Rota do Sol Nordeste: veja rota turística que vai de Natal a Fortaleza

As prefeituras de Fortaleza, no Ceará, e de Natal, no Rio Grande do Norte, lançaram o projeto Rota do Sol Nordeste, que visa desenvolver turisticamente em conjunto às duas capitais. O projeto também engloba as praias de Canoa Quebrada (CE) e Pipa (RN).

O projeto pretende divulgar de forma integrada as belas praias de Fortaleza e as encantadoras praias de Natal como destinos turísticos. A ideia é que o turista em uma só viagem conheça ambas as capitais, chegando em uma e partindo da outra.

Projeto Rota do Sol Nordeste

Na prática a iniciativa consiste em um pacote de uma semana de viagem nestes destinos, incluindo as praias de Canoa Quebrada e Pipa. O projeto conta com um roteiro detalhado com sugestão de passeios diversificados, desde turismo de aventura ao de contemplação, passando por compras, festas, ecoturismo e muito mais.

Natal e Fortaleza são destinos complementares que vão te oferecer muitas possibilidades de diversão. Conheça os atrativos:

Fortaleza

A capital do Ceará é o local certo para quem quer desfrutar de belas praias, boa culinária e atividade noturna intensa, com várias manifestações culturais. A cidade tem um litoral com 34 quilômetros de extensão, com um total de quinze praias.

Praia do Futuro

Entre elas está a Praia do Futuro, uma das preferidas entre os banhistas. Ela tem uma extensa faixa de areia fofa e clara, águas esverdeadas com ondas fortes e dunas ao redor. Muito bonita e limpa, abriga ao longo de seu calçadão diversas barracas que oferecem infraestrutura para os visitantes, como duchas de água doce, cadeiras de praia e delícias da gastronomia local.

Praia de Iracema

Esta praia tem tradição histórica, remete à chegada dos holandeses na região, e recebe este nome em homenagem à obra de José de Alencar, autor consagrado brasileiro nascido em Fortaleza. 

Nela é possível admirar o pôr-do-Sol na Ponte dos Ingleses, desfrutar de restaurantes e bares próximos e desbravar o Centro Cultural Dragão do Mar, um complexo cultural que reúne museus, teatro e muito mais.

Praia de Meireles

Além de belas paisagens, ao visitar essa praia  você pode conferir a feira de artesanato que é montada no final do dia e visitar o  parque japonês que fica ali pertinho, esse é, portanto, um ótimo lugar para quem busca passeios mais tranquilos.

Canoa Quebrada

A cerca de 160 quilômetros de Fortaleza, em Aracati, está a praia de Canoa Quebrada, famosa por suas falésias vermelhas e dunas rochosas. Além do banho de mar e o registro de belíssimas fotos, ela é ideal para passeios de buggy

Lá há uma lua e uma estrela, esculpidas em uma falésia, que são o símbolo do local. A noite é animada, com várias opções de bares e restaurantes na rua principal, apelidada de Broadway.

Atualmente a região é protegida através da Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada (APACQ).

Natal

Natal é considerada a Noiva do Sol por ter praticamente 365 dias de Sol ao ano, sendo, portanto, um lugar ideal para desfrutar de dias nas praias. Uma atração muito legal de se fazer é pegar um buggy e conhecer todo o litoral urbano e passear pelas dunas.

Ponta Negra

Esta é a principal praia da cidade, onde está localizado um dos principais cartões postais do estado, o Morro do Careca, uma duna com vegetação típica que lhe dá um visual marcante. Além dessa bela paisagem, a praia possibilita um banho de mar muito agradável. Próximo à praia estão os principais bares e restaurantes da cidade, onde você pode se divertir e provar as iguarias regionais.

Praia do Forte

Localizada próximo ao Forte dos Reis Magos, outro cartão postal do estado, essa praia tem um excelente banho de mar pela formação de piscinas naturais pela presença de arrecifes. Vale a pena dar uma passada, especialmente se você estiver com crianças.

Genipabu

Próximo à Natal, na cidade vizinha de Extremoz, está a praia de Genipabu. Uma belíssima praia com um atrativo todo especial. Ela é rodeada por dunas e por elas é possível fazer um passeio de dromedários, animal similar aos camelos. É possível também descer as dunas até o mar de “esquibunda”, uma prancha de madeira. 

Pipa

A Praia de Pipa é um distrito do município de Tibau do Sul, ficando a 85 km de Natal. Nela estão localizadas várias praias, como a Praia do Madeiro, a Baía dos Golfinhos e a Praia do Amor. Além de um excelente banho de mar, com vista de falésias e Mata Atlântica, você pode desfrutar de fenômenos da natureza como aparição de golfinhos e desova de tartarugas marinhas. A praia é também badalada à noite, com muitas festas, bares e ótimos restaurantes.

Texto: Gear Seo