Praias brasileiras incríveis que você precisa conhecer

O litoral brasileiro possui, no total,  7.491 quilômetros, o que coloca o Brasil como o país com o 16º maior litoral do mundo. Toda essa magnitude é repleta de praias com belezas dignas de receber milhares turistas de diversos países. 

As belezas naturais contidas nas praias brasileiras possuem suas particularidades, que deixam o local ainda mais bonito. Ademais, diversos pontos fazem com que a visitação se torne inesquecível, por exemplo:

  • Os costumes de cada região;
  • A história das cidades;
  • As comidas típicas;
  • As danças.

Algumas praias são cercadas por dunas dignas de cenários de filmes. Já outras contam com árvores ao redor ou piscinas naturais. A diversidade da flora próxima das praias brasileiras é infinita e cheia de surpresas. 

Ao decidir viajar para esses destinos, é possível fazer uma viagem barata e aproveitar cada segundo. Separamos algumas dicas de praias brasileiras que devem estar na sua próxima viagem. Acompanhe!

Itacaré – Bahia

O estado da Bahia conta com várias cidades com praias de belezas estonteantes e uma delas é a pequena cidade de Itacaré, situada no sul do estado. Apesar de a cidade ser pequena, o turismo ganhou muita força nos últimos anos por lá. 

A comprovação disso é que a cidade conta com diversos espaços que recebem shows e festas de grande porte. Para quem não abre mão do sossego durante o dia, a região oferece também diferentes tipos de hospedagens.

 As praias de Itacaré são: Concha, Resende, Tiririca, Costa, Ribeira, São José, Prainha, Coroinha, Pontal, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho, Itacarezinho e Serra Grande. 

Praia da Guarita, Torres – RS

Saindo totalmente do cenário de praias cercadas por coqueiros e areia branca, a Praia da Guarita, localizada na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul, é cercada por falésias que se parecem muito com praias de alguns países da Europa. 

A imensidão dessa praia é impressionante, com aproximadamente 350 hectares de ecossistema costeiro. Para aqueles que gostam de surfar, a praia é muito indicada e todo ano recebe surfistas do Brasil todo. 

Praia da Lagoinha do Leste – Florianópolis 

A praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis, é um daqueles destinos que te farão querer voltar mais vezes com toda certeza. A imensidão do verde do mar é de encher os olhos, tudo isso em contraste com a natureza do local. 

Para chegar na praia é necessário fazer uma trilha pelo Pântano do Sul (ou pela Praia do Matadeiro) ou de barco. Se optar pelo percurso a pé, saiba que o nível de dificuldade é médio para difícil. 

Se a sua opção for por barco, também será possível aproveitar as belezas até chegar na praia. 

Praia do Sono, Paraty – Rio de Janeiro

As praias do Rio de Janeiro são muito conhecidas por suas belezas e pluralidades de fauna e flora. A Praia do Sono, localizada em Paraty, não pode ficar fora desta lista de praias. 

Além da vegetação e do mar esverdeado, que por si já são ótimos motivos para conhecer o local, a Praia do Sono é considerada um destino extremamente sossegado e ideal para quem busca relaxar em grande estilo. 

Ilha do Amor, Alter do Chão – PA

Para finalizar a nossa lista, trouxemos uma praia de água doce, que é a Ilha do Amor, localizada em Alter do Chão, no Pará. A ilha é banhada pelo rio Tapajós e tem uma beleza muito diferente das praias que mencionamos antes, mas igualmente estonteante. 

Essa beleza é tanta que a Ilha do Amor ganhou o nome de “Caribe da Amazônia” e não é para menos: os encantos desse lugar são realmente fantásticos. 

Texto: Gustavo Marques