Entenda melhor como abrir uma empresa

Ao abrir uma empresa, você para de trabalhar pelo sonho dos outros e começa a trabalhar pelo seu próprio sonho. Esse é apenas um dos muitos motivos pelos quais a vida de empresário é tão atrativa.

Muitas pessoas ficam interessadas em embarcar nesse desafio, mas não sabem bem como começar. Neste artigo, você vai descobrir que é muito mais simples do que parece e receber as melhores dicas para abrir um negócio.

Questões burocráticas

O primeiro passo para abrir uma empresa é escolher o nome da sua companhia. Essa etapa pode parecer simples, mas é muito importante pois o nome é um importante item de divulgação e é nele que toda identidade da empresa deve estar representada.

Muitas pessoas procuram pelo trabalho de empresas especializadas na área para escolher seu nome e seu logo antes de Abrir empresa em Barueri, de tão significante que é.

Mas é preciso prestar atenção, pois é obrigatório verificar se há a disponibilidade do nome porque, como se sabe, os nomes de empresa são um bem patenteado.

Depois disso, é preciso entender como conseguir o alvará de funcionamento na sua região. O processo pode ser diferentemente em barueri ou outra cidade brasileira, por isso o melhor é consultar a prefeitura.

Uma série de laudos são necessários para conseguir o alvará. Toda empresa, por exemplo, precisa apresentar segurança contra incêndio. Se as atividades da companhia não oferecerem muito riscos, esse laudo é o CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros), que é feito por um técnico da área.

Mas se a empresa apresentar mais riscos de incêndio, é necessário que o laudo seja feito pelo próprio corpo de bombeiros, um documento chamado de AVCB (Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Além disso, é fundamental fazer o registro legal da empresa. Esse processo é realizado na Junta Comercial ou no Cartório de Registro da Pessoa Jurídica. Para fazer esse registro, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Contrato social, Requerimento do Empresário Individual ou Estatuto;
  • Cópia autenticada do RG do titular ou sócios;
  • Cópia autenticada do CPF do titular ou sócios;
  • Capa da Junta Comercial;
  • Ficha de Cadastro Nacional modelos 1 e 2;
  • Pagamento de taxas por DARF.

É crucial que se esteja atento nesse processo inicial, para evitar o retrabalho e conseguir resolver as questões burocráticas rapidamente. Sempre se informe sobre as regras e normas da sua região antes de realizar qualquer procedimento.

A estrutura da empresa

É comum procurar por Empresa de projetos estruturais antes de iniciar as atividades empresariais. Elas são empresas que irão estudar as suas necessidades e encontrar as soluções mais inteligentes para satisfazê-las.

Pode ser necessário fazer pequenas reformas no local, tornando-o mais funcional e confortável, acrescentando equipamentos como sistemas de aquecimento de gás, sistemas de ar condicionado e outros.

O trabalho de engenharia civil também pode promover mais economia para a empresa. Por exemplo, um item simples como o revestimento de piso pode fazer toda a diferença na estrutura da empresa.

Se for um revestimento que proporcione conforto térmico, acústico e apresente resistência e durabilidade, economiza-se em energia e potenciais reformas. O mesmo vale para o forro do teto.

Já no começo, é recomendável tomar algumas medidas para a organização interna da empresa. Depois da fase de Recrutamento e Seleção, os funcionários contratados precisarão fazer o Exame admissional particular.

Por isso, é interessante que já inicie a procura por empresas da área e estabeleça contrato com alguma, procurando sempre o melhor custo-benefício.

A intenção desse exame é proteger tanto a empresa quanto os seus contratados. Realiza-se o exame médico no início e ao final das atividades, de modo a identificar algum problema de saúde causado pela empresa ou provar que algum problema de saúde já existia antes da contratação.

É preciso ponderar qual a melhor opção para a realização desse exame medico. Existe a opção de realizá-lo na própria empresa, chamando o médico responsável até o local ou encaminhar os funcionários até o local de atendimento do médico.

Deve-se considerar a velocidade que se deseja para o processo, os custos e outros fatores. Há alguns médicos que atuam na área sem local próprio e acabam cobrando menos para atender no local, por exemplo.

Enfim, o importante ao abrir uma empresa é se planejar e entender sobre a legislação e as obrigações empresariais.

Quanto mais familiarizado se está com o processo, mais rápida será a sua execução. Se necessário, contrate os serviços de uma assessoria empresarial para essa primeira etapa.