Entenda como equipar padarias

As padarias são um dos tipos de comércios mais comuns que existe. Conhecidas pela produção e venda de pães e outros alimentos panificados, elas mudaram muito com o passar dos anos. Muitas padarias funcionam também vendendo bebidas, itens de mercado, refeições principais e outros.

maquinario de padaria varia muito, pois depende de quantas atividades são ali executadas e de seu porte. Entretanto, existe uma série de itens essenciais e indispensáveis para qualquer padaria e, neste artigo, você vai saber mais sobre eles.

O maquinário da padaria

O número de equipamentos que se precisa comprar para montar uma padaria é alto. Isso porque existem os equipamentos ligados à atividade-fim, usados, então, para produzir os alimentos (a panificação em si) e equipamentos secundários, que, embora necessários, não estão envolvidos diretamente na atividade-fim.

Esses equipamentos secundários são, por exemplo, as mesas e as cadeiras para os consumidores que planejam se alimentar no local. No entanto, neste artigo, o foco será o maquinário voltado para a atividade-fim, o que inclui:

  • Coifa de aço inox;
  • Batedeira industrial;
  • Forno para panificação;
  • Estufa para fermentação;
  • Grelhador e fritadeira;
  • Balcão refrigerado.

A coifa é um equipamento necessário na grande maioria dos estabelecimentos que trabalham com a preparação de comida. A sua função é a de melhorar a qualidade do ar, retirando dele a gordura liberada pelos alimentos e também o calor.

Existem coifas que fazem uma troca com o ar no exterior e outras que tratam o ar, devolvendo para o ambiente o mesmo ar que foi capturado, mas com melhor qualidade.

A batedeira, o forno, a estufa, o grelhador e a fritadeira são exemplos de equipamentos usados diretamente na panificação.

Obviamente, não são os únicos necessários em uma padaria. Nessa categoria de maquinário deve haver o maior investimento, pois ela influencia fortemente na qualidade final dos produtos.

Já o balcão refrigerado permite que uma série de produtos seja exposta aos clientes sem que isso afete a sua conservação.

Em uma padaria, a beleza dos itens é um fator de grande importância, capaz de atrair o cliente. Por isso, expor itens como bolos e doces é uma importante estratégia de marketing para uma padaria.

É importante, porém, escolher com sabedoria qual é o melhor Balcão refrigerado para padaria. Esse equipamento precisa funcionar com a temperatura desejada e constante e a sua limpeza deve ser fácil.

O seu tamanho também é importante e o modo como ele oferece visibilidade aos alimentos produzidos pela padaria.

Para quem deseja dar destaque aos itens mais elaborados, é possível escolher um expositor refrigerado com movimento. Um exemplo clássico é o balcão circular, muitas vezes colocado no centro da padaria.

Pensando nas embalagens

Como é um local que produz muito, é inevitável pensar nas embalagens. Pode parecer um item simples e muitas pessoas não dão a devida atenção para esse tópico, embora ele seja de grande importância.

A embalagem influencia na durabilidade e qualidade dos produtos, no seu manuseio e pode diminuir ou aumentar o desejo do cliente.

Por exemplo, se a sua padaria trabalha com unidades de frango assado, vendidas separadamente para serem consumidas em casa, a embalagem é muito relevante.

O objetivo é que a embalagem seja capaz de manter o calor do frango e permita que ele seja levado para a residência dos clientes sem incidentes negativos e em perfeito estado.

Mais do que isso, é inegável que a qualidade da Embalagem para frango assado interfere na visão que os clientes têm sobre o frango em si.

Muitos lugares escolhem por uma embalagem de papel, geralmente quando se trata de pedaços de frango, quando ele não é vendido inteiro. Dependendo de como é executado, com papel de qualidade e um bom design, essa é a melhor opção.

O mais comum a se ver em padarias, porém, são as embalagens de PET, com uma tampa transparente que permite que o frango seja visto no interior.

A desvantagem dessa opção, porém, é que ela não permite uma personalização da embalagem como o papel.

De maneira geral, independente do alimento a ser embalado, a dica é não focar apenas no custo, mas considerar a estética, funcionalidade e sustentabilidade.

Em conclusão, é necessário fazer a compra de diversos itens para começar uma padaria. Mais do que apenas o maquinário necessário para produzir os alimentos é preciso se preocupar com elementos como móveis e embalagens.