Dicas de como estimular sua equipe

Uma equipe motivada é fundamental para o bom andamento dos negócios. Isso não é uma opinião, mas sim um fato. 

As pessoas, quando trabalham de forma mais prazerosa, rendem mais e isso, consequentemente, impacta diretamente nos resultados da sua empresa. 

Mas você sabe como estimular sua equipe? Será que você está fazendo certo com aquele colaborador?

Como estimular sua equipe?

O diferencial em potencializar os colaboradores da sua empresa faz parte de um combo de gestão empresarial que é muito importante para o sucesso dela. 

Confira as dicas que preparamos para você acertar com a pessoa que representa sua marca, produto, empresa ou negócio. 

1- Conheça tudo sobre sua equipe

Saber tudo sobre sua equipe é o primeiro passo para poder estimulá-la. Saber tudo é análogo a se preocupar com cada colaborador. 

Isso inclui conhecer mais sobre o perfil do seu funcionário, o que ele pensa do futuro e como ele se prepara para representar você (sua empresa, no caso).

Isso só será possível depois de você traçar o planejamento estratégico da missão do seu negócio. 

Por exemplo, de nada adianta contratar alguém que não tem perfil inovador para uma empresa cuja característica principal é a criatividade. Então, esse papel está ligado diretamente à gestão de pessoas da sua empresa. 

Esse fator deve ser priorizado antes mesmo de firmarem contrato. Portanto, uma coisa depende da outra. A “manutenção” da permanência daquele colaborador depende muito de você. 

Então, esteja sempre de braços abertos para conhecer a sua equipe. Esteja atento às dores daquele funcionário e ofereça-lhe segurança para evoluir. 

Lembre-se, ele é a principal ferramenta de visibilidade da sua marca, portanto, zele por isso para que ele zele pelo que representa.

2 – Tenha uma boa comunicação

A boa comunicação não falha. Deixe todas as informações sobre o trabalho da sua equipe alinhadas. Isso é fundamental para a condução de todos os procedimentos que a empresa faz. 

Os funcionários devem saber o que é esperado deles e estarem a par de todos os objetivos do empreendimento. 

Por isso, é importante que você, enquanto gestor, divida todas as informações da função daquele colaborador, bem como as conquistas e méritos individuais e coletivos. 

Nesse item, a dica principal é: o colaborador precisa ter uma comunicação clara e objetiva com o líder. 

3 – Não se esqueça das metas

Traçar as metas de cada colaborador é um passo importante nessa comunicação empresa X funcionário. 

Para melhor estimular sua equipe, não se esqueça de estabelecer metas. São elas que definirão os resultados e sucesso do seu negócio.

Levante indicadores, prazos e, se puder, faça uma planilha para que os colaboradores saibam também quais passos seguir. 

4 – Tenha organização

A organização deve ser aliada da produtividade. E essa organização deve partir da liderança da equipe. Quando se tem uma estruturação do que fazer, a equipe trabalha melhor e isso facilita no procedimento de chegar a bons resultados. 

Hoje em dia há aplicativos e softwares que facilitam a rotina das equipes de trabalho. Eles organizam o planejamento semanal e mensal de todos, e você consegue gerenciar melhor os papéis dos colaboradores. 

Ter um planejamento organizado é fundamental para estimular sua equipe a gerenciar as tarefas e evitar atrasos, por exemplo.

5 –  Faça pausas

Uma equipe bem estimulada precisa de pausas. Sim, aquela clássica paradinha de 15 minutinhos. E cabe ao gestor, ou seja, ao líder de equipe, organizar as pausas estratégicas de seus colaboradores. 

Descansar, relaxar, dar uma volta é fundamental para manter sua equipe produtiva e proativa. Lembre-se que, quanto mais tempo uma pessoa passa ininterruptamente fazendo a mesma coisa, menos foco ela tem. 

Portanto, fique atento a essa dica imprescindível para manter a produtividade e funcionalidade da sua equipe.

6 – Realize treinamentos

Os treinamentos são parte de ações que toda equipe precisa para se desenvolver. A liderança que investe em cursos e treinamentos para sua equipe sabe que esta é uma boa estratégia para potencializar a produtividade dos colaboradores. 

Fora os treinamentos de praxe, incentive sua equipe a estudar e se profissionalizar. O conhecimento é uma estratégia que todo mundo deve buscar. 

7 – Sempre dê feedbacks

Os feedbacks são outra dica indispensável aos seus colaboradores. Para estimular sua equipe, priorize o retorno do trabalho que estão executando. 

Seja uma crítica construtiva ou um elogio. Isso motiva e dá mais resultados tanto pessoais quanto profissionais à pessoa.

8 – Reconhecimento é tudo!

O reconhecimento do trabalho de seus colaboradores também é um ponto a observar para potencializar a produtividade deles. Um líder que reconhece sua equipe, sabe que terá retornos imprescindíveis lá na frente. 

E não se esqueça: há várias maneiras de reconhecimento profissional, desde um dia de folga, bônus salarial, brindes, cursos pagos, entre outros.

O estímulo da sua equipe é necessário! Se precisar de um reforço na execução de gestão de pessoas, procure o Sebrae

Lá tem profissionais capacitados para atender todas as demandas e necessidades de um empreendimento. A sua reciclagem enquanto gestor é também parte do seu sucesso.