Nesse contexto, a contratação de uma empresa que oferece esse serviço, possibilita que o porteiro seja instruído para não apenas controlar o fluxo de pessoas, mas também o controle de circulação de materiais e equipamentos.
Na terceirização desse setor, os profissionais responsáveis também serão capazes de prestar orientação, atender solicitações de informações.
Além de executar serviços de guarda e atender telefonemas, para sanar essas demandas diretamente da portaria. Dentre os benefícios de contratar esse serviço ,estão:
- Redução com gastos de pessoal;
- Otimização do trabalho;
- Serviço especializado;
- Treinamento prévio;
- Maior produtividade.
Algumas empresas ainda treinam os terceirizados, para atendimento às situações de emergência. Tornando o profissional completo e multifacetado.
Em relação aos encargos trabalhistas, essa opção entrega deixa a cargo da prestadora de serviços, responsabilidades como benefícios trabalhistas, passivos trabalhistas, seleção e treinamento, entre outros.
Ou seja, o porteiro terceirizado será um funcionário propriamente dito da empresa contratada, para prestar aquele serviço e toda a demanda por preparo daquele profissional será de responsabilidade da prestadora.
Além das vantagens já citadas, um benefício fundamental para a gestão da empresa que precisa contratar, é a possibilidade de focar seus esforços apenas para a sua atividade em si.
Administradores de empresas, sabem quanto é desgastante lidar com áreas que não dizem respeito às ações do negócio, mesmo que fundamentais para o seu desempenho.
Dessa forma, ao contratar os serviços, a companhia consegue se ver livre para acompanhar de forma mais efetivas questões mais fundamentais para o seu desempenho no mercado.
Tecnologia e inteligência no monitoramento
Para quem busca uma solução para aliar o nível de segurança e reduzir ainda mais os custos por meio da tecnologia, a principal promessa é a portaria remota ou virtual para o monitoramento.
A ideia é substituir porteiros presenciais por agentes que, remotamente, abrem e fecham porões e garagens, além de estarem de vigilância 24 horas por meio de câmeras e internet.
Sem o serviço de portaria locada no ambiente, a empresa consegue dispensar o porteiro, pagando, ao invés disso, uma firma prestadora de serviço de portaria virtual para o monitoramento.
Hoje, com as melhorias tecnológicas e da internet banda larga, o sistema de portaria virtual se apresenta com as melhores condições, tanto técnicas como de infraestrutura, entregando o que se propõe de fato.
Essa realidade traz aos contratante mais eficiência e menos vulnerabilidade ao serviço, transformando-o em uma proposta mais acessível e viável não apenas para estabelecimentos comerciais ou industriais.
Mas também para condomínios residenciais. Alguns equipamentos, porém, são imprescindíveis como sistema de biometria, sistema de internet com redundância, câmeras, gerador ou sistema de nobreak, botão de pânico, backup das imagens, entre outros.
A implantação de todo o material, pode levar até um mês. Isso porque, depois da instalação, deve-se ter ainda um período teste.
Nesse momento, um funcionário fica alocado por cerca de 15 dias, para orientar e dar o suporte necessário à empresa.
Além disso, ele também será responsável por realizar o cadastro de todos em um banco digital. Pensar nas melhores realidades para oferecer menor custo, mas sem comprometer a qualidade da empresa, é um papel fundamental dos gestores.
Essa é uma alternativa que garante que um investimento imediato seja rapidamente visto como bom custo-benefício.
Oferecendo maior qualidade e eficiência, as empresas têm hoje a possibilidade de ter o que há de melhor no mercado.
E oferecer para potencializar ainda mais os negócios, mesmo que nas consideradas menos importantes para a cadeia produtiva, como é o caso das portarias.