4 estratégias digitais que todo profissional de marketing digital deve dominar em 2021

Se você quer ter sucesso no mundo dos negócios, conhece as consequências de se ater a uma coisa por muito tempo.

Na era digital em que vivemos, as coisas estão mudando constantemente, e é importante acompanhar essas mudanças para se manter à frente de seus concorrentes e continuar construindo seus negócios.

No entanto, muitos profissionais de marketing se atêm ao que sabem quando se trata de planos de marketing digital.

Eles trabalharam até este ponto, então de que adianta experimentar algo que pode sair pela culatra?

Entendemos sua preocupação, mas seja você uma empresa B2C ou B2B, você precisa diversificar suas estratégias digitais em 2021 se quiser ter sucesso em trazer um ROI positivo para sua empresa.

Especialmente quando há tantas tecnologias de marketing às quais você precisa prestar atenção e novas estratégias de marketing digital que você deve dominar se quiser ficar à frente do jogo.

Para ajudá-lo a encontrar um ponto de partida neste mundo on-line sempre confuso, fornecemos uma lista de cinco estratégias que você precisa dominar em 2021 para começar.

 

Coleta de dados com base em permissão

À medida que as leis e regulamentações sobre proteção de dados continuam a ficar mais rígidas, os consumidores estão se tornando mais conscientes de quais informações as empresas online estão usando e como isso é tratado.

Essa transparência levou a uma mudança dramática na maneira como fazemos compras na Internet, à medida que as pessoas exigem mais controle sobre os dados que os sites coletam.

Alguns sites e estratégias de marketing online se recusam a encarar o fato de que isso é mesmo um problema, e continuam a esconder sua política de privacidade e não explicam claramente quais dados estão coletando.

Isso muitas vezes pode sair pela culatra, no entanto, porque deixa os consumidores inseguros sobre como suas informações estão sendo tratadas e armazenadas.

Isso não apenas quebrará a confiança que sua empresa tem com os clientes existentes, mas também poderá afetar sua capacidade de converter novos clientes.

Como eles podem confiar em você se não sabem o que você está fazendo com informações privadas e seguras, como detalhes de pagamento e e-mails?

Em 2021, prevemos que haverá um grande aumento na quantidade de empresas que usam dados baseados em permissão de forma positiva, para construir a confiança de seus clientes.

As melhores empresas atualmente são aquelas que são proativas, usando medidas como solicitar detalhes de opt-in em todos os lugares.

Além disso, com a LGPD em pleno vigor, isso agora é a lei e não seguir a lei vai custar muito a você.

A coleta transparente de dados é uma nova maneira de construir confiança dentro do seu setor, seja você uma empresa B2C ou B2B, tornando-se uma estratégia de marketing essencial para o ano 2021 e posteriores.

Na era da proteção de dados, o inbound marketing é o principal conjunto de estratégias para o seu marketing estar em conformidade com a LGPD, consulte uma Agência de Inbound Marketing.

 

Marketing de Conteúdo 

O marketing de conteúdo tem sido uma estratégia importante no marketing B2C e B2B há algum tempo.

Porém, só nos últimos anos é que o marketing B2B percebeu a verdadeira importância de usar o conteúdo para influenciar o comportamento de compra do B2B.

Ainda assim, muitas estão lutando para usar o marketing de conteúdo com sucesso em um mundo onde se manter atualizado com as mudanças digitais é essencial, uma empresa de marketing digital pode ajudar você neste ponto.

Para usar essa estratégia com sucesso em 2021, você precisa ter certeza de que o conteúdo que você está fornecendo é genuinamente valioso para seu público-alvo.

Você também precisa ter certeza de que o conteúdo é otimizado para SEO, dando a ele a melhor chance de ser encontrado por ser bem classificado no Google.

Você pode fazer isso conduzindo pesquisas regulares de palavras-chave em seu nicho, incluindo backlinks em seu conteúdo e consertando seu site regularmente para garantir que não haja links quebrados.

Se você é uma pequena empresa ou não tem orçamento para marketing de conteúdo, também pode contratar Agência de marketing digital para escrever e criar a estratégia de conteúdo para você.

