Educação infantil: atividades lúdicas e desenvolvimento

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A educação infantil é um grande desafio para os professores e também para a sociedade, sendo de suma importância para que as crianças se desenvolvam da melhor maneira possível.

A aprendizagem então passa por diversos aspectos que vão do desenvolvimento de atividades extracurriculares, planejamento de atividades lúdicas e que ajudam na construção de uma educação integral e que favoreçam a autonomia infantil.

Neste artigo abordaremos os muitos elementos que são fundamentais para a educação infantil, como as atividades lúdicas e outros estilos.

Atividades lúdicas para o aprendizado infantil

A educação infantil tem como foco as crianças que estão na faixa de idade que vão dos 4 aos 6 anos, e é um momento muito importante para elas, pois é um momento de tomada de decisões.

Deste modo, uma aprendizagem efetiva e bem construída na escola particular ensino infantil visam desenvolver atitudes básicas que impactam diretamente toda a vida.

Um dos componentes que são tratados na educação infantil é quanto a psicomotricidade. Algumas crianças são muito ativas, outras possuem dificuldade de atenção, e algumas tem pouco compreensão do espaço e do tempo ao seu redor.

Por isso, que é importante procurar atividades que desenvolvem a motricidade, que permitem que elas aprendem a se vestirem e despirem sozinhas.

As atividades focam a elaboração de movimentos isolados, como os pés e as mãos, e com o tempo, atividades de recreação infantil que envolvem rapidez e velocidade.

O estímulo das capacidades motoras acontece de forma gradual, e são feitas de acordo com o gosto das crianças, para que o processo de aprendizagem sejam de diversão.

Para que isso seja importante o professor precisa entender várias dimensões do ensino como:

  • Desenvolvimento social;
  • Gestão afetiva;
  • Processo de compreensão psicomotora da criança;
  • E desenvolvimento cognitivo.

Existem muitos tipos de brincadeiras que podem ser realizadas e construídas e que são usadas na creche educandário, escolas infantis entre outras. No tópico abaixo falaremos sobre as atividades lúdicas e a sua importância para o desenvolvimento das crianças.

As atividades lúdicas para o desenvolvimento das crianças

As atividade lúdicas são todas as brincadeiras que envolvem jogos de interação, entre crianças e os adultos, geralmente um professor que media a atividade.

O objetivo das atividades lúdicas, seja com o uso de brinquedo estimulação sensorial ou outro tipo de componentes é ensinar e divertir quem as pratica.

São muitas as atividades lúdicas que podem ser feitas, sendo as mais interessantes e importantes são aquelas que colocam as crianças a desenvolverem papéis sociais diversos como de professor, bancário, chef de cozinha, entre outros.

Essas atividades, estimulam as crianças de diversas formas, como a imaginação, a criatividade, e também a socialização.

As aulas de artes e as brincadeiras ajudam no desenvolvimento de várias habilidades, como a linguagem, o raciocínio lógico-matemático, pensamento de ciências, entre outras habilidades.

Vimos que algumas outras atividades desenvolvem a psicomotricidade, como atividades que envolvem correr, pular, lidar com obstáculos entre outros.

A psicomotricidade envolvem muitos pontos como a coordenação motora grossa, que envolvem grandes músculos, a coordenação motora fina, que são o uso de músculos delicados, como escrever, pintar, desenhar, além de ajudar no desenvolvimento da concentração.

Abaixo falaremos sobre alguns tipos de atividades lúdicas de acordo com as faixas etárias.

1. De zero a dois anos

Nessa idade os bebês estão conhecendo o próprio corpo, e por isso é preciso estimular os cinco sentidos, como a visão, o olfato, audição, o tato e o paladar.

Assim, é necessário estimular os sentidos com brinquedos com cores e formas diferentes. Um dos tipos de brinquedos mais usados são os chocalhos.

No primeiro ano o bebê começa a ficar em pé, deste modo, sendo necessário envolver atividades que ajudam no desenvolvimento de equilíbrios e flexibilidades, como cavalinhos de balanço.

2. De dois a três anos

Essa é a etapa de construção e composição da coordenação motora fina. Podem ser usados os jogos de montar e desmontar, além de apresentar texturas diferentes. As brincadeiras são mais naturais e ao livre, com a a água, areia, grama ou terra são muito divertidos.

Assim, as habilidades físicas, equilíbrios e flexibilidades devem ser continuadas, e a exploração do espaço e do ambiente é necessário.

3. Dos três a cinco anos

Aqui os exercícios e as atividades aumentam bastante, e as atividades envolvem chutar, pular, correr, agarrar, controlar a bola, entre outros. A criatividade é trabalhada com pinturas, desenhos, colagens, melhorando a coordenação fina.

Os personagens favoritos ganham a imaginação e a interpretação se torna cada vez mais evidente. Deste modo, essas atividades são oferecidas pelas escolas de educação infantil e reforçadas em casa, ajudando no desenvolvimento das crianças.