Que profissional precisa do curso NR 11?

NR 11

O NR 11 é bem específico, onde a mesma passa a não ser obrigatório para todos os profissionais. Infelizmente esse é um termo desconhecido para muitas empresas e o que não é bom por conta das penalidades e prejuízos que a falta do conhecimento pode causar.

Por isso, conhecer sobre o curso NR 11, quais são suas abordagens e métodos, e oferecer por agentes capacitados aos funcionários é de suma importância para que a empresa esteja regulamentada conforme as normas.

A seguir conheça um pouco mais sobre o assunto, entenda qual o conceito e o significado, qual a importância do treinamento NR 11 e quais sãos os profissionais precisam fazer esse curso.

O que significa NR 11?

A NR 11 embasa os Transportes, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais, onde estabelece medidas de proteção aos trabalhadores que assumem uma ou mais dessas funções.

Foi criada em 1978 por meio da Portaria 3214, onde passou apenas por três mudanças e alterações, sendo a última atualização em 2016. 

Desde então passou a ser considerada uma norma especial, onde considera os equipamentos e instalações, porém, não é de uma área específica, onde sua abordagem é direcionada a vários setores.

Todos os processos industriais ou comerciais envolvem especificamente as áreas de movimentação de algum tipo de carga, de forma que os trabalhadores realizem suas atividades com segurança, sempre com o uso de equipamentos de segurança.

Sendo assim, a NR 11 lista os deveres e obrigações de cada tipo de atividade, como armazenar a movimentação de cargas, além de passar a formas mais seguras para a execução de cada função.

Quais os principais tipos de NRs?

Além da NR 11, existem mais 36 diferentes normas, cada uma abordando áreas gerais e até específicas, a maioria delas foram criadas pelo MET.

Outras mais antigas foram desenvolvidas por outros setores, sendo as primeiras gerais para todos os profissionais, a seguir conheça quais são elas:

  • NR 1 – Disposições Gerais;
  • NR 2 – Inspeção prévia;
  • NR 4 – Especializados em Medicina do Trabalho e Engenharia de segurança;
  • NR 5 – Comissão interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
  • NR 6 – Equipamentos de Proteção individual (EPI).

Os outros tipos de normas tem uma abordagem específica que o caso do NR 11, onde visam a segurança de cada profissional.

Desde as atividades mais simples até as mais complexas, porém é importante que as normas gerais que foram citadas acima também sejam passadas a todos os funcionários.

Qual a importância desse curso e onde se aplica

Para estabelecer a segurança dos trabalhadores que colocam suas vidas em riscos no manuseio de máquinas pesadas e profissionais, além de prevenir de possíveis acidentes que possam vir a acontecer.

Essa norma é extremamente importante para orientar sobre os programas de capacitação, onde é fundamental que sejam ensinados os conhecimentos específicos, justamente porque a norma aborda maquinário que necessita dessa capacitação.

A NR 11 se aplica a transportadoras, canteiros de obras, galpões de armazenamento, almoxarifados, entre outros cargos e setores que estejam relacionados a essas áreas de transporte e armazenamento.

Que profissional pode receber o curso NR 11

Essa é uma norma que estabelece os requisitos de segurança específica aos profissionais que trabalham com transporte, armazenagem e com manuseio de materiais, justamente para que os mesmos sejam qualificados  e que se tornem conhecedores das normas NR 11. 

Dessa forma o curso irá habilitá-los e capacitá-los a trabalhar e manusear as máquinas e materiais com as devida proteção e segurança.

Acompanhe a seguir algumas das áreas que a NR11 se qualifica:

  • Operação de elevadores, guindastes, e transportadoras industriais;
  • Atividade de transporte de equipamentos, materiais e alimentos;
  • Armazenamento de materiais;
  • Manuseio de materiais de chapas de rochas ornamentais;
  • Movimentação e transporte.

Como pode se observar a NR 11 aborda funções específicas para cada setor e também aos profissionais, fazendo com que os mesmos sejam prudentes e saibam agir com segurança e proteção.

Atenção e cuidados

Essa norma inclui instalações e capacitações para a utilização dos equipamentos de proteção específicos e adequados, onde a manutenção e revisão do equipamento devem ser feitos regularmente.

Sendo assim, é necessário realizar a troca de todos os equipamentos que são utilizados pelos profissionais sempre que necessário, para garantir que o seu funcionamento ainda é seguro e eficaz. 

É importante lembrar que o descumprimento das normas poderá resultar em multas, advertências, suspensão, demissão e dependendo da gravidade uma empresa poderá até ter que declarar falência. 

Além disso, conheça mais sobre as outras penalidades, desde as mais leves até as mais graves.

Como empecilho da realização de obras, periculosidade e insalubridade com notificações e prazos.

Além de interdição de máquinas ou até da empresa por determinados prazos até que a mesma se regularize.

Esteja ciente que os equipamentos devem ser e estar conforme as normas estabelecidos também pelo MET, lembrando que eles podem ser produzidos e adquiridos tanto em território nacional como em território internacional.

Busque sempre estar atento a possíveis alterações que possam ocorrer, além de também manter sempre os trabalhadores atualizados de qualquer mudança.

As empresas podem contar com cursos online, que são mais rápidos, baratos e igualmente eficazes.

Assim ambos sempre poderão estar informados e capacitados, por isso garanta uma linguagem acessível a todos.

Atenda a todos os requisitos, para que seja possível evitar os custos judiciais, examine todas as práticas adotadas além de sempre analisar e certificar de que os trabalhadores também estão cumprindo com os seus deveres.

Considerações finais

Em resumo do conteúdo abordado de fato o curso da NR 11 é de suma importância para o desenvolvimento de uma empresa e de seus profissionais, principalmente, por se tratar de medidas preventivas, onde ambos tornam-se capazes de agir diante de situações de risco.

Sendo assim, o curso  NR 11 é fundamental tanto para a segurança quanto ao conhecimento em saber manusear cada maquinário além de estar habilitado a realizar cada função com êxito e profissionalismo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.