Estude o comportamento do consumidor e crie relações duradouras com seus clientes

Hoje, o Comportamento do Consumidor é a peça fundamental na construção de qualquer estratégia comunicacional de uma empresa.

Esse termo está relacionado com o estudo de pessoas, grupos e organizações e todas as atividades que estejam relacionadas com o momento da compra, desde o pensamento que motivou a pesquisa por um determinado produto ou serviço até a influência que o ambiente familiar pode exercer nesse processo.

Além de estudar muito bem as suas personas, você também precisa ter uma visão analítica do mercado em que você está inserido de forma a perceber quais são as aberturas que os seus concorrentes estão te dando e poder inovar e surpreender os seus consumidores.

Nesse texto vamos te explicar o que é o comportamento do consumidor e algumas etapas fundamentais para você estudar e dominar esse fenômeno. Nos acompanhe! 

O Que É o Comportamento do Consumidor

O Comportamento do Consumidor é o mapeamento dos processos que os usuários passam durante a sua jornada de compra, com um olhar atento para as suas motivações comportamentais, mentais e emocionais. 

Antes de tomar qualquer decisão, é importante que você tenha em mente que é necessário conhecer quais são as pessoas que estão comprando o produto ou serviço que você está ofertando. 

Caso você faça alterações no seu processo mercadológico que não tenham sentido para o seu público-alvo, é muito provável que você gaste seu tempo construindo estratégias que não terão resultados. Ou seja, analisar o comportamento do seu consumidor é primordial para você acertar nas decisões que serão tomadas para a escalada da sua empresa.

Um ponto muito importante a ser levantado é que estudando o modo como os seus consumidores se comportam, você consegue entregar exatamente o que eles estão procurando, no momento em que estão procurando e da forma que estão procurando. É quase um truque de mágica! 

Com isso, você consegue reter mais clientes e formar uma base sólida de consumidores, sem mencionar que eles podem gostar tanto do atendimento que você está oferecendo e te indicar para outras pessoas. 

Só vantagens, certo?!

Esse processo de compra é influenciado por alguns fatores internos e externos que podem impactar na decisão de continuar ou abandonar o processo de compra. No geral, são 9 os fatores, porém trouxemos 4 deles para você se ambientar com a ideia. Vamos conhecê-los? 

Os 4 Fatores que Influenciam o Comportamento do Consumidor

Desde o momento em que o indivíduo percebe a necessidade de realizar a compra de um produto ou serviço até quando ele, de fato, efetua a compra, ele é impactado por diversos fatores.

Como mencionamos, são 9 os fatores e você pode estudar cada um deles aqui

  • Fatores Sociais

Os fatores sociais estão relacionados com o ambiente social no qual o indivíduo está inserido. A opinião da família, amigos ou até mesmo colegas de trabalho podem ser cruciais na decisão de comprar ou não um produto. 

Um dos pontos principais dos fatores sociais é que partindo da premissa de que você se rodeia de pessoas que você confia, logo a opinião dessas pessoas é muito relevante. Você já pediu a opinião de uma pessoa que você gosta muito sobre um modelo de óculos ou uma blusa que você está pensando em comprar? 

Esse processo é equivalente a sair do provador e mostrar ao seu acompanhante como aquela peça cai no seu corpo. 

Reflita: você levaria mais em consideração a opinião de um amigo, que sabe do que você gosta e sempre te ajudou a tomar as suas decisões, ou a de uma pessoa alheia na internet?  

Apesar disso, os fatores sociais são mutáveis! Se você troca de trabalho ou até mesmo de cidade ou país, suas percepções e gostos podem mudar também. Isso porque cada pessoa pensa diferente da outra e o que você considerava como certo em determinada situação pode ser colocado em cheque ao mudar de ambientes. 

  • Fatores Culturais

Os fatores culturais dizem respeito à influência que os costumes, tradições e comportamentos exercem sobre um indivíduo.

A cultura de uma pessoa é aquilo que norteia a forma que ela percebe as coisas no mundo. E claro que isso está super relacionado com a forma que ela consome produtos e serviços.

Se a cultura que uma pessoa está inserida sempre foi voltada para uma alimentação saudável e consumo reduzido de carne, existem grandes chances dela reproduzir esse modo de vida. Apesar de estar aberta à mudanças, essa foi a forma que aquela pessoa “aprendeu a viver”.   

  • Fatores Demográficos

Uma das principais preocupações que você deve possuir no início do seu negócio é pensar para quem você vai vender o seu produto ou serviço.

Isso porque você não conseguirá atender a todos os públicos e quanto mais direcionada a sua estratégia for, mais chances você tem de alcançar o sucesso.

Os fatores demográficos estão relacionados com o gênero, idade, escolaridade, e condições financeiras do seu público-alvo. 

Você não quer direcionar um produto mais caro do que os seus clientes podem comprar, certo? Ao invés de aproximá-los, você vai acabar exercendo o efeito contrário e ainda mostrará que não estudou o perfil dos seus consumidores.

  • Fatores Pessoais

Os fatores pessoais indicam os valores pessoais de cada indivíduo. Eles podem ser construídos através da influência da família e amigos, como nos fatores sociais ou através do ambiente macro que o indivíduo está inserido, como nos fatores culturais.

O que importa aqui são as crenças e percepções que cada indivíduo constrói para si. 

Vamos exemplificar: uma pessoa que é contra a crueldade animal sempre vai buscar por produtos que não foram testados em animais ou que não foram produzidos com partes do corpo de um animal, como jaqueta de couro, por exemplo.

Nesse exemplo, caso essa pessoa esteja procurando por um produto dermatológico ela pode se deparar com duas opções:

  1. Uma empresa mais barata mas que, para comprovar a eficácia do seu produto, fez o teste em animais
  2. Uma marca mais cara porém que encontrou outras alternativas de testagem e fornece produtos baseados na cruelty free

Por fazer sentido para ele e por estar atrelado com seus valores e princípios, provavelmente esse consumidor prezará pela segunda alternativa, mesmo que lhe custe mais caro. 

Dessa maneira, a marca já estabelece uma conexão com o seu cliente, visto que entendeu exatamente para quem os seus produtos são direcionados e quais as exigências desses consumidores. 

Conclusão

O Comportamento do Consumidor é algo que está intrínseco na construção de boas estratégias de comunicação. 

Conhecendo a sua persona, onde eles estão, como gostam de consumir produtos e serviços e como pesquisam por soluções para as suas necessidades, você consegue elaborar estratégias assertivas para elevar a qualidade dos seus serviços.

Se você chegou até o final desse texto, provavelmente já sabe que já está na hora de mapear o comportamento do seu consumidor, certo? Se possuir alguma dúvida, deixe nos comentários e será um prazer te responder!