A estrutura ideal para os seus funcionários

Além de uma boa estrutura de trabalho, seja com materiais de escritório ou instalações adequadas, uma boa estrutura de trabalho é aquela que proporciona segurança para os funcionários.

Neste sentido, é fundamental pensar em situações de emergência que possam ocorrer no ambiente de trabalho e investir em equipamentos de saúde ocupacional.

De acordo com a Lei Federal nº 6514/1977, todo ambiente de trabalho precisa investir em medicina ocupacional. Isso quer dizer que, em um cenário ideal, elementos como a capacitação de profissionais da saúde com um Curso de primeiros socorros avançados é fundamental para melhorar o ambiente de trabalho para os funcionários.

Claro que a estrutura ideal pode variar de acordo com o segmento da empresa e o grau de insalubridade da atividade em questão.

No entanto, de acordo com o parágrafo 5º do artigo 169, toda empresa precisa ter recursos e materiais necessários para prestar os primeiros socorros médicos.

Neste sentido, além de profissionais especializados na área ou capacitados para situações de emergência, pode ser interessante investir em outros elementos.

O Aluguel de Vans com Motorista é um serviço que pode ser interessante em situações nas quais o profissional precisa de transporte adequado. Mas qual a melhor forma de investir e melhorar a empresa, tornando a estrutura ideal para os funcionários?

Há muitas especificidades e limitações conforme a empresa, mas este artigo pode te ajudar com algumas dicas gerais!

Curso de primeiros socorros avançado para empresas

Dentro da rotina de uma empresa, há profissionais que fazem a diferença no quesito segura. A prevenção de acidentes de trabalho em uma indústria, por exemplo, é feita de forma ideal com o apoio de um profissional especializado na área de segurança do trabalho.

Neste cenário, além de avaliar quais os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são necessários conforme a atividade da empresa, outros fatores são importantes.

Quando um profissional de enfermagem é contratado em cenários insalubres e de risco como as indústria, o atendimento dos primeiros socorros é mais efetivo.

No entanto, se a empresa não tiver um setor específico para isso, investir em parcerias e capacitar funcionários com um Curso de primeiros socorros avançado é uma possibilidade.

Mais do que uma alternativa para melhorar a estrutura, esse tipo de intervenção acaba se tornando uma necessidade. Essa necessidade só se acentua em um cenário no qual o Brasil fica em quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho.

O dado, divulgado pelo Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Geral, revela que a cada 48 segundos uma pessoa passa por um acidente de trabalho.

Outra estatística cruel é que a cada 03h38, uma pessoa morre pela falta de investimento em medidas de prevenção da saúde. Ou seja, investir em primeiros socorros é fundamental, pois:

  • Em uma situação de emergência, o atendimento inicial pode salvar uma vida;

  • Dependendo da gravidade do quadro, a espera por uma ambulância pode ser fatal;

  • Ao investir em capacitação, a medicina do trabalho é mais eficaz;

  • Com um acompanhamento especializado, a qualidade da medicina do trabalho se destaca.

Estrutura física: ambulatórios e espaços de saúde

Em um cenário ideal, ambientes de trabalho que oferecem grandes riscos e insalubridade precisam de um ambulatório local.

No caso das indústrias que trabalham com matérias-primas tóxicas ou elementos perigosos, essa prática é recomendada por órgãos de saúde e segurança.

No entanto, nem sempre toda empresa sabe o que é preciso para montar uma estrutura física na área de saúde preventiva ou atendimento inicial.

Além da capacitação para os primeiros socorros, o transporte adequado e ágil é fundamental para situações de emergência.

Por isso, empresas que querem melhorar a estrutura para os funcionários podem considerar recursos como o Aluguel de Vans com Motorista.

Esse recurso, aliás, já é usado na rotina de empresas multinacionais ou de grande porte para buscar e deixar os funcionários em casa.

No entanto, investir nessa estrutura para fortalecer a saúde local é algo muito válido. Se você está na dúvida sobre como funciona e por que fazer um investimento no aluguel de van para essas situações, dá uma olhada na lista abaixo com razões para fazer isso:

  • Com a sobrecarga dos serviços de urgência e emergência a disponibilidade imediata é um desafio;

  • Há situações de urgência que exigem agilidade e reduzir a espera é crucial;

  • Melhorar a prevenção da saúde é valorizar o funcionário;

  • Sem estrutura para atender um acidente de trabalho, a empresa é multada.

Melhorias nas edificações

Além de investimentos em capacitações, algo que exige muito cuidado é a conservação do edifício das empresas. Da forma de construção, a parte elétrica e aos recursos de prevenção contra incêndio, a lista de melhorias é grande.

Por isso, antes mesmo de abrir uma empresa, uma dica válida é buscar imoveis para alugar, dentro desses padrões.

Em São Paulo, todo empreendimento precisa de autorizações de funcionamento, inclusive laudos do Corpo de Bombeiros.

Caso a empresa não tenha profissionais para avaliar essas condições, investir em uma consultoria para entender a legislação de segurança dos funcionários é fundamental.

Se você está buscando um espaço adequado para sua empresa, vale a pena analisar uma Estação de escritório na Zona Sul.

Além da localização privilegiada, a região fica perto de uma série de serviços que podem facilitar a vida dos funcionários.

Além de melhorar o ambiente para os colaboradores, outra vantagem de alugar um espaço na zona sul é a proximidade com clientes e potenciais parcerias de negócios.