Como montar uma escola de música?

escola

As escolas são locais de aprendizado, e por conta disso, além das escolas tradicionais para formação básica, existem outros tipos de escola que permitem o ensino de outros conhecimentos, como escolas de música que oferecem serviços como aula de violão completa para iniciantes, intermediários e até mesmo avançados.

Para que as escolas de músicas tenham sucesso e possam trazer lucros para os seus investidores é preciso não apenas gostar de música, mas também se preocupar com a estruturação da escola, como atenção aos equipamentos como instrumentos, mesa de som digital, equipe especializada e também estratégias de marketing.

Neste artigo abordaremos alguns pontos importantes para o desenvolvimento de uma escola de música lucrativa e que possa ensinar de forma eficiente aquilo que oferece de melhor, a música.

O plano de negócios: a nota essencial

Assim como as músicas possuem tons que definem como serão tocadas, para que um negócio dê certo é preciso de um planejamento e no caso de empreendimentos isso é feito por meio do plano de negócios.

O plano de negócios consiste em uma análise ampla sobre todo o empreendimento da empresa e do mercado em que será instalado.

Neste documento existem diversos aspectos que precisam ser levados em consideração como:

  • Tamanho da escola;
  • Aulas que serão oferecidas;
  • Equipamentos necessários;
  • Estratégias de marketing;
  • Segurança do local (como o controle de acesso);
  • Estimativas de lucros e de capital inicial de investimento.

Desse modo, o plano de negócios darão o tom do seu empreendimento e permitirá que você saiba os riscos que estão sendo tomados, e também permite estimar o sucesso que poderá ser atingido. Para sua elaboração pode-se contar com consultorias especializadas.

Localização do negócio

Um dos aspectos mais importantes para uma escola de música é a definição do local em que será instalada. Esse aspecto está intrinsecamente ligado ao faturamento que terá

Para isso é importante levar em consideração o público-alvo. Se a pesquisa de mercado identificar que o público-alvo é de pessoas interessadas em instrumentos de percussão sua escola deve estar aos arredores desse público.

Além do público-alvo, pode-se levar em consideração outros aspectos como estar próximos de faculdades, escolas e empresas.

Importante que sua escola esteja visível para os clientes e que o acesso ao local seja facilitado, seja por meio de transporte público ou de carro.

Sempre respeite as leis de zoneamento da cidade que são definidos pelo Plano Diretor. Só assim é possível escolher o local ideal.

Montagem de uma equipe de professores

Outro fator importante para que uma escola de música tenha sucesso é a montagem de uma equipe de professores capacitados.

Os professores devem ser não apenas profissionais no que vão lecionar como violão (que podem ser guardados em capa de violão com alça), canto, saxofone e teclado, teoria musical, como deve também ter habilidades didáticas para ensinar como paciência, metodologia e prática.

Portanto, procure profissionais com essas características. Essas características garantirão que a escola ganhe sucesso e cada vez mais novos alunos vão se interessando pelo ensino de música.

Gestão da escola de música

É importante também que a gestão da escola de música seja feita de forma que a estrutura não venha apresentar falhas, assim, é preciso manter tudo funcionando, como máquinas de café, ar condicionado, internet, manutenção dos instrumentos, listas do que comprar seja papel, comprar catraca que quebrou no controle de acesso ou outros tipos.

Invista em um software de gestão de rotinas administrativas, para que pagamentos de professores, funcionários, pro bono seja feito de forma adequada, além do recebimento de parcelas, matrículas, compras de materiais didáticos por parte dos alunos, dentre outros.

Gerir com eficiência de qualidade garantirão o sucesso de sua escola de música.

Marketing para escola de música

Por fim, uma dos componentes mais importantes para as escolas de música é a divulgação dos seus serviços e aulas.

Assim utilize elementos tradicionais de divulgação como outdoors, revistas e jornais, como de elementos mais recentes e virtuais como campanhas online nas redes sociais.

Trabalhe com aulas grátis para degustação da metodologia de ensino da escola, faça sorteio de instrumentos para engajar o público e fazer com que se interessem pelo ensino de um instrumento. Assim, é muito importante investir em estratégias de marketing.

Portanto, vimos que para montar uma escola de música além do know how na música é importante investir em técnicas de gestão e a elaboração de um plano de negócios completo.