Conheça aqui algumas estratégia de negócios e marketing digital!

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O marketing digital trouxe mudanças revolucionárias ao cenário de negócios pela internet. Desde a gestão do tráfego pago, passando pelas redes sociais e chegando ao tráfego orgânico, o mundo dos negócios muda constantemente e quem não se adapta acaba ficando para trás.

Com isso, os gerentes de marketing viram surgir diversas funções para agregar o time, como prospectores de leads, analistas de tráfego, gestores de linkbuilding, etc.

E a pandemia de Covid-19 mostrou que o mundo não pode parar, independente de tudo estar em lockdown. Devido à interrupção nos negócios e restrições de movimentação, 64% das empresas tiveram escassez de suprimentos e de matéria prima.

Com isso, uma em cada 5 pessoas ou cerca de até 35% das empresas procuraram diversificar suas vendas e seu marketing através do online, coisa que para muitos antes era uma prática impensável.

Pelo contrário, muitas empresas abraçaram o trabalho remoto e nem cogitam mais voltar ao modelo de negócio anterior. Com isso, a criação de sites e de campanhas de marketing digital tornou-se uma ferramenta essencial para que milhares de empresas sobrevivessem à pandemia.

BUSCA PELO MARKETING PERSONALIZADO

Um dos caminhos que mais apresenta resultados é conhecer e compreender seus consumidores para poder oferecer a ele exatamente o que ele procura. Com isso, esse consumidor se identifica com sua marca.

Um mercado que teve um crescimento gigantesco foi o de Redes Sociais. Para muitos, elas se tornaram a principal (ou única) forma de comunicação e proximidade com os clientes. E com muito mais gente ociosa por conta da pandemia, os usuários e o acesso a esse conteúdo foi cada vez maior.

Mas não basta investir em Social Media. O novo marketing digital pós pandêmico exige conexões humanizadas. 

Um olhar empático e um atendimento atencioso é a fórmula mágica que pode gerar relacionamentos mais sólidos, pois diante do cenário caótico que vivemos, o consumidor deseja mais gentileza e atenção.

Uma coisa é certa. Alguns princípios se destacaram e outros novos caminhos estão determinando o destino do marketing digital em tempos de pós pandemia. São eles:

  • Os conteúdos interativos vêm crescendo e se fortalecendo
  • Redes Sociais como Tik Tok e Reels ganharam maior visibilidade e relevância
  • As lives e vídeo marketings se consolidaram como experiências humanizadas
  • A análise de métricas de performance e conteúdo foram ainda mais importantes do que nunca
  • Os podcasts ganharam um novo olhar e começaram a ser utilizados por diversas empresas
  • A inteligência artificial ganhou destaque e os chatbots e atendimentos virtuais aumentaram as perspectivas de um atendimento à distância com melhor qualidade.

SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA O NOVO NORMAL?

A consolidação do marketing digital era visível, o ambiente online evoluiu muito ao longo dos anos, mas é inegável a aceleração que a pandemia de Covid19 proporcionou nesse nicho de mercado.

Qualquer empresa de prestação de serviços conseguiu continuar operando mesmo em home-office, desde que apostasse mais nas redes sociais e no tráfego do site como estratégias de venda.

Por exemplo, uma empresa de telas de proteção conseguia vender seus produtos e agendar suas instalações para pessoas que estivessem dispostas a aproveitarem o tempo parado em casa pela pandemia para ajustar algumas coisas.

Muitas pessoas fizeram reformas, arrumaram aquelas coisas que não tinham tempo de resolver no dia a dia, pois do dia para a noite se viram obrigados a ficar em casa por tempo indeterminado.

Os novos hábitos do consumidor vieram para ficar e a presença digital das empresas tem tudo para se fortalecer ainda mais, pois muitas conseqüências do cenário de pandemia devem permanecer, como:

  •         Atendimento Online
  •         Telemedicina
  •         Reuniões Corporativas
  •         Aumento das compras pela internet
  •         Lojas físicas se fundindo com as online

Com isso, algumas apostas no Marketing Digital para 2022 são:

CONTEÚDOS CRIATIVOS E ASSERTIVOS

É hora de focar na qualidade, respondendo às dores do seu nicho de mercado. É importante explorar essa necessidade e deixar a criatividade falar mais alto na hora de desenvolver suas campanhas de marketing online.

MARKETING PERSONALIZADO

Investir em diversas frentes também é uma tendência. Não adianta só comprar tráfego. Você precisa ter presença digital também de forma orgânica e para isso, precisa investir em SEO e Redes Sociais.

Usando o exemplo das telas de proteção, uma empresa de São Paulo chamada Guia de Redes de Proteção aproveitou o período de pandemia para fortalecer sua presença digital no Google, investindo pesado na revitalização e otimização do seu site, na relação humanizada e agilidade do atendimento ao cliente e com isso, teve um grande crescimento enquanto a maioria do mercado encolhia.

Eles começaram a aparecer no Google de forma orgânica para centenas de palavras chave relacionadas ao nicho de mercado deles e isso fez com que os acessos do site se multiplicassem, passando de 100 para mais de 3 mil  acessos diários. Com mais acessos, mais negócios e com mais negócios, mais dinheiro em caixa.

Isso demonstra que um período complicado como esse da Covid19 pode ser vivido de diversas maneiras. Você vai deixar seu negócio quebrar ou vai dar um jeito de reinventar seu marketing? Só depende de você! Se ainda não começou, comece agora e faça com que 2022 seja um ano de muitas realizações e de volta por cima. Até mais!