IR 2022: Você sabe o que é o Informe de Rendimentos? Leia e descubra!

Está chegando a hora de declarar o imposto de renda, mas para isso é preciso ter em mãos documentos como o informe de rendimentos e o holerite eletrônico

Para não correr o risco de se enrolar ou deixar a declaração para depois, é muito importante obter os documentos com antecedência. 

Se você precisa declarar o Imposto de Renda em 2022, precisa estar por dentro da importância do Informe de Rendimentos. Aqui vamos abordar tudo sobre esse documento e sua serventia na declaração de Imposto de Renda deste ano. 

 

O que é o Informe de Rendimentos? 

O Informe de Rendimentos é um documento importantíssimo para a declaração de Imposto de Renda. 

Esse documento conta com informações sobre os ganhos e rendimentos do contribuinte no ano anterior, sendo usado como base nos cálculos do Imposto de Renda do ano seguinte. 

Nesse documento, é possível compreender todas as operações e ganhos financeiros obtidos e realizados pelo contribuinte no último ano, desde depósitos, até pagamentos e rendimento dos investimentos.

 

Quais são as informações presentes no IR? 

Na hora de declarar o imposto de renda, o contribuinte precisa apresentar informações precisas sobre sua renda e seus gastos para a Receita Federal, e para mais detalhes sobre o IR, o Manual do Imposto de Renda pode te ajudar. 

E o Informe de Rendimentos é o documento responsável por conter todos os dados com precisão para que o cálculo dos impostos seja feito. 

Entre os valores que devem ser apresentados no informe de rendimentos, podemos citar os:

 

  • Gastos e ganhos com pensão;
  • Aposentadoria;
  • Bônus;
  • Salários;
  • Investimentos.

 

Cada empresa ou instituição financeira responsável deve emitir o documento e entregá-lo ao contribuinte com antecedência para que se possa fazer a sua declaração de Imposto de Renda. 

No documento são descritos dados de rendimentos tributáveis e não tributáveis. Dessa maneira, o Informe de Rendimentos funciona como uma prova dos ganhos do contribuinte no ano anterior para a Receita Federal. 

 

Quais são os tipos de informes de rendimento? 

Existem diversos tipos de informes de rendimento, confira quais são os principais abaixo:

 

INSS 

Pensionistas e aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem apresentar o informe de rendimentos sobre os seus benefícios. 

Esse informe de rendimentos pode ser pedido e acessado pela internet ou impresso em uma agência do INSS. 

Nesse informe de rendimentos, constam informações sobre os pagamentos dos benefícios ao contribuinte. E outras informações como possíveis gastos com empréstimos e cartões de crédito ligados ao benefício. 

 

SIGEPE 

O SIGEPE (Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal) é responsável por informar os rendimentos dos servidores públicos federais. 

O Informe de rendimentos do SIGEPE é essencial para que servidores públicos possam apresentar contracheques antigos e prévios de novos contracheques, além de outras operações relacionadas ao seu salário para a Receita Federal. 

Assim como no caso do INSS, o documento pode ser acessado pela internet ou com o comparecimento a uma agência do SIGEPE. 

 

Informe de Rendimento dos Bancos 

Esse é o tipo de informe de rendimentos mais comum e um dos mais importantes a ser declarado no Imposto de Renda. 

A maior parte das instituições financeiras oferecem o Informe de Rendimentos no aplicativo ou no site do banco. 

O Informe de Rendimentos do banco conta com todas as movimentações realizadas pelo contribuinte no ano anterior, mostrando assim todos os depósitos, saques, pagamentos e receitas obtidas na conta do cidadão. 

Quem possui conta em diversos bancos, deve solicitar o informe de rendimento em todas as instituições financeiras. É preciso declarar inclusive as contas que estejam com saldo zerado. 

 

Informe de rendimentos de plano de saúde e outros

Os informes de rendimento de escolas, universidades, plano de saúde, entre outros também são importantes para deduzir impostos na declaração de IR. 

Gastos com saúde, educação, pensão alimentícia e outros são isentos de imposto de renda e por isso devem ser apresentados para serem descontados na hora do cálculo dos impostos. 

 

Informe de Rendimento dos Investimentos 

Os investimentos também devem ser declarados no Imposto de Renda. Bancos e corretoras de investimentos têm obrigação de apresentar o informe de rendimentos dos investimentos para os seus clientes. 

Dessa forma, os contribuintes podem declarar todos os rendimentos dos investimentos no ano anterior. 

 

Como declarar o Imposto de Renda em 2022? 

Agora você já sabe que precisa ter todos os informes de rendimentos em mãos para conseguir declarar o Imposto de Renda. 

O processo de apresentar a declaração pode ser feito pela internet, no site da Receita Federal. 

Antes de entregar a declaração, é muito importante que você cheque todos os dados dos informes de rendimento para evitar cair na “malha fina” da Receita Federal. 

Assim, você pode pedir as correções necessárias para apresentar os valores corretos na hora de preencher e enviar a declaração de Imposto de Renda. 

Lembrando que é importante entender que não é possível fazer a declaração de forma correta sem apresentar todos os informes de rendimentos necessários. 

Se estiver em dúvida sobre a declaração de Imposto de Renda, procure um contador para fazer a declaração da maneira certa e da forma mais vantajosa para você.