História do paintball

O paintball é uma atividade que está ganhando cada vez mais destaque, seja pela forma divertida de jogá-lo, seja pela possibilidade de reunir vários amigos. Por mais que o objetivo seja ficar limpo ao final, mesmo quem fica completamente pintado se diverte — e muito!

Mas você sabe qual é a história da prática? De antemão, saiba que o paintball é relativamente novo, com um pouco mais de 40 anos. Quer conferir toda a linha do tempo? Basta seguir a leitura!

Qual é a história do paintball?

Jogado pela primeira vez em junho de 1981, o paintball é um esporte relativamente novo. Entre a primeira ideia do paintball, em 1977, e sua eventual criação, em 1981, três homens (Bob Gurnsey, Hayes Noel e Charles Gaines) trabalharam para criar o esporte. 

A ideia era produzir um jogo de perseguição que desafiasse os participantes a sobreviverem na mata, fugindo efetivamente de outros caçadores. O jogo original, jogado em Sutton, New Hampshire, foi baseado no jogo “capture the flag”. 

Desse modo, 12 jogadores procuraram em um terreno de 80 acres por 12 bandeiras da mesma cor. Richie White, um silvicultor de New Hampshire, foi o primeiro a recolher as suas bandeiras e se tornou o vencedor dos primeiros jogos de paintball de sempre.

Os dois principais equipamentos necessários para jogar um jogo de paintball são: as bolas de paintball e o marcador de paintball. As bolas são feitas de um material biodegradável, não tóxico e solúvel em água que é mantido junto a uma cápsula de gelatina. 

As bolas são disparadas de um marcador de paintball. Os marcadores de paintball têm um formato semelhante ao de uma arma, mas são moldados especificamente para atirar apenas bolas de tinta. O primeiro marcador de paintball a ser usado em um jogo foi chamado de Nel-Spot 007.

Hoje, os jogos de paintball são jogados para fins militares e de entretenimento. Dentro do campo do entretenimento, amadores ou profissionais podem jogar paintball. Existem inúmeras ligas e torneios avançados de paintball para os entusiastas.

Embora o paintball seja um esporte relativamente novo, seus jogadores espalharam o jogo por todo o país e mundo. À medida que seu entretenimento e utilidade continuam a crescer para os cidadãos e militares, o paintball continuará a ser um esporte divertido e útil, jogado por muitos anos.

Quais são as melhores dicas para jogar paintball?

Se você está pensando em iniciar no jogo, separamos algumas dicas essenciais para os jogadores novos e que ajudarão na sua vitória. Confira abaixo:

1. Não tenha medo da tinta

Os novos jogadores muitas vezes podem ter tanto medo de serem atingidos por uma bola de paintball que passam todo o seu primeiro jogo com medo de serem atingidos, dessa forma, eles acabam:

  • Fugindo;
  • Se escondendo;
  • Não participando ativamente da partida;
  • Entre outras ações.

Mas não só não é uma forma particularmente excitante de passar o seu primeiro jogo de paintball, como também não é particularmente útil.

2. Compreenda seu marcador de paintball

A maioria dos marcadores de paintball são alimentados por gravidade; as bolas de tinta rolam da tremonha (o bocado que segura as bolas de tinta) para o barril antes de serem disparadas. 

Isso significa que seu marcador não funcionará se o funil estiver abaixo do cano da arma, o que pode acontecer se você colocar o marcador de lado ou de cabeça para baixo.

3. Use seus olhos, ouvidos e boca

A primeira coisa que a maioria dos novos jogadores faz é abaixar a cabeça quando os tiros são disparados. De certa forma, isso faz sentido, você deve tentar manter o máximo possível do seu corpo protegido. 

Mas estar atrás de cobertura é uma troca — geralmente protege seu corpo, mas também limita a quantidade de campo de batalha que você pode ver. No paintball, um jogador que não consegue ver o seu adversário não o vencerá.

Texto: Gustavo Marques