Novas tendências de negócios para o mercado de trabalho

Depois da pandemia com uma crescente crise econômica, muitos se perguntam, o que fazer para garantir uma estabilidade financeira daqui para frente? Quais são as tendências de novos negócios

É verdade que por conta da pandemia e das medidas de isolamento social adotadas pelo governo, o crescimento da economia desacelerou, todavia existem alguns ramos de negócios que sofreram pouco e alguns tendem a crescer ainda mais.

Se você pensa em investir, ou quer ter um negócio próprio e lucrativo daqui para frente, dá uma olhada nas opções que são tendências no mercado de trabalho. 

Vamos ver algumas ideias de negócios e analisar a possibilidade de como criar um aplicativo de entrega pode  beneficiar os serviços de um restaurantes, que promete crescer consideravelmente em cidades de grande, médio e pequeno porte.

Ramo alimentício

O ramo alimentício é um dos nichos de trabalho que sofreu pouco impacto durante a pandemia, sendo que algumas modalidades e segmentos de serviço apresentaram crescimento. 

Para exemplificar, vamos tomar como exemplo os estabelecimentos que instauraram as modalidades de fornecimento através de delivery e drive-thru

Exatamente por conta do isolamento social, os estabelecimentos do ramo alimentício tiveram que adotar ou dar preferência a estes métodos de serviço. 

Consequentemente, as procuras por serviços de entrega ou retirada aumentaram consideravelmente.

Restaurantes Virtuais

Alguns estabelecimentos que antes possuíam serviços de atendimento exclusivamente presencial, fizeram ajustes para estes novos métodos de negócio. 

Surpreendentemente alguns empresários do ramo alimentício estão relatando que seus negócios estão crescendo mesmo durante a crise. Isso acontece porque, mesmo com uma redução na procura dos serviços, alguns custos de operação também reduziram. 

É evidente que para manter um restaurante que atende apenas por delivery ou drive-thru, não é necessário se preocupar com custos como alimentação, iluminação, ar-condicionado e outros que eram dedicados exclusivamente para o conforto do cliente.

É por essa razão que modalidades como os dark kitchen, ou restaurantes virtuais tem se tornado uma tendência de um novo negócio.

Neste tipo de serviço o restaurante procura uma empresa responsável para criar um aplicativo. Ela não possui estrutura para atendimento presencial, apenas para as modalidades de retirada ou entrega. 

O uso de aplicativos vitrine são fundamentais neste sentido, aplicativos como ifood, rappi ou  uber eats tem ajudado a muitos empresários a aumentar seus lucros e a manter uma estabilidade financeira mesmo durante a pandemia.

Os melhores restaurantes virtuais contam ainda com outra vantagem, eles possuem em geral um custo de investimento baixo. 

Quer dizer que, para uma pessoa comum investir, ou iniciar um restaurante virtual, ela não precisa contar com uma megaestrutura. 

Alguns iniciam com a própria cozinha de casa e depois com o passar do tempo vão expandindo seus negócios.

É verdade que para conseguir alcançar um público razoável, alguns precisam recorrer a aplicativos de entrega já existentes como o ifood ou o rappi, e esses aplicativos cobram uma taxa relativamente alta. 

É por isso que alguns empresários do ramo têm optado por desenvolver seus próprios aplicativos, assim conseguem reduzir o custo e aumentar o lucro.

Entregas

Outra área que vem apresentando um crescimento considerável, e não pode faltar na lista de tendências de novos negócios, é o setor de entregas. 

Tendo em vista a redução dos atendimentos presenciais, os serviços de entrega estão cada vez mais em cena. Até mesmo para manter o serviço de alimentação o serviço de entrega se tornou fundamental.

Este serviço conta com uma ampla quantidade de clientes em potencial, sendo eles desde empresas, até pessoas físicas. Por exemplo, em alguns lugares pessoas idosas são orientadas a não se deslocar para realizar tarefas comuns, como comprar alimento, lavar roupas, comprar remédios e outros serviços.

Pensando nisso alguns empresários têm feito investimentos para atender a essa demanda. As empresas de entrega hoje não se limitam apenas à entrega de cartas e documentos, hoje em dia é possível fazer as compras do mês e receber tudo sem sair de casa. 

Algumas empresas grandes tomaram a frente em iniciar esse serviço, mas isso não significa que outras empresas menores não possam iniciar também. Pelo contrário, as tendências do mercado indicam que este setor vai continuar crescendo em 2021.

Estes serviços são ainda mais desejados para cidades pequenas. Acontece que nestas cidades as grandes empresas não costumam concentrar seus esforços, de maneira que um público inteiro muitas vezes fica sem atendimento. 

Isso cria a oportunidade para pequenos empresários garantirem um melhor atendimento desse serviço.

Outra vantagem do setor de entregas em cidades pequenas é a possibilidade de criar um aplicativo que atenda às necessidades específicas de um certo município. 

É possível desenvolver um aplicativo que tenha exatamente o que a população de sua cidade precisa. Esse diferencial é o que vai garantir o crescimento da sua empresa.

Estética e Bem-estar

Outro setor que segue como tendência de novo negócio é o setor de estética e bem-estar. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com qualidade de vida, por isso muitas procuram com frequência serviços de tratamento de beleza e preparação física. 

É verdade que por conta da pandemia estes serviços sofreram um pouco mais com a baixa demanda. É por isso que alguns empresários, visando inovar, tem investido em sites e aplicativos para celular que ajudam a criar um rodízio para os clientes.

Existem diversas opções de investimento nesse novo mercado “home offce”. A expectativa de crescimento de negócios é alta, por isso, quem sair na frente vai se beneficiar.

Coloque essas dicas em prática!

Existem diversas opções de investimento para esse novo mercado. A expectativa de crescimento de negócios é alta, por isso, quem sair na frente vai se beneficiar. Se você pensa em iniciar um negócio, este é o momento. 

Por isso pense bem e faça algo inovador. Você gostou do nosso texto sobre as tendências de negócios? Se sim, não esqueça de compartilhar com seus amigos e comente abaixo se ficou alguma dúvida!