Sala de estar em tons terrosos

Quem se interessa por decoração entende que as cores têm um papel fundamental na sensação que cada ambiente irá transmitir. No caso dos tons terrosos, explorar diferentes acabamentos de tinta e saturação de cor é uma maneira de brincar com as diversas possibilidades desse grupo.

Sendo um dos ambientes da casa mais frequentados por moradores e convidados, a sala de estar tem muito a ganhar quando decorada com tons terrosos.

Os tons mais claros e neutros sugerem tranquilidade, enquanto marrons mais profundos e laranjas adicionam vida a qualquer canto sem graça dos cômodos.

Pensando em decorar a sua sala de estar com tons terrosos? Então confira as dicas que preparamos para te ajudar a fazer as escolhas corretas e aproveitar o novo ambiente da melhor maneira.

Como decorar uma sala com tons terrosos?

As cores possuem um papel fundamental no trabalho de decoração de ambientes. Em salas de estar, a regra é aplicar o que vai deixar as pessoas mais confortáveis, claro, dentro do estilo de cada pessoa.

Por isso, uma das vantagens de usar e abusar dos tons terrosos é que eles combinam com praticamente tudo, do estilo mais clássico até o mais exagerado.

O primeiro passo para escolher as cores ideais para sua sala é conhecer melhor as sensações que cada uma dessas cores podem transmitir. Algumas das mais procuradas nos últimos tempos são:

  • Marrons e beges;
  • Amarelos e laranjas;
  • Avermelhados;
  • Verde musgo.

E sim, cada uma dessas cores pode passar uma sensação diferente, o que afeta todo o ambiente. Por exemplo, em um cômodo para relaxar, colocar uma cor muito vibrante pode não ser a melhor opção. Confira agora o das cores citadas anteriormente.

Marrons e beges

O marrom é uma cor clássica, muito associada a móveis de madeira e um estilo mais tradicional de decoração. Já os tons de bege combinam bastante com espaços mais minimalistas e modernos, sem tanta interferência no espaço.

Amarelos e laranjas

Os tons de amarelo mostarda e laranja são cores que saltam ao olhar, indicadas para tapetes, tintas e papéis de parede, além de capas de almofadas e cortinas.

Avermelhados

Os tons avermelhados passam a sensação de calor, mas devem ser usados com cautela, já que a cor vermelha é associada à inquietação. A terracota é um tom que vem ganhando bastante espaço na decoração por ser um meio-termo entre o vermelho intenso e o laranja.

Verde musgo

O verde musgo é um tom terroso muito elegante que pode ser usado em espaços como lofts de concreto aparente, salas de estar com piso de madeira, entre outros. É uma cor atemporal e que conversa facilmente com outras paletas de cor.

Na dúvida, é muito provável que a loja de decoração e tintas que você irá comprar os materiais tenha um mostruário de cores. Assim fica mais fácil visualizar o resultado ao combinar diferentes tons de terra e escolher com mais segurança antes da decoração.

Onde aplicar tons terrosos na decoração?

Tudo depende do seu estilo pessoal e qual a proposta para a sua nova sala. Se a ideia é criar um ambiente divertido e moderno, criar contrastes de branco, vermelho intenso e amarelos em grafismos na parede é uma opção.

Para quem prefere algo mais minimalista, optar por estofados em tons de verde-escuro ou móveis de madeira envelhecida deixa o ambiente aconchegante e com um toque a mais de elegância.

Você também pode explorar os tons de terra em acessórios como capas para almofadas, tapetes, cadeiras, tampos de mesa, cortinas e até mesmo flores espalhadas pela sala.

Pintar portas de armário, uma única parede do ambiente ou fazer aplicações de texturas e papéis de parede em tons de terra também são boas maneiras de deixar a sala de estar com a sua cara, aproveitando o visual que essas cores oferecem.