Por que uma clínica odontológica precisa investir em marketing digital

A cada dia que passa, o marketing digital mostra sua eficiência às empresas dos mais diferentes segmentos, principalmente quando o assunto é melhorar o relacionamento com clientes, criar a identidade da marca, gerar autoridade, e claro, vender mais. Inclusive, isso também se aplica a clínica odontológica.

Sendo assim, investir em marketing digital já deixou de ser um luxo ou aposta de algumas empresas, e transformou-se em obrigação para aquelas que querem de fato ter notoriedade no mercado atual.

Para ilustrar a afirmação acima, qual foi a última vez que você deixou de pesquisar por determinado produto na internet quando tinha a intenção de comprá-lo?

Pois é, você certamente jogou o termo no Google e encontrou conteúdos com todas as informações que você buscava para fechar negócio.

Nesse caso, SEO e marketing de conteúdo agiram de forma eficiente. Estas são estratégias indispensáveis dentro do marketing digital.

Mas o que fazer para melhorar os conteúdos publicados pela sua clínica? Descubra agora como criar uma boa estratégia de marketing digital!

As estratégias que você deve investir na clínica odontológica

Como quase tudo na vida, a estratégia depende do seu objetivo. Porém, existem algumas metodologias fundamentais para que ela tenha sucesso. 

Além disso, o marketing digital é teste! Tudo o que for executado precisa ter seus respectivos desempenhos analisados, levando em consideração o famoso ditado: “você não é todo mundo’’.

Ou seja, o que funciona para o seu concorrente, pode não funcionar para você e vice-versa, e por isso, antes de definir objetivos, você deve ter conhecimento sobre os seguintes fatores: seu produto ou serviço, público (definição de persona) e seu mercado.

Agora, vamos ao que interessa: acompanhe, a seguir, as melhores estratégias para a sua clínica.

1 – Marketing de conteúdo

Estamos vivendo na era do conteúdo, simples assim! Isso quer dizer que as pessoas não só buscam produtos e serviços, mas querem ter informações úteis sobre eles.

E para isso, você pode ter um blog e publicar conteúdos relacionados ao seu negócio, mas sem ligação direta com seu serviço.

Exemplo: no blog da sua clínica você pode abordar assuntos que envolvem a odontologia e o paciente, como coroa dentária, valores de planos odontológicos, e por aí vai.

A ideia é oferecer ao seu público informações relevantes sobre a coroa dentária. Afinal, quem ler este conteúdo, provavelmente tenha a necessidade de usar uma coroa nos dentes.

2 – SEO

SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização dos mecanismos de busca.

O SEO tem como objetivo otimizar sites para que eles fiquem dentro dos critérios que o Google e os demais buscadores utilizam para ranqueá-los. Inclusive, um desses critérios é o conteúdo relevante.

Mas como é tudo isso na prática?

Voltando ao exemplo anterior, vamos supor que o usuário joga no Google o termo “coroa dentária”.

Os primeiros resultados da busca sobre coroa dentária serão os considerados como mais relevantes pelo buscador.

Então, se o seu post sobre “coroa dentária” estiver bem otimizado e for relevante, estará no topo dos resultados. 

Por lógica, seu site ganha tráfego, autoridade, e gera vendas, ou seja, suas chances de fechar tratamentos relacionados a próteses e coroa dentária também aumentam consideravelmente.

3 – Redes sociais

Todo mundo possui um perfil nas redes sociais. Além disso, as pessoas também estão nas mídias sociais para consumir.

Sendo assim, ao usar o Instagram, Facebook e Twitter, por exemplo, você engaja seus seguidores, consegue fortalecer a sua imagem como marca e ainda fecha vendas.

4 – Links patrocinados

Eles são interessantes se você visa resultados a curto prazo, e podem ser feitos tanto no Google, como nas redes sociais.

No buscador, eles aparecem grifados como “anúncio” antes dos resultados orgânicos. 

Por exemplo, a pessoa que pesquisa por “coroa dentária”, provavelmente quer saber se vale a pena colocá-la, então ela vê uma oferta (colocada no ar por alguma clínica) sobre próteses, e a partir daí um interesse é gerado.

5 – Guest post

Mais uma estratégia relacionada a conteúdo – como quase todas anteriormente citadas.

Parando um pouco de usar o termo “coroa dentária” como exemplo, o guest post se baseia em produzir conteúdos para blogs de parceiros e fazer linkagens para sua página, a fim de aumentar a procura pelo seu serviço.

Exemplificando, se você é um especialista em ortodontia e faz uma publicação no blog de um parceiro, você pode falar sobre aparelhos dentários e trazer aquele leitor para você.

Essa troca de publicações é benéfica a todos: para você, para o usuário e para o parceiro.

Invista agora e aumente seus resultados

Agora já está claro: marketing digital é um recurso incrível para aumentar as vendas na sua clínica!

Independente da sua especialidade, use a internet e a intenção de busca dos usuários a seu favor, e comece agora a aumentar seus resultados.

As 5 estratégias mencionadas ao longo do texto, claro, não são as únicas. 

Ainda assim, com tranquilidade e utilizando os recursos necessários, elas trarão muitos pacientes à sua clínica, e de quebra gerarão autoridade à sua empresa.

No mercado atual, qualquer negócio que visa ter relevância em seu segmento precisa estar nos meios digitais, afinal de contas, hoje nenhum canal tem tanto alcance como eles, que ainda possibilitam um contato tão próximo com clientes e admiradores.

Esse artigo foi escrito por Rafael Mucheroni