Se você é professor e ainda tem dúvidas de como criar seu próprio curso on-line, comece com os mesmos princípios pedagógicos do design geral do curso, como a filosofia de design do curso.
Também é essencial estabelecer metas para o curso: no final do curso, quero que meus alunos sejam capazes de “definir metas de habilidades, como trabalhar em grupo, desenvolver habilidades quantitativas ou melhorar as habilidades de escrita”, “escolher o conteúdo para atingir objetivos gerais” e “desenvolver um plano de curso”, por exemplo.
Dito isto, mesmo que o tópico e as metas do curso possam ser os mesmos de um curso presencial, o layout do curso, o ritmo, a entrega do conteúdo e as atribuições serão todos adaptados para a entrega on-line:
- Aponte para menos conteúdo em geral, com uma variedade de métodos para fornecer o conteúdo do curso, e dê uma ênfase em projetos, estudos de caso, aprendizado experimental e outras formas de tarefas envolventes;
- Configure o curso para criar uma comunidade. Isso inclui o uso de discussões, blogs, trabalho em equipe e oportunidades para compartilhar narrativas e fotos pessoais;
- Todas as instruções para o curso devem ser escritas em grandes detalhes, antes do início do curso, em um idioma simples e sem ambiguidade;
- Instruções escritas podem ser complementadas com instruções em vídeo e apoiadas em avaliações rápidas, como um questionário de currículo.
As palestras tradicionais são substituídas por uma variedade de ferramentas de comunicação multimídia, para dar continuidade no aprendizado on-line.
O modo padrão de comunicação do conteúdo do curso, no caso a palestra, geralmente está ausente ou é mínimo em um curso on-line.
Pense nisso como libertador, e não restritivo, pois existem muitos meios para entregar conteúdo.
Opções para comunicar o conteúdo do curso
A seguir, apresentamos algumas dicas para complementar o conteúdo do seu curso. Acompanhe!
- Leituras, incluindo livros, artigos, sites, ou ensaios;
- Material escrito que você digita;
- Palestras em vídeo de você mesmo falando sobre um tópico;
- Vídeos de outras pessoas falando sobre um tópico, descrevendo ciclos;
- Animações narradas;
- Videos engraçados, mas educacionais;
- Animações no PowerPoint em que os alunos visualizam e lêem;
- Slides do PowerPoint narrados por você;
- Postagens adicionadas aos fóruns de discussão
- Sessão de perguntas e respostas, em tempo real;
- Sessões de revisão, usando o recurso de bate-papo instantâneo;
- Perguntas que levam à leitura e escrita direcionadas, como perguntas de discussão bem estruturadas ou perguntas de desenvolvimento em tarefas escritas.
Com relação aos fóruns de discussão, cabe ressaltar que este é um local particularmente útil para corrigir equívocos ou adicionar informações quando for relevante, demonstrando a relevância e contribuindo para o desenvolvimento de todos.
Você não precisa criar todos os elementos do conteúdo do curso a partir do zero.
Aproveite a grande variedade de materiais on-line de alta qualidade e prontamente disponíveis, e utilize fontes variadas de universidades ou livros didáticos.
Também é possível encontrar embasamentos nas coleções de última geração de visualizações em tópicos de geociência.
Leva um tempo para procurar e verificar os materiais, e este pode ser um projeto adequado para um assistente de ensino ou aluno de nível superior. Além disso, você pode criar mais peças no curso cada vez que o ministrar.
Projetos e estudos de casa podem envolver ativamente os alunos
As atribuições e avaliações on-line apresentam desafios especiais. A trapaça pode ser um problema em potencial se sua instituição não oferece exames supervisionados.
O famoso “copiar e colar” é um meio muito tentador para os alunos responderem perguntas on-line.
Essas contrariedades podem ser evitadas através do design de atribuições, que não oferecem oportunidades de trapaça e exigem respostas individualizadas.
Elabore as avaliações desde o início, enquanto você trabalha no design geral do curso. Isso permite que as tarefas sejam integradas ao curso, em vez de serem incluídas no conteúdo do curso.
Adote uma abordagem altamente estruturada com tarefas, começando com uma revisão do plano de estudos e das políticas do curso, e tarefas práticas que mostram aos alunos como anexar um arquivo e fazer upload de um trabalho.
Estruture o curso com atividades baseadas em problemas, projetos, locais ou estudos de caso, que podem ter temas amplos que preparam o cenário para o próximo conteúdo ou podem ser usadas como um projeto que integra vários tópicos ou tipos de dados.
Os projetos podem ser vinculados a um tópico de discussão para que os alunos possam fazer perguntas, comentar sobre o trabalho um do outro ou trabalhar em equipe.
Personalize a tarefa solicitando que os alunos apliquem o tópico do curso em sua própria cidade natal. Isso pode ser especialmente interessante para estudantes que moram em locais diferentes, que é um dos benefícios de se realizar cursos on-line.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Especial Saúde, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.