Como fazer marketing digital na área de saúde: 4 dicas

Assim como em qualquer outra área de atuação, o marketing digital na área de saúde é essencial para o sucesso de hospitais, médicos, clínicas e assim por diante. 

É através das estratégias do marketing digital que o público-alvo de negócios na área da saúde podem encontrar o que eles precisam. Por exemplo, pode ser que eles queiram fisioterapia respiratória em Itaim Bibi, exames clínicos em São Paulo, consulta com oftalmologista em Recife e assim por diante. 

O marketing digital inclui criar um site, marketing de conteúdo, marketing de mecanismos de pesquisa, marketing de mídia social e muito mais. 

Como o marketing digital é uma maneira acessível e eficaz de marketing quando comparado aos métodos tradicionais, o setor de saúde não pode deixar de investir nele. 

Devido ao grande aumento da concorrência no setor de saúde, hospitais e médicos estão se voltando para o marketing digital para melhorar sua conscientização, visibilidade e geração de leads. 

Dito isso, continue a leitura e confira algumas dicas que separamos e que te ajudarão a investir em marketing digital! 

Dicas para fazer marketing digital na área de saúde

O marketing digital é composto por diversas estratégias, ferramentas e técnicas que devem ser aplicadas de forma eficiente para obter bons resultados. 

No entanto, aqui está uma lista com algumas das principais dicas para começar a investir em marketing digital na área de saúde. 

1. SEO – Otimização para mecanismos de busca

É um processo de otimização do site para obter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa, como Google, Yahoo e Bing. 

Com a ajuda do SEO, você pode classificar na primeira página do Google – Motor de busca amplamente usado nas palavras-chave desejadas. O SEO ajudará seu site de saúde a obter um número suficiente de tráfego e leads de alta qualidade. 

Em outras palavras, se alguém estiver pesquisando “Melhor hospital perto de mim” no Google e seu site aparecer no topo da página de resultados do mecanismo de pesquisa, é mais provável que ele clique no seu site. 

O SEO irá ajudá-lo a aumentar suas vendas online e visibilidade nos motores de busca, com a ajuda de SEO você pode direcionar o local específico, serviço ou nome de tratamento que você oferece.

2. Marketing de Mídia Social

Nesta era digital que vivemos, as Redes Sociais desempenham um papel muito importante em termos de Marketing. Hoje em dia, cada pessoa está em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, etc.

As redes sociais são consideradas como um tipo de “Marketing digital boa a boca”. Isso porque se você postar um conteúdo exclusivo nas mídias sociais as pessoas irão compartilhá-lo com seus amigos, familiares e outros grupos da comunidade e assim por diante. 

As mídias sociais podem ser usadas para envolver os pacientes, apoiar os médicos e melhorar os resultados de saúde da população. As estratégias de marketing de mídia social de saúde podem incluir a participação em discussões comunitárias, networking e promoção de informações sobre a saúde da população.

Hoje em dia, quase todos os médicos e hospitais têm suas páginas/perfis nas mídias sociais. Assim, eles podem compartilhar as fotos da qualidade do serviço e da taxa de sucesso do tratamento em termos de “Fotos Antes e Depois” e esse conteúdo receberá compartilhamentos, curtidas e comentários. 

Mas se você quiser uma campanha avançada de mídia social e postagens de criatividade diária para promover seus serviços, precisará contratar uma empresa de marketing de mídia social que o ajudará a alcançar o público certo e a obter leads de boa qualidade. 

3. Google Meu Negócio

O Google oferece uma lista local gratuita, conhecida como Perfil do Google Meu Negócio. Ele aparecerá logo após os anúncios pagos e antes dos Resultados Orgânicos, a maioria das pessoas prefere clicar nessas listagens porque o Google mostrará o Hospital ou Clínica mais próximo e com melhor classificação perto deles.

As listagens do Google Meu Negócio atrairão mais clientes e obterão mais cliques em termos de chamadas diretas, visitas ao site e solicitações de direção da clínica ou hospital específico. 

Essas listagens são integradas na combinação da Pesquisa Google e do Google Maps e são especialmente conhecidas por aumentar suas vendas locais em seus hospitais.

4. Marketing de Conteúdo 

O Marketing de Conteúdo está na moda já faz algum tempo! Existem diferentes tipos de conteúdo, como conteúdo de texto, conteúdo de imagem e conteúdo de vídeo. 

Se você estiver fornecendo conteúdo rico e de alta qualidade para seus usuários para o que eles estão pesquisando, é mais provável que eles se convertam em seus clientes.

Portanto, é muito importante que você crie conteúdo de saúde de alta qualidade, que seja relevante para o seu público-alvo. Você pode criar e-books, vídeos, infográficos, publicações no blog – sim, também é importante que você tenha um blog – e assim por diante. 

Quanto mais conteúdo de qualidade você puder oferecer para conquistar o seu público-alvo, maior será sua chance de obter mais leads qualificados. 

Conclusão 

O marketing digital é extremamente importante para qualquer tipo de negócio, inclusive quando se trata de negócios na área da saúde. 

Portanto, estude o que for necessário sobre marketing digital para que possa conquistar seu espaço no universo online e, consequentemente, alcançar seus potenciais clientes.