Ou se você tem um orçamento, usar uma agência de marketing de conteúdo como a nossa, porque as agências costumam ter vasta experiência em SEO e incríveis habilidades de redação que ajudam as empresas a aumentar as conversões e fornecer o máximo valor para seus clientes.

 

E-mail Marketing

O e-mail marketing tem sido uma estratégia essencial para as empresas na última década, mas a maneira como estamos usando o email marketing em um ambiente B2B continua a evoluir com o tempo.

Em 2021, você deve pensar na personalização do seu e-mail marketing.

O que você está falando se aplica diretamente ao seu público-alvo? Como você os atrairá e fará com que abram seu e-mail em vez de enviá-lo diretamente para a lixeira?

Felizmente, recursos que permitem às empresas olhar mais para Big Data e ajudar as empresas a entender seu público-alvo melhor do que conseguimos nos anos anteriores.

Uma empresa de inbound marketing pode usar Big Data, para entregar ótimos resultados para os seus clientes.

Isso significa que você será capaz de direcionar e-mails de acordo com os pontos problemáticos de seus clientes, aumentando suas taxas de abertura e de conversão ao promover seus produtos e serviços.

É importante notar que você não deve promover seus serviços em todos os e-mails que comercializa para seus clientes, pois isso diminuirá o valor de seus e-mails.

Em vez disso, agregue valor compartilhando informações úteis sobre seu nicho de marcado e resolvendo problemas que seus clientes estão enfrentando.

 

Se você é uma empresa de SEO, por exemplo, pode ajudar seus clientes dando-lhes algumas dicas sobre como otimizar seus sites. Você poderia então, em um e-mail posterior, promover um curso e dizer a eles por que deveriam adquiri-lo, além de continuar a receber seus valiosos recursos gratuitos.

 

Mídia social

Você pode pensar que a mídia social ficou completamente saturada de pessoas em seu nicho à medida que aprendem sobre os benefícios potenciais de contas comerciais ativas, mas você está errado.

Independentemente de quantas empresas existam nesse nicho, você ainda pode se destacar e se comercializar com sucesso se fizer isso parte de sua estratégia em 2021.

A principal coisa a lembrar é que a mídia social tem tudo a ver com valor percebido.

Você precisa mostrar às pessoas que estão seguindo você que pode agregar valor fornecendo a elas informações que elas não receberiam de seus concorrentes.

Você pode contar com mão de bora altamente qualificada de uma agência de mídias sociais para criar toda estratégia, análise da concorrência, público-alvo e criação de estratégia e conteúdo.

Com o tempo, ser ativo nas redes sociais o ajudará a construir a confiança de clientes em potencial, permitindo que você comece a direcionar seus produtos e serviços na direção deles.

E você lida com mídia social, não se esqueça dos influenciadores de mídia social. Não importa em qual setor você está, ou o nicho de seu produto.

Provavelmente, existem influenciadores que podem ajudá-lo a transmitir sua mensagem para as pessoas certas no momento certo.

Basta usar ferramentas como o Ninja Outreach para encontrar os influenciadores em sua área e como entrar em contato com eles ou contar com o suporte de uma empresa de mídias sociais.

 

Resumo:

O marketing digital está sempre mudando, sempre se adaptando.

E o mesmo deve acontecer com os profissionais de marketing que trabalham incansavelmente o tempo todo para oferecer um ROI positivo para suas empresas.

E embora muitas das estratégias discutidas hoje (permissões de dados, marketing de conteúdo, email marketing e mídia social) não devam surpreender ninguém, uma coisa é certa: a forma como aproveitamos cada uma dessas estratégias para atingir nossos objetivos muda a cada ano.

2021 deve ser um ano de experimentação para todos os profissionais de marketing.

Desde a parceria com novos influenciadores até a experimentação com infográficos, estudos aprofundados e talvez até mesmo marketing de vídeo, há muito que pode ser feito para impulsionar sua empresa para o futuro.

Então faça. A hora é agora. Saia da sua zona de conforto e experimente coisas novas. Você não ficará desapontado.