Quem se interessa por decoração entende que as cores têm um papel fundamental na sensação que cada ambiente irá transmitir. No caso dos tons terrosos, explorar diferentes acabamentos de tinta e saturação de cor é uma maneira de brincar com as diversas possibilidades desse grupo.
Sendo um dos ambientes da casa mais frequentados por moradores e convidados, a sala de estar tem muito a ganhar quando decorada com tons terrosos.
Os tons mais claros e neutros sugerem tranquilidade, enquanto marrons mais profundos e laranjas adicionam vida a qualquer canto sem graça dos cômodos.
Pensando em decorar a sua sala de estar com tons terrosos? Então confira as dicas que preparamos para te ajudar a fazer as escolhas corretas e aproveitar o novo ambiente da melhor maneira.
Como decorar uma sala com tons terrosos?
As cores possuem um papel fundamental no trabalho de decoração de ambientes. Em salas de estar, a regra é aplicar o que vai deixar as pessoas mais confortáveis, claro, dentro do estilo de cada pessoa.
Por isso, uma das vantagens de usar e abusar dos tons terrosos é que eles combinam com praticamente tudo, do estilo mais clássico até o mais exagerado.
O primeiro passo para escolher as cores ideais para sua sala é conhecer melhor as sensações que cada uma dessas cores podem transmitir. Algumas das mais procuradas nos últimos tempos são:
- Marrons e beges;
- Amarelos e laranjas;
- Avermelhados;
- Verde musgo.
E sim, cada uma dessas cores pode passar uma sensação diferente, o que afeta todo o ambiente. Por exemplo, em um cômodo para relaxar, colocar uma cor muito vibrante pode não ser a melhor opção. Confira agora o das cores citadas anteriormente.
Marrons e beges
O marrom é uma cor clássica, muito associada a móveis de madeira e um estilo mais tradicional de decoração. Já os tons de bege combinam bastante com espaços mais minimalistas e modernos, sem tanta interferência no espaço.
Amarelos e laranjas
Os tons de amarelo mostarda e laranja são cores que saltam ao olhar, indicadas para tapetes, tintas e papéis de parede, além de capas de almofadas e cortinas.
Avermelhados
Os tons avermelhados passam a sensação de calor, mas devem ser usados com cautela, já que a cor vermelha é associada à inquietação. A terracota é um tom que vem ganhando bastante espaço na decoração por ser um meio-termo entre o vermelho intenso e o laranja.
Verde musgo
O verde musgo é um tom terroso muito elegante que pode ser usado em espaços como lofts de concreto aparente, salas de estar com piso de madeira, entre outros. É uma cor atemporal e que conversa facilmente com outras paletas de cor.
Na dúvida, é muito provável que a loja de decoração e tintas que você irá comprar os materiais tenha um mostruário de cores. Assim fica mais fácil visualizar o resultado ao combinar diferentes tons de terra e escolher com mais segurança antes da decoração.
Onde aplicar tons terrosos na decoração?
Tudo depende do seu estilo pessoal e qual a proposta para a sua nova sala. Se a ideia é criar um ambiente divertido e moderno, criar contrastes de branco, vermelho intenso e amarelos em grafismos na parede é uma opção.
Para quem prefere algo mais minimalista, optar por estofados em tons de verde-escuro ou móveis de madeira envelhecida deixa o ambiente aconchegante e com um toque a mais de elegância.
Você também pode explorar os tons de terra em acessórios como capas para almofadas, tapetes, cadeiras, tampos de mesa, cortinas e até mesmo flores espalhadas pela sala.
Pintar portas de armário, uma única parede do ambiente ou fazer aplicações de texturas e papéis de parede em tons de terra também são boas maneiras de deixar a sala de estar com a sua cara, aproveitando o visual que essas cores oferecem